Mutirão Social começará por Bagé

No dia 01 de julho, sexta feira, paralelamente à Interiorização do Governo, o município de Bagé irá sediar a primeira edição do Projeto Mutirão Social. A ação é uma iniciativa do Estado, dentro do Programa Estadual de Erradicação da Pobreza Extrema, e será executada pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), em parceira com a Central Única das Favelas (Cufa). O objetivo é promover a inclusão social e erradicar a pobreza extrema, por meio da busca ativa de famílias que estão à margem dos programas sociais e sua inserção no Cadastro Único Versão 7.

Para o secretário Luís Augusto Lara, o Mutirão Social é uma forma de mobilizar as comunidades carentes, através da oferta de uma ampla gama de serviços que possam atrair este público em situação de vulnerabilidade social para que compareçam ao evento, façam sua documentação básica e preencham o cadastro do governo Federal. “Nossa meta é a erradicação da pobreza extrema dentro do Plano Brasil Sem Miséria. No Rio Grande do Sul, são mais de 300 mil pessoas que vivem com menos de R$ 70 por mês. Achar estas pessoas e incluí-las no Cadastro Único é nosso maior objetivo, assim, elas terão acesso a programas sociais como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida, O Luz pra Todos e os programas de qualificação profissional, como o Próximo Passo. ”

Além de agendas de mobilização cultural organizadas pela Cufa, o Mutirão Social mobilizará diversas secretarias de governo e parceiros do terceiro setor para a prestação de serviços diversos como fornecimento de documentação básica - CPF, RG, serviços cartoriais como emissão de certidão de nascimento, casamento e óbito, balcão de empregos, encaminhamento de seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho, oficinas de inclusão digital e reciclagem, medição de pressão, diabetes, vacinação infantil, emissão de cartão do SUS, exames para gestantes, juizado de pequenas causas, corte de cabelo, entre outros. A programação começa na sexta-feira (01), às 9h30 e se estende até às 18h, na Praça da Estação. Em caso de chuva, o evento será realizado no Ginásio São Pedro.

http://www.stds.rs.gov.br/conteudo.php?cod_conteudo=2422

Nenhum comentário:

Postar um comentário