MutirãoSocial e CUFA RS em Bagé

Em parceria com o Governo do RS e a STDS, a CUFA RS estará movimentando Bagé com o Mutirão Social dia 01/07

O município de Bagé vai receber o Projeto Mutirão Social dia 1º de julho, na Praça da Estação, como uma das ações da interiorização de governo. O evento, que acontecerá das 9h às 18h, vai trazer uma série de serviços públicos tais como confecção de documentação básica para inclusão no Cadastro Único, serviços de saúde, oficinas, recreação infantil e atividades culturais. As pessoas e famílias que possuem perfil para a inclusão no Cadastro Único, terão acesso aos programas sociais do governo federal como, por exemplo, Programa Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e Próximo Passo.

O Mutirão Social, que será executado pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), em parceira com a Central Única das Favelas (Cufa), é uma iniciativa do Estado, dentro do Programa Estadual de Erradicação da Pobreza Extrema, que conta também com diversos parceiros do terceiro setor. A agenda cultural do evento terá atrações musicais como MC Jean Paul, Serginho Moah, e demais atrações locais.


Confira, abaixo, parte da programação completa do evento:


Atividades realizadas durante todo o dia:


- Fornecimento de documentação básica e serviços cartoriais para a inclusão no Cadastro Único;

- Emissão de carteira de trabalho;

- Habilitação de Seguro-desemprego;

- Atualização do Cadastro Único e inclusão de novas famílias;

- Recreação infantil;

- Cartão SUS e demais serviços de saúde (Instituto Gesta – exames para gestantes, vacinas, verificação de pressão arterial, glicose, Programa Infância Melhor (PIM), PSF, Unidade móvel Hemocentro Coleta de Sangue);

- Oficinas (digital, de recreação para crianças, de cidadania nas escolas, de reciclagem para catadores, de direitos humanos, de economia solidária, de aproveitamento de alimentos, oficina para idosos e oficina “Políticas Públicas em Gênero”);

- Atendimento do INSS;

- Unidade móvel de saúde bucal para educação e prevenção;

- Advogados para consultas, encaminhamentos e aconselhamentos;

- Núcleo de prática jurídica;

- Núcleo de mediação de conflitos;

- Saúde, enfermagem, fisioterapia, farmácia.

- Juizado de Pequenas Causas;

- Campanha do Agasalho;

- Delegacia Móvel (Secretaria de Mulheres);

- Policiamento Comunitário;

- Equipe multidisciplinar.



Atividades realizadas até às 17h:



- Cadastro e carteira do Artesão;

- Regularização de microempreendedor individual;

- Corte de cabelo, manicure e maquiagem;



Programação de shows:



- 15h às 16:30h Bandas locais;

- 16:30h Serginho Moah;

- 17:30h Mc Jean Paul.



Para entender o Mutirão Social


O que é o Mutirão Social?


O Projeto Mutirão Social é uma ação transversal de governo que tem por objetivo promover a inclusão social e erradicar a pobreza extrema no Estado, por meio da busca ativa por pessoas em situação de pobreza extrema para sua inclusão no Cadastro Único Versão 7. O governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), levará serviços básicos para municípios que tenham alto índice de pobreza, baixa cobertura de cadastro único e baixo IDH promovendo a mobilização destas comunidades alvo e trazendo-as para os programas sociais do governo. Fazendo parte do Cadastro, estarão aptas a ter acesso a garantia básica de renda, aos diretos básicos e a inclusão produtiva, os três eixos do Plano Brasil Sem Miséria.


Por que fazer o Mutirão Social?


O Governo do Estado do Rio Grande do Sul está promovendo um alinhamento de suas políticas públicas com os municípios e com o governo Federal. Uma das principais metas é a erradicação da pobreza extrema, só que esta parcela da população só é visível para o governo no momento em que está inscrita no Cadastro Único Versão 7.

Este Cadastro permite aos inscritos participar dos programas sociais do governo como, por exemplo, Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Brasil Alfabetizado, Cisternas, ProJovem Adolescente, entre outros. O RS é um dos estados com o maior número de famílias com risco de exclusão dos programas sociais por falta de atualização do cadastro. O Mutirão Social pretende, ao ofertar uma gama diversificada de serviços e atrações, promover a mobilização das comunidades alvo e, assim, proceder na busca ativa por estas famílias, dotando-as de documentação básica e promovendo sua inclusão no Cadastro Único Versão 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário