CUFA & Rock In Rio

Rock in Rio realiza coletiva para apresentar ações do projeto "Por Um Mundo Melhor 2011"


Nesta edição, o mote será a música como alicerce na formação dos jovens.
A organização do Rock in Rio realizou ontem, às 16h, coletiva de imprensa, na Cidade de Deus, para anunciar as ações previstas do projeto “Por Um Mundo Melhor”, edição de 2011, que este ano completa 10 anos e traz como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Estiveram presentes as autoridades Antônio Pedro Figueira de Mello, Secretário Municipal de Turismo do Rio de Janeiro; Rodrigo Neves, Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos; e de Rafael Parente, subsecretário Municipal de Educação. Para celebrar o sucesso do projeto, houve apresentação dos artistas Toni Garrido, Emicida e Zé Ricardo, além do pocket show com o Capital Inicial. O projeto social “Por Um Mundo Melhor” tem o patrocínio da Locanty e da Kodak, patrocínio institucional do Governo do Estado e Prefeitura do Rio de Janeiro; patrocínio de mídia da Sky, Jornal O Globo, Rádio Mix e TV Globo; e o apoio da Estácio, Correios, Phillips, e Izzo.

“O Rock in Rio desenvolve, desde 2001, ações com foco social, e temos importantes e expressivos retornos de cada uma delas. Somente na primeira edição, aqui no Brasil, formamos mais de 3.200 jovens no ensino fundamental e, com isso, demos a oportunidade para cada um ter um futuro melhor. Em Portugal e Espanha não é diferente. A vertente social do festival faz parte de sua alma. Nesta edição, estamos resgatando a educação através da música, em um projeto piloto, que dará apoio na formação dos jovens. A música tem o poder de melhorar a memória dos alunos, ajudar na relação com os amigos e sociedade, auxiliar na educação como um todo e, além disso, estamos incentivando uma futura ocupação profissional. E este é o nosso objetivo, investir na juventude que é o futuro da nossa sociedade”, garantiu Roberta Medina, vice-presidente do evento.

Roberto Medina, presidente do Rock in Rio, subiu ao palco para incentivar a doação de instrumentos. E lembrou que “se dorarmos hoje, ajudaremos a construir o sonhos das pessoas de estarem nesse palco no futuro”.

No evento, foi anunciada uma grande campanha, que mobilizará a sociedade para a doação de instrumentos musicais. Esta ação inclui a criação de oficina de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais) para capacitação de jovens em assistentes de luthier, montagem de dez salas de músicas em escolas públicas do Rio de Janeiro e a formação de 30 professores de música a partir da metodologia “O Passo”.

Lucas Ciavatta, criador da metodologia “O Passo”, fez uma apresentação do método para o público presente, que pode entender de forma lúdica como será a capacitação dos professores pelo projeto social do Rock in Rio.

“Em 1996 comecei a desenvolver brincadeiras dentro da sala de aula para poder tocar também com os alunos. Essa ideia ganhou o mundo e hoje é usada também nos Estados Unidos e na França. A parceira com a prefeitura é antiga. É muito bom participar desse projeto com o Rock in Rio. Ter uma sala de ala bem equipada é algo que todos os professores sonham”, declarou Lucas Ciavatta.

Também faz parte do projeto a transmissão ao vivo do festival nas comunidades Batan e Cidade de Deus. Além do concurso “1 Ingresso por 1 Mundo Melhor”, lançado dia 5 de maio, e que dará ingressos a estudantes da rede pública de ensino.

“A Kodak está muito contente em participar do projeto social ‘Por um Mundo Melhor’, que tem muito em comum com a filosofia da empresa, especialmente quando falamos no desenvolvimento humano por meio de sensibilidade e emoção, valores nos quais a Kodak sempre apostou para a criação de seus produtos e serviços,” afirmou Emerson Stein, diretor-geral da Kodak no Brasil.

