Força Jovem do Protejo toma posse



1

Na tarde de hoje, um ato simbólico no pátio da Casa das Juventudes deu posse à chapa 1 – eleita por voto direto pelos jovens participantes do Protejo como uma espécie de grêmio estudantil. Com 75 votos obtidos de um total de 129 votos válidos na eleição, realizada no final de maio, o grupo que tem como coordenador Malone Sander de Oliveira e vice-coordenador Arnaldo Cândido, atuará representando os integrantes do projeto, buscando criar vínculos e espaços de diálogo entre a casa e os jovens. Para os componentes do grupo que conquistou a vitória, a chapa 1 deixa de existir e passa a ser a Força Jovem, aberta para todos que quiserem construir junto. A ideia dos integrantes é, segundo o coordenador Malone, reorganizar a casa, ampliando os eventos e as atividades do local.

Com a presença do secretário de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, da coordenadora da Casa, Lúcia Grassi, do coordenador da Juventude do município, Diogo Bittencourt, de educadores sociais e de dezenas de jovens, a posse marca um novo momento na vida dos participantes do Protejo e do próprio espaço. Criado para jovens de 15 a 24 anos, o Protejo oportuniza o acesso à oficinas de Arte e Música, Direitos Humanos e Inclusão Digital. Para o educador social do eixo Direitos Humanos e integrante da comissão eleitoral, Ricardo Kreher, este grêmio juvenil deve pensar em tudo e em todos, propor um diálogo aberto e responsável, buscando efetivar projetos com responsabilidade e reflexão crítica.

Ricardo Oliveira, educador social do projeto, falou da importância de ver os jovens protagonizando esta representação, colocando-se à frente de um coletivo. O titular da SMSPC colocou à pasta à disposição da juventude e propôs a criação de uma banda através da integração com a Guarda Municipal e a Brigada Militar, e a participação da Força Jovem do Protejo nos instrumentos de participação popular do município, como Orçamento Participativo, Prefeitura na Rua e Audiências Públicas, pleiteando recursos para ajudar a gerir a Casa das Juventudes.

Amanda Utzig Zulke


Nenhum comentário:

Postar um comentário