LIIBRA 2010

LIIBRA RS: 5 anos de Basquete de rua

A seletiva Estadual de basquete de rua do Rio Grande do Sul, vai promover este ano três dias de integração e intercâmbio com atividades esportivas.
A modalidade entrou no quadro da CUFA RS, com o nome de SEBAR – Seletiva Estadual de Basquete de Rua, como um canal que oferece oportunidade de lazer, saúde e integração social, além de motivar a criação de uma rede de atletas engajados na vida cultural e comunitária das localidades onde vivem.
Em Porto Alegre, em agosto de 2006 no Parque da Redenção, a iniciativa mobilizou milhares de jovens já em sua primeira edição, consagrando-se como um grande sucesso de público e mídia. Em maio de 2007, ocorreu a II SEBAR, nos pavilhões do cais do porto, recebendo 30 equipes de todo o estado (20 masculinas e 10 femininas).
Em 2008, a terceira edição proporcionou a participação de dezenas de atletas, líderes comunitários, artistas locais e regionais e pessoas das comunidades envolvidas. Já em 2009, integrando-se ao formato da LIIBRA Nacional – Liga Internacional de Basquete de Rua, a CUFA RS realizou a LIIBRA RS em Canoas, durante três dias junto com o RPB e BRADAn – festivais de dança e música da cultura Hip Hop.
Este ano, completando cinco anos de seletivas, a CUFA RS vai integrar jogadores e crianças que participam de projetos da entidade em oficinas e torneios durante o final de semana. O ponto forte do evento será, com certeza, a seletiva Estadual no sábado, onde 14 times, de 6 cidades irão disputar o troféu de melhor time do Estado e ainda poderão disputar a LIIBRA Etapa Nacional, no Rio de Janeiro em setembro.
Dentro da programação da LIIBRA RS, estão previstas oficinas de basquete de rua com crianças do Morro Santa Tereza, seletiva Estadual e campeonatos de Freestyle. O vencedor no freestyle irá para o Rio de Janeiro, acompanhando os times vencedores.
Participante desde a primeira seletiva Estadual da CUFA RS, o jogador do time Carne de Pescoço, Néter fala sobre suas participações e sobre o basquete de rua.



1-CUFA RS: O que é o basquete de rua para você?

Neter: Tive uma forte base do basquete em Clube. Iniciei na escolinha da Sogipa aos 9 anos de idade, onde peguei os fundamentos básicos do basquete. Devido a minha baixa estatura ligada a posição em que jogo (ala), não tive oportunidade de continuar jogando em Clubes, ai então, fui para as quadras da rua. Na rua aprendi as "malandragens", fintas, a "malícia" do basquete. Na rua, foi onde aprimorei o meu jogo. Agora, as quadras da rua são meu segundo lar, onde o basquete de rua é meu melhor amigo.

2-CUFA RS: Qual a importância da Seletiva de basquete de rua da CUFA para essa modalidade e para os atletas?

Neter: A seletiva coloca em destaque a qualidade técnica dos atletas. A imposição da jogada individual e em equipe. Essa modalidade vem crescendo cada vez mais, a ponto de, atletas que jogam o Estadual de Basquete do RS montarem times e se inscreverem para essa importante e valorizada disputa.

3-CUFA RS: Como foi participar da primeira Seletiva Estadual da CUFA RS em 2006?

Neter: Nossa! Foi muito bom. Totalmente diferente do que estava acostumado a jogar. Montamos um time meio as pressas, o que não nos deu chance de concorrer ao primeiro lugar. Mas foi uma sensