1º DE MAIO NA PAZ




Não faltou programação, público nem tampouco animação no Dia do Trabalhador em Canoas. O 1º de Maio na Paz, evento organizado pela Prefeitura para saudar todos os trabalhadores e celebrar as importantes conquistas da classe, ultrapassou 12 horas de atividades e reuniu cerca de 40 mil pessoas durante todo o dia. Foram crianças, jovens e adultos com diferentes perfis que formaram o público incansável da festa, encerrada com chave de ouro com a apresentação de Gian & Giovani.

Com a presença do prefeito Jairo Jorge, da vice-prefeita Beth Colombo, da primeira-dama Thaís Pena, dos secretários de Relações Institucionais, Mário Cardoso, e de Cultura, Flavio Adonis, titulares das pastas promotoras do evento, demais secretários municipais e representantes das centrais sindicais participantes da festa, o 1º de Maio na Paz presenteou os canoenses com mais de 20 atrações culturais. A comemoração teve início com a peça O Dilema do Paciente, do Grupo Teatral Manjericão, e seguiu durante a manhã com os grupos Mototóti, Povo da Rua, TIA, Oigalê e De Pernas pro Ar. A beleza do teatro de rua passou por diferentes pontos do Parque Eduardo Gomes, onde famílias tinham acesso gratuito a uma das manifestações mais antigas da cultura popular.

A música, de todos os ritmos, começou à tarde no Palco Caravana Cultural e se estendeu até o início da madrugada. A profusão de estilos musicais levou ao palco talentos locais, como O Cancioneiro, Bruna Santos, RP3, Elo's, Luciano Roots e Rafuagi. Os amigos Davi Santos e Fernando Machado, ambos de 16 anos, ficaram sabendo da programação através do jornal e foram curtir o rap do Rafuagi, grupo de Canoas. “Não é sempre que temos tantas bandas no mesmo dia, não tem como não vir”, alegou Davi.

Ato em homenagem ao Dia do Trabalhador

Além de diversão e cultura, o 1º de Maio na Paz teve reflexão em um ato institucional envolvendo diferentes nomes, todos ligados à luta dos trabalhadores. Segmentos sindicais importantíssimos tanto para a classe trabalhadora como para a realização do evento, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central Geral dos Trabalhadores (CGT), a Força Sindical, a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) participaram do momento, que lembrou as batalhas enfrentadas por todos os trabalhadores no país. Compuseram o ato, junto do prefeito Jairo Jorge, da vice Beth Colombo e do secretário Mário Cardoso, Sérgio Miranda, vice-presidente da CTB, Cesar Pacheco, presidente da CGTB, Claudio Janta, presidente da Força Sindical, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Raul Pont, o deputado estadual de Canoas Nelsinho Metalúrgico (PT), e o vereador Almiro Gherat, o Cebola.

Para o prefeito, hoje foi um dia de celebração, de festa, de cultura e de união das centrais sindicais. Jairo lembrou o dia 1º de maio de 1886, quando do início da luta dos operários em Chicago. “São 125 anos de luta, que só foram viraram conquistas com mobilização e união. É hora de liberdade, justiça e celebração para todos os trabalhadores”, enunciou o prefeito. Conforme Pont, é necessário prestar homenagem à luta dos trabalhadores que permitiram os avanços na conquista de direitos, assim como é preciso lembrar que a batalha não chegou ao fim. “Ainda temos que fazer uma reforma política para garantir o mesmo espaço às mulheres, temos que alcançar uma democracia mais plena e que expresse de fato a vontade do povo”, declarou o presidente estadual do PT.

Grandes nomes abrilhantaram o 1º de Maio

O palco principal, ao lado do Caravana Cultural, recebeu nomes de peso como Guri de Uruguaiana, a dupla Fat Duo, Os Fagundes com a Orquestra de Câmara da Ulbra e a atração principal, Gian & Giovani. Eclético, o 1º de Maio na Paz contemplou todos os gostos. Os Djs do Fat Duo, por exemplo, colocaram todo mundo para dançar com remixes que iam do axé ao rock'n'roll, passando pelo sertanejo e pela dance music. Acompanhando os passos da dupla, a menina Carolina Mendes, de oito anos, deixou de lado o frio e aproveitou cada segundo dos shows. Os Fagundes acenderam a chama gauchesca, evocando valores e a cultura do povo gaúcho com a música nativista. A combinação com a Orquestra de Câmara da Ulbra levou a platéia às lágrimas com canções como Querência Amada e Canto Alegretense.

O sertanejo fechou a noite dos trabalhadores canoenses que foram até o Parque Eduardo Gomes. Gian & Giovani, uma das duplas sertanejas de maior consagração no país, arrancaram os refrões em coro do público. Cartazes e faixas na cabeça demonstravam a admiração de muitos pelos artistas. O ponto alto da apresentação foi com as músicas “Não vivo sem você”, de composição da dupla, e “Eu Te Amo”, um clássico de Roberto Carlos. O show, que rendeu momentos a dois para muitos casais, coroou mais um grande 1º de maio dos trabalhadores em Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário