Racismo é tema do Juventude Debate


Com o tema será Onde você guarda seu racismo? O Juventude Debate reuniu estudantes, nesta manhã, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Conjunto Comercial Canoas. Participaram como palestrantes Oscar Henrique Cardoso, do grupo Multiétnico; a coordenadora da Igualdade Racial, Maria Aparecida Mendes, e o vereador jovem da legislatura 2010-2011, Éverton Silva. A atividade faz parte da programação da 4ª Semana Municipal da Juventude, organizada pela Coordenadoria Municipal da Juventude, que se estende até domingo, 15.

Bulliyng

Oscar abordou a situação de escravidão a que foram submetidos os negros africanos no Brasil, por mais de 300 anos, acrescentando que o Brasil é a maior diáspora negra do mundo fora do continente africano. Explicou, ainda, a diferença entre raça – a humana – e etnias, como ariana, negra e árabe. Também traçou a ligação entre racismo e bulliyng, que para ele está chegando ao extremo. Oscar falou aos estudantes sobre a importância de aceitar e amar todas as pessoas, mesmo que elas sejam diferentes dos padrões estabelecidos pela sociedade.

Maria Aparecida citou a existência de duas leis que obrigam o ensino da cultura africana e indígena nas escolas brasileiras e gaúchas.

Éverton relatou experiências pessoais como jovem negro que se propõe a “fazer a diferença”. Ele aconselhou aos jovens presentes a aproveitar as boas oportunidades recebidas e que são iguais para todos. Os estudantes comentaram situações do dia a dia com os palestrantes.

Eloá da Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário