Coluna de Manoel Soares publicada em 13/08/2010 no Jornal Diário Gaúcho

Venda de Apoio

Coluna de Manoel Soares publicada em 13/08/2010 no Jornal Diário Gaúcho

Antes tarde do que nunca, esta é a verdade, mas confesso que, quando vejo comerciais para combater a compra e a venda de votos, dá-me é revolta. É como se comprar e vender voto fosse a vontade das pessoas, a verdade, porém, é que muitos são induzidos ao erro.

Não estou querendo justificar a falcatrua, a falta de oportunidades é que leva quem foi sempre esculachado pela vida a vender barato o que não tem preço. Acho que toda tentativa é válida, no entanto, hoje, a venda de voto vem de outras formas, entre elas, no aliciamento de famílias inteiras para serem cabos eleitorais nas comunidades sem qualquer vínculo ideológico. Eles pagam para sacudir bandeira e mostrar volume.

Existe gente que, de dois em dois anos, troca de carro por fazer campanha paga na comunidade. A verdade é que o que era para ser feito por convicção é feito por dinheiro. Por outro lado, não há como pais e mães de família pararem suas vidas para fazer campanha sem receber nada, a necessidade fala mais alto. Se é ético ou não, acaba-se pensando depois.

Não existe lei contra esses empregos. Pode não ser contra a lei, mas é de se pensar. Afinal, se um candidato precisa pagar para que outros defendam seu nome nas ruas, será que ele tem condições de nos defender no cargo que disputa? Eles podem não estar comprando votos e sim mobilização. Vendem futuras oportunidades. Entretanto, a última coisa que tenho visto é candidato ganhando eleitores nas propostas. Realmente, acredito que a campanha contra a compra de voto veio tarde, mas que bom que veio.

Minha tristeza é que a safadeza de alguns políticos é mais rápida do que a Justiça. Enquanto estamos indo com a lei, eles estão voltando com novas formas de burlá-la. Nossa única chance está em reconhecer as reais intenções dos candidatos, sendo assim, quando houver propaganda ou entrevistas políticas, assista, leia, compare, nossa maior arma contra a picaretagem deles é a informação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário