Manoel Soares debate sobre o crack

Coordenador da CUFA no RS, Manoel Soares debateu sobre o crack, na Assembléia Legislativa.




O plenário da Assembleia Legislativa lotou para receber na manhã desta sexta-feira (20) mais uma edição dos Grandes Debates, dentro do programa Destinos e Ações para o Rio Grande, com o tema A Política de Saúde e o enfrentamento ao Crack.



Diversos segmentos da sociedade estiveram presentes no evento que discute um dos temas mais desafiadores na sociedade brasileira: o crack.

O secretário de estado da Saúde, Ciro Simoni em seu discurso fez uma explanação de como está o quadro geral dos atendimentos à droga no estado e as iniciativas que vem sendo pensadas e desenvolvidas para ampliação das ações. Em seu discurso, citou a CUFA no Rio Grande do Sul como uma das instituições a participar desse processo, devido sua trajetória e iniciativas no tema.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu a ampliação das ações do Estado no atendimento aos usuários de drogas, fortalecimento e ampliação da rede de apoio e um trabalho conjunto com diversos segmentos para que possamos definitivamente enfrentar o problema como é necessário. Em sua fala, o Ministro Padilha também citou a CUFA como uma das mais importantes instituições e que atua em rede nacional mobilizando as comunidades contra a droga.


Manoel Soares trouxe a importância da atenção aos familiares dos usuários de crack.

Em sua participação no debate, Manoel Soares que desde 2008 realiza o Projeto Circuito Papo Reto envolvendo mais de 160 cidades e 250 mil jovens e foi um dos fomentadores da Campanha Crack Nem Pensar, faz um alerta para o poder econômico da droga e importancia da atenção as famílias dos usuários de crack, "O mesmo crack que causa dor é o mesmo crack que traz renda para as famílias de todo país. Precisamos buscar oportunidades, para que não vejam no crack, seu sustento", diz Manoel ao Ministro Padilha.

Estavam presente no debate, Ivanete dos Santos (Coordenadora Institucional do RS), Vitória Bernardes (Coordenadora Municipal de Eldorado do Sul), Cristiano Oliveira (Coordenador Municipal de Alvorada), William Rodrigues (Oficineiro CUFA RS) e Nathaly Weber (Coordenadora de Comunicação CUFA RS).

Manoel presentou o Ministro Padilha com o livro O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra, que vendo sendo trabalhado em diversas cidades do RS e do Brasil, como poderosa ferramenta de prevenção ao crack.



Foto: William Coiote e Marco Couto / Ag. AL
Texto: CUFA RS



Nenhum comentário:

Postar um comentário