Matéria-prima de milagres

“Para rolar o milagre tem de haver peixe.”

Esse ditado se refere ao milagre realizado por Jesus pelo qual ele alimentou uma multidão com cinco pães e dois peixes. Conta o livro de Matheus que uma galera se juntou para ouvir as palavras de Cristo e, de repente, a fome bateu e só havia esses pães e esses peixes. Esses dias, conversando com uma turma numa escola, estudantes me disseram que bem que Deus poderia fazer um milagre desses para diminuir a fome em algumas comunidades pobres.

Na reflexão, chegamos à conclusão que a humanidade é muito deitada. É só pensar sem milagres. Já existe um monte de vagal que não quer nada com nada, imaginem se começarem a receber de graça?

Outro ponto dessa história que vale lembrar é que, para fazer o milagre, Jesus precisou que, pelo menos, houvesse pães e peixes. Alguém teve de amassar o pão e pescar o peixe, mas existem uns que não querem se mexer e só pedem pelo amor de Deus.

A ajuda de Deus é uma das partes do trabalho, a outra é a iniciativa de cada um. Afinal, quem não levanta cedo não pode esperar que o bom emprego bata à porta, quem não investe nos estudos não pode querer um bom salário.

Todos os nossos esforços são recompensados por Deus, entretanto, querer mamata divina é piração. Se, por um lado, Deus tem fama de bonzinho, por outro, Ele tem fama de justo. Tocar o bonde e ter fé que Ele vai segurar as pontas ou, pelo menos, dar força caso a casa caia é determinante, no entanto, é imprescindível que olhemos para o espelho e entendamos que o segredo do nosso sucesso está ali.

Foi-nos dado um corpo com mais de 200 ossos e mais de 600 músculos para que façamos a nossa parte. Então, antes de pedir milagre, é importante que nos perguntemos se fornecemos a Deus a matéria-prima.

Texto: Manoel Soares
Publicado dia 20 de agosto de 2010 no Jornal Diário Gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário