Mutirão Social firma parceria c/a CUFA


Para promover a inclusão social e a promoção de cidadania a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) criou o Programa Mutirão Social. A iniciativa, que deve ser lançada no próximo mês, é uma ação transversal de governo e terá a parceira da Central Única das Favelas (Cufa) na realização das atividades, que irão levar serviços básicos para dentro de comunidades carentes, promovendo a busca ativa por famílias em estado de vulnerabilidade social e a atualização do Cadastro Único Versão 7.

A Cufa participa atuando na mobilização das comunidades e na construção da agenda cultural dos eventos. Para o secretário Luís Augusto Lara, os mutirões serão fundamentais para inserir as famílias que estão à margem da proteção social nos programas do governo. “Estamos trabalhando para o alinhamento das políticas do governo Estadual, Federal com os municípios, atendendo às exigências básicas que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) preconiza. Os Mutirões Sociais farão a busca destas pessoas e, assim certamente estaremos prolongando suas vidas, diminuindo as filas em hospitais, além de trazer dignidade e respeito para quem o Estado deve dar o devido valor”.

O Rio Grande do Sul é um dos quatro estados prioritários para o MDS na busca ativa por famílias que estão sem acesso aos programas sociais que visam a erradicação da pobreza extrema. Entre as atrações e serviços que serão ofertados estão: fornecimento de documentação básica – carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento, certidão de casamento; realização de fotos 3 x 4; serviço de corte de cabelo e cabeleireiro; atualização e inscrição no Cadastro Único Versão 7; balcão de empregos FGTAS/Sine; oficinas de qualificação; oficina digital; exposição de artesanato; serviços de saúde tais como medição de pressão, diabetes, serviços odontológicos, exame de visão, mamografia; serviços cartoriais; casamentos comunitários; juizado de pequenas causas; shows de música ao vivo; recreação para crianças, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário