Formação de Núcleo de Justiça Comunitária é início de Território de Paz do Mathias Velho e Harmonia

Moradores, representantes de diversas regiões dos bairros Mathias Velho e Harmonia, participaram da reunião promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) a fim de projetar a formação do Núcleo de Justiça Comunitária da região. O encontro, histórico, é a primeira ação de efetivação para a implantação de um Território de Paz abrangendo os dois bairros, denominado Grande Mathias.

A atividade foi realizada na noite desta quinta-feira, 22, no Centro Social Urbano do bairro Mathias Velho.

Acompanhado por diretores de projetos da SMSPC, o titular da pasta, Eduardo Pazinato, explicou aos moradores e lideranças comunitárias presentes a dinâmica de implantação e funcionamento do Território de Paz Guajuviras, o primeiro de Canoas, onde os resultados na redução de violência são significativos. “Somos privilegiados por podermos ter em nossa cidade dois Territórios”, frisou.

A implantação de um Território de Paz na Grande Mathias (bairros Mathias Velho e Harmonia) é pleiteada pela prefeitura participando dos editais do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci. O esforço do poder executivo se justifica pelos números. Cerca de 52% dos homicídios registrados no 1º semestre deste ano em Canoas foram na região dos dois bairros. “O Pronasci é uma política ampliada que contempla segurança e questões sociais. A instalação de um Território de Paz já inicia com a formatação de um Núcleo de Justiça comunitária”, disse o secretário Eduardo.

NÚCLEO

Após, o integrante da OSCIP Guaiy, que coordena junto a SMSPC o Núcleo de Justiça Comunitária no Território de Paz Guajuviras, Vagner Moura, apresentou o trabalho que é realizado no bairro do lado leste da cidade. “Em pouco mais de um ano, já superamos nossa meta, que era de 720 atendimentos. Até agosto, tínhamos o registro de 1494 atendimentos”, explicou. Desse total, 80% das mediações tiveram acordo. Entre os conflitos grande parte compreende situações em escolas, relações familiares, posse e terrenos, vizinhança e cobranças de condomínios. “Este último caso se aplica por que o bairro Guajuviras tem muitos apartamentos, mas vamos trabalhar sempre de acordo com a realidade local”, falou.

O QUE É ?

O Núcleo de Mediação comunitária tem como objetivo informar e orientar sobre os direitos dos cidadãos e colaborar para que a comunidade resolva seus conflitos através do diálogo, de forma respeitosa, sigilosa, pacífica, solidária e criativa. A mediação colabora para acontecer o diálogo e na busca de solução de conflitos, problemas ou questões pendentes com vizinhos, familiares, amigos, órgãos, públicos e privados, entre outros. Para isto o projeto conta com agentes comunitários de mediação e equipe multiprofissional.

MAIS REUNIÕES

Conforme o secretário Eduardo Pazinato, o resultado deste encontro foi positivo e demonstrou o interesse da população em participar junto com o poder executivo da construção do Território de Paz na região. “A comunidade deve participar sugerindo, opinando e se unindo a esse processo”, observou. Outras reuniões acontecerão a fim de formatar a construção coletiva do projeto.

Também estiveram presentes os subprefeito da região Noroeste, Julio Ribeiro e o coordenador de Relações Comunitárias, Oli Borges.

Jesiel B. Saldanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário