Dia do Desafio x CUFA RS



O Dia do Desafio é uma competição saudável entre cidades do mundo inteiro, na qual a qualidade de vida e o bem estar social são os maiores prêmios. Realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

Tudo começou com a proposta de um Prefeito Canadense aos moradores que sugeriu que apagassem as luzes, às 15h e saíssem para caminhar durante 15 minutos em volta do quarteirão. Com isso, além de estimular a prática do exercício físico, a iniciativa ocasionou uma economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

No Brasil, a ação é coordenada pelo Serviço Social do Comércio - SESC envolvendo mais de 1800 cidades em todos os Estados. O Rio Grande do Sul é o estado do Brasil com maior mobilização este ano. Dos 496 municípios, até o dia de hoje mais de 450 aderiram, cerca de 95%. Em 2011, o SESC tem como parceira, a Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul – CUFA RS.

Basquete de Rua no Dia do Desafio

Cristiano Oliveira, educador físico e Coordenador Estadual de Esportes, preparou com o SESC uma programação especial para o Dia do Desafio 2011.

Tudo começa as 6h30 embaixo do Viaduto da Avenida José de Alencar com desafio de basquete de rua e presença do Marcio Maracanã e suas embaixadinhas. Já às 12h a Esquina Democrática vai se transformar no palco do basquete de rua, onde os transeuntes vão poder aprender manobras e colocar em prática na arena que será montada no centro da capital até às 13h00.

Das 14h às 16h a CUFA RS reunirá novamente crianças e jovens de escolas da capital da região no Viaduto Imperatriz Dona Leopoldina com oficinas de judô, xadrez, basquete de rua e capoeira.

As oficinas e atividades de basquete de rua, durante o Dia do Desafio, serão também uma oportunidade de mostrar para mais pessoas o que é esse esporte e como ele pode contribuir no desenvolvimento social e pessoal de crianças e jovens. Surgindo de uma brincadeira, hoje ele tem campeonatos internacionais, integrando jogadores de basquete de quadra com jogadores de rua.

A Liga Internacional de Basquete de Rua – LIIBRA realizada pela CUFA, reuni times de todos os Estados brasileiros em etapas municipais, estaduais e nacional. Em 2005, a LIIBRA tornou-se reconhecida pela Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro e a Confederação Brasileira de Basquete. Também faz parte do calendário oficial dos Jogos Pan-Americanos, disputado no Rio de Janeiro em 2007.

No Rio Grande do Sul, a CUFA RS promove a LIIBRA desde 2008, antes com o nome de Seletiva Estadual de Basquete de Rua - SEBAR e a cada ano vem atraindo mais times e adeptos desse esporte que é uma mistura de esporte com música e dança. Sempre embalado ao som do Hip Hop, se tornou mais um elemento da cultura de rua.

Acompanhe a programação completa do Dia do Desafio no site http://www.sesc-rs.com.br e venha fazer exercícios e se divertir com o basquete de rua da CUFA.

Que saber mais sobre a LIIBRA, a Etapa Estadual da Liga que envolve mais de 80 mil atletas no mundo, acontece no Rio Grande do Sul dia 03/09 em Canoas e terá suas inscrições abertas em junho. Acompanhem no site www.liibra.com


Texto: Nathaly Weber

Nenhum comentário:

Postar um comentário