CUFA no 24º SET Universitário

PALESTRA - Mudanças na sociedade: a comunicação na periferia


No último dia 14, quarta-feira, o presidente da CUFA Brasil, Preto Zezé (CE), esteve em Porto Alegre a convite da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS para a palestra Mudanças na sociedade: a comunicação na periferia, dentro do 24º SET Universitário.

O SET Universitário é um evento que estimula a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Produção Audiovisual, Cinema e Vídeo. Realizado desde 1988, em duas décadas tornou-se uma referência para estudantes e profissionais.

Logo no início de sua fala, Zezé provocou o público. Primeiro, perguntou quem acredita que existe racismo no Brasil. Quase todos os presentes no auditório levantaram a mão. Mas perguntou para quem é racista, ninguém se manifestou. “Essa é uma complexidade do país, pois a maioria afirma que existe racismo, mas ninguém diz que pratica isso”, afirmou a respeito da enquete. Zezé apresentou o clipe do rapper MV Bill, O bagulho é doido. “Não sou diretor de cinema, mas tive essa ideia e gravamos”.

Segundo o presidente da Cufa, o vídeo traz um debate sobre responsabilidade, por mostrar que jovens de classe média que compram drogas financiam o tráfico. “Se a polícia pega alguém como eu vendendo drogas para um de vocês, o vendedor vai ser classificado como grande bandido e o consumidor a vítima”, afirma.

O final da palestra foi musical. Preto Zezé, a pedido da plateia, encerrou sua participação com um rap. Além dele, Ivanete Pereira, Coordenadora Institucional da Cufa RS, também cantou para se despedir dos presentes.



À tarde, acompanhado de Manoel Soares, Coordenador Geral da CUFA RS, Preto Zezé fez um bate papo com a turma da PUCRS, falando um pouco mais sobre seus projetos e sobre a CUFA.

Foto: Maria Helena Sponchiado
Fonte: Júlia Merker
http://eusoufamecos.uni5.net/24set/a-periferia-no-palco-do-set/


Nenhum comentário:

Postar um comentário