Prefeitura e CUFA assinam parceria para realização de formações e oficinas educativas

A tradicional reunião do secretariado municipal, nesta manhã, finalizou com a assinatura da Ordem de Serviço que dá início às atividades do projeto Circuito Papo Reto. O contrato de número 188/2011 foi firmado com a Central Única de Favelas – CUFA e envolve ações formativas e educativas de prevenção à violência escolar. O prefeito Jairo Jorge, o comunicador do grupo RBS e coordenador da CUFA, Manoel Soares, e os secretários de Educação, Paulo Ritter, e de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, assinaram a ordem.

A iniciativa abrange duas etapas: a primeira contempla a realização de palestras com o comunicador Manoel Soares, envolvendo alunos, guardas e professores municipais; já a segunda oportuniza a realização de Oficinas de Fotografia, para alunos do programa Escola Aberta. O secretário Paulo Ritter destacou o trabalho de conscientização dos jovens que será feito através desta parceria com a CUFA. “É um conjunto de ações afirmativas que buscam combater e prevenir a violência, as drogas e o bullyng nas escolas, e que têm no Manoel a identificação necessária com a juventude”, destacou.

Manoel Soares se definiu “feliz pra caramba” com a parceria, que propõe transformar os jovens vistos como problema pela sociedade em jovens vistos como solução. De acordo com o comunicador, a ideia é compartilhar o conhecimento, democratizando conteúdos e conceitos. O secretário de Segurança Pública e Cidadania ressaltou o que definiu como “sinergia” entre as duas Secretarias, de Educação e Segurança, que promovem a política de prevenção à violência escolar de forma continuada. “Estreitando laços com a CUFA fortalecemos essas ações, construindo possibilidades e alternativas para a juventude”, observou Pazinato.

Para o prefeito, o projeto tem, sim, grande impacto, envolvendo toda a comunidade escolar em um processo de diálogo. “As formações e oficinas desencadeiam uma reflexão crítica sobre o presente e o futuro, questionando se estes jovens serão tutelados ou sujeitos construtores da própria história”, afirmou Jairo. Ele também falou da importância da parceria do coordenador da CUFA, a quem atribuiu a capacidade de usar a identificação com os jovens como comprometimento social.

Amanda Utzig Zulke

Nenhum comentário:

Postar um comentário