Já a Locanty, empresa patrocinadora do projeto social “Por Um Mundo Melhor” e responsável pela limpeza de camarins, backstage, banheiros, área vip e salas de produção da Cidade do Rock durante o festival, acredita que a ação incentivará a educação de crianças e jovens através da música, valorizando a preservação do meio ambiente. “Esta é uma oportunidade para a Locanty dar prosseguimento à sua política de educação e desenvolvimento social. E o melhor, com um projeto completo e confiável, utilizando a música como elemento de integração. Assim, podemos dar voz à valores importantes para o nosso planeta, como sustentabilidade e coleta seletiva, de maneira divertida para crianças, jovens e para nós”, completou Thalita Barreto, diretora de Marketing da Locanty.

Campanha estadual de doação de instrumentos musicais
A campanha de doação de instrumentos tem como objetivo a instrumentalização de dezenas de ONGs e instituições sem fins lucrativos que utilizam a música como ferramenta de educação, formação e inclusão social. Serão aceitos todos os tipos de instrumentos, novos ou danificados.

Além disso, será uma ótima oportunidade para resgatar as peças que já não são mais utilizadas e estão esquecidas em algum cantinho de casa. Os instrumentos passarão por um processo de avaliação e reparo na oficina de luthier montada pela organização do Rock in Rio e pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, que formará 40 jovens de comunidades em assistentes de luthier.

A campanha acontecerá de 8 de junho a 7 de setembro. Os instrumentos devem ser entregues nas 145 agências dos Correios participantes (os endereços estão disponíveis em www.rockinrio.com.br).

"Além de apoiadores desta edição do Rock in Rio, os Correios estão entregando os ingressos adquiridos pelo público via internet e participando da campanha de doação de instrumentos. Em todo o Estado do Rio de Janeiro agências dos Correios receberão doações de instrumentos musicais que serão posteriormente destinados às instituições que trabalham com a música como veículo de transformação e inclusão social", disse Adeilson Ribeiro Telles, chefe do gabinete da Presidência dos Correios.

As ONGs e instituições interessadas em receber os instrumentos que serão doados devem se inscrever no site oficial do Rock in Rio a partir do dia 8 de junho. As entidades beneficiadas pelo projeto serão anunciadas no dia 14 de setembro.

A comunicação de toda a ação será feita por uma campanha, criada pela Artplan, que prevê quatro filmes de 30 e 15 segundos, com veiculação na TV Globo, além de spots para Rádio Mix e anúncios no jornal O Globo. A atriz Fernanda Montenegro será a host do projeto social, que contará ainda com a participação das bandas Capital Inicial, Cidade Negra e Jota Quest.

Oficina de capacitação para assistente de luthier
Para que todos os instrumentos sejam entregues às ONGs e instituições sem fins lucrativos em perfeito estado, o Rock in Rio e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos montarão uma oficina de formação de assistentes de luthier (profissionais especializados no conserto e manutenção de instrumentos musicais) no Centro de Referência da Juventude da Providência (CRJ), uma das primeiras comunidades pacificadas na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. As inscrições encerram dia 14 de junho.

Para se inscrever no projeto, os jovens precisam comprovar estudo (ter concluído o ensino médio ou estar estudando em escola municipal, estadual, federal, curso técnico ou faculdade), ter mais de 15 anos e enviar uma redação para o email oficina@rockinrio.com , dizendo por que querem participar do projeto. Os professores luthiers estão realizando entrevistas individuais para selecionar os 40 mais qualificados. Ao término da oficina, os alunos aprovados receberão um certificado e um kit de ferramentas e acessórios para que possam atuar nessa profissão.

O projeto tem o apoio da Phillips, empresa que tem o som em seu DNA e reconhecida como pioneira na área de música. “Com esta ação queremos reforçar compromisso da Philips, presente no país há 86 anos, e oferecer soluções de produtos que ofereçam simplicidade e inovação ao maior festival de música e entretenimento do mundo”, comentou Claudia Colaferro, Vice-Presidente de Marketing da Philips.

O início das aulas da oficina de assistentes de luthier na Providência será no dia 20 de junho. Porém a inauguração oficial do espaço só ocorrerá no dia 28. O curso será essencialmente prático, ministrado por três renomados luthiers brasileiros. Nesta parceria com o Rock in Rio, o gaúcho Carlos Martau vê a oportunidade de concretizar um sonho que alimenta há anos: ensinar a profissão de luthier, uma profissão autônoma. E para abrilhantar ainda mais esta oficina e somar nessa empreitada, convidou os renomados luthiers Antonio Pedro e Caio Caravelli, profissionais que também acreditam nesta proposta e na necessidade de repasse do conhecimento.

“Esperamos poder repassar grande parte do nosso conhecimento aos jovens inscritos, dando-lhes a oportunidade de conquistar uma autonomia profissional, através desta iniciativa inédita. Queremos que eles despertem o prazer e a admiração pelo instrumento (uma obra de arte), e encontrem na música uma nova oportunidade de vida”, reforça Martau.

Salas de música e capacitação de professores na metodologia “O Passo”
Com o retorno da disciplina Música ao currículo escolar e por acreditar na capacidade da atividade na influência sobre a educação, na melhora do aprendizado escolar e no comprometimento dos alunos com a escola e com os amigos, além de poder se tornar uma profissão, o Rock in Rio, com o apoio da Secretaria municipal de Educação, montará dez salas de aula de música nas escolas: Pereira Passos (Rio Comprido), Jornalista Assis Chateaubriand (Vila Isabel), Ceará (Inhaúma), Cardeal Câmara (Parada de Lucas), Itália (Rocha Miranda), Antenor Nascentes (Parque Anchieta), Pedro Aleixo (Cidade de Deus), Mário Casa Santa (Magalhães Bastos), Alba Canizares (Inhoaíba) e CIEP Ismael Nery (Santa Cruz). As escolas foram indicadas pela Secretaria municipal de Educação, e o projeto formará 30 professores de música com a metodologia “O Passo”. O objetivo é criar um projeto piloto que, no futuro, possa ser replicado em todas as escolas públicas municipais e estaduais.
A metodologia educacional “O Passo” foi criada por Lucas Ciavatta, em 1996, e é utilizada no Brasil e no exterior. Baseada num andar específico e orientado por quatro eixos (corpo,representação, grupo e cultura), “O Passo” introduz no ensino-aprendizagem de ritmo e som novos conceitos, como posição e espaço musical, e novas ferramentas, como o andar que dá nome ao método, notações orais e corporais e a Partitura d'O Passo.
“O Passo” não trabalha visando este ou aquele tipo de realização, e sim a construção de uma base, algo que traz inúmeras possibilidades e abre uma porta, não apenas para os ritmos e os sons, mas para a rítmica como um todo e para uma real aproximação com o universo sonoro. Assim, cada professor que se aproxima de “O Passo” traz para o método sua história, enriquecendo-o e ampliando seu alcance.
As aulas acontecerão no Conservatório Brasileiro de Música, a partir do dia 11 de junho, e os professores aprovados receberão um certificado do Conservatório no final do curso, previsto para 5 de novembro. Durante o curso, será feito um acompanhamento cuidadoso e, ao final, um relatório detalhado que permita aperfeiçoar o processo e multiplicá-lo.
Cada sala de música será preparada com isolamento acústico (para não atrapalhar as demais aulas que acontecem simultaneamente), ar condicionado, CD player, TV, DVD, mobiliário e 30 instrumentos musicais de percussão doados pela empresa IZZO Instrumentos Musicais. Além do 6º ano – para os quais o ensino de música é obrigatório –, cada escola definirá que turmas utilizarão as salas montadas pelo Rock in Rio e seus parceiros.

Concurso “#1 Ingresso por 1 Mundo Melhor”
O concurso “#1 Ingresso por 1 Mundo Melhor” premiará 2.250 alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro com ingressos duplos para o Rock in Rio 2011. Todos os alunos que estiverem cursando o ensino fundamental e médio das escolas públicas estaduais, municipais e federais do Estado do Rio de Janeiro podem participar e concorrer. Serão distribuídos 4.500 ingressos ao todo. O concurso “#1 Ingresso por 1 Mundo Melhor”, lançado pela organização do Rock in Rio no dia 5 de maio, premiará os vídeos, fotos, músicas e poesias mais convincentes, criativas e impactantes que abordem o tema: um mundo melhor. O objetivo do concurso é formar um “Manifesto Por Um Mundo Melhor”, que reúna a visão de futuro desta geração de crianças e jovens que serão parte ativa do desenvolvimento da sociedade brasileira.

Apoiando este movimento, a Estácio de Sá irá oferecer até 2.500 bolsas de estudo de ensino à distancia (para cursos livres nas áreas de Informática, Gestão, Comunicação, Moda, entre outras dezenas de opções que fazem parte do portfólio da universidade) para todos os vencedores do concurso, que estiverem cursando o ensino médio. Segundo a diretora de marketing da Estácio, Cláudia Romano, esta é uma forma da universidade colaborar para o desenvolvimento social. “É uma grande oportunidade para a Estácio participar deste evento com um projeto tão importante voltado para o social. O Rock in Rio tem um olhar para o mundo e a Estácio quer ser uma das maiores instituições mundiais de ensino”, disse.

Para participar do concurso “#1 Ingresso por 1 Mundo Melhor”, os interessados devem acessar o site oficial do Rock in Rio, fazer a inscrição e preencher o formulário até 15 de julho de 2011. Podem ser feitos cadastros individuais ou de grupos de até cinco alunos. Só serão aceitos poesias, fotos, músicas e vídeos originais criados na língua portuguesa. Todos os detalhes para participação estão descritos no regulamento do concurso disponível em www.rockinrio.com.br/porummundomelhor. A data dos bilhetes será definida pela organização e informada junto com a divulgação dos vencedores, no dia 15 de agosto, no site oficial do Rock in Rio.

Transmissão do Rock in Rio em duas comunidades pacificadas
Uma parceria entre Rock in Rio, Globo Rio, Sky, Governo do Estado e Prefeitura do Rio de Janeiro permitirá, pela primeira vez, que o maior evento de música e entretenimento do mundo tenha transmissão ao vivo para duas comunidades pacificadas localizadas na Zona Oeste do Rio: Cidade de Deus e Batan (sub-bairro de Realengo). Durante os seis dias de transmissão, haverá ações para jovens das comunidades, como por exemplo banco de estágios e empregos. A iniciativa conta com o apoio da Cufa (Central Única das Favelas).
“Através da música e cultura podemos fazer um mundo melhor. Com esta parceria, a ideia é democratizar ainda mais o evento”, disse Rafael Vandystadt, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Rede Globo.
‘’Para a SKY, é uma honra e uma responsabilidade muito grande participar de um projeto nessas comunidades. Desenvolvemos um pacote que oferece qualidade digital e 89 canais de todos os gêneros, incluindo sete dos 10 canais mais assistidos da TV paga. Tivemos cuidado em criar um pacote que fosse fonte de entretenimento e informação de qualidade com um preço acessível e com garantia de assistência técnica profissional. O lançamento do pacote SKY UPP, em setembro de 2010, faz parte de um programa que procura promover a formalização, integração e desenvolvimento em todos os territórios onde estão implantadas UPPs'', reforçou Marcelo Miranda, diretor de Marketing SKY’.

Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento de todos os tempos, contando com nove edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha. O festival reuniu mais de 5 milhões de pessoas, que aplaudiram, ao vivo, 656 bandas. Foram mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 80 países. Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções.
O festival acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro deste ano, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Por um Mundo Melhor
O Rock in Rio assumiu há 10 anos a responsabilidade de também ser um veículo de comunicação para causas socioambientais com a criação do projeto Por Um Mundo Melhor. Em nove edições, milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, foram beneficiadas pelos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas pelos parceiros, que somam mais de 5 milhões de euros. Entre as ações desenvolvidas foram plantadas mais de 40 mil árvores; foram construídos uma escola, na Tanzânia, e um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas públicas, em Portugal; e montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais. Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — com auditoria da Delloite — e investiu num plano de redução de emissões, que incluiu a elaboração de um manual de boas práticas para patrocinadores e fornecedores, o qual vem sendo aperfeiçoado a cada edição e é utilizado até hoje em todos os países onde é realizado.


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