‘Na Boa em POA’ reuniu 350 jovens

Congresso da Cidade contou coma participação de Manoel Soares


Projeto promove inclusão social e cidadania entre os estudantes

Shows de dança de rua, coreografias personalizadas e muito bate-papo sobre cidadania, vida social e cultural na cidadel direitos e deveres dos jovens foram atrações do encontro que reuniu mais de 350 estudantes de seis regiões da cidade, na Usina do Gasômetro, na sexta-feira, 9, durante o lançamento oficial do projeto “Na Boa em POA”. Na ocasião foi apresentado o painel “Porto Alegre: juventude e a cidade que queremos construir”, com a participação de Manoel Soares, coordenador da Central Única das Favelas-RS (Cufa).

Durante a abertura do evento, o gerente da secretaria de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), Plínio Zalevisky, iniciou a atividade ressaltando o excelente trabalho de integração entre as secretarias envolvidas neste projeto do 5º Congresso da Cidade, referenciando o trabalho realizado pelo Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), sob coordenação da mentora do projeto “Na Boa em Poa”, Clarice Abrahão do Inovapoa.

De acordo com o coordenador-geral do Inovapoa, Newton Braga Rosa, um evento como este proporciona ainda mais oportunidades para jovens talentos se destacarem na sociedade onde atuam. “É preciso que cada jovem aqui presente saiba desfrutar ao máximo estas oportunidades de ensino e aprendizagem que serão oferecidas pela organização do 5º Congresso. As oficinas e workshops de diferentes temas que envolvem a nossa democracia são muito importantes e necessárias para a construção da nossa cidadania”, destacou.

Na composição da mesa de abertura do painel “Porto Alegre: juventude e a cidade que queremos construir”,participaram os jovens Patrícia Nascimento, assistente de economia solidária da Oscip Guaiy; Ana Paula Arosi, jovem multiplicadora de cidadania formada pela ONG Themis; Thanise Medeiros, do Programa de Educação Tutorial e Conselho Muncipal da Juventude; Ronaldo, estudante da Ufrgs; João Burzlaff, criadora do site “Mendigo Urbano” e Gabriela Bianchini, voluntária da Parceiros Voluntários no Projeto Tribos. A estudante Eduarda Abrahão foi a facilitadora do encontro representando o Feres – Fórum de Educação da Restinga.

As ações foram coordenadas pelo Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) e têm participação das secretarias municipais da Juventude (SMJ), Coordenação Política e Governança Local (SMGL), Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), Cultura (SMC), Educação (Smed) e Esportes (SME), com apoio da Carris, DMLU, EPTC, Fasc, Procempa e ObservaPoa.

Na boa em POA - O projeto Na boa em POA prevê um conjunto de ações que integram a programação do 5º Congresso da Cidade, voltadas ao público jovem e dentro do conceito da campanha “Porto Alegre. Eu Curto. Eu Cuido”. Ao longo do ano, até dezembro, a Capital será dividida em seis regiões e os jovens da cidade terão a oportunidade de participar de oficinas e workshops de cidadania e tecnologia. O projeto visa integrar as comunidades com diferentes temas: segurança, educação, trabalho, lazer, etnias, mobilidade urbana, cultura e identidade jovem. Serão seis oficinas temáticas em cada região.

Dentro da programação, de 19 de setembro a 3 de outubro, haverá uma oficina de vídeo em cada região (ministrada conjuntamente por educomunicadores e cineastas). Ao final dessas oficinas, será realizada a edição das imagens da mostra audiovisual que os jovens gravarão durante o projeto. Todas estas ações culminarão em uma mostra de vídeos, que acontecerá de forma descentralizada, nas seis regiões da cidade e funcionará como uma etapa de aquecimento do Democracine (mostra de cinema prevista para maio de 2012, ligada à Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa).

Fonte: /inovapoa
Foto: Guilherme Santos/PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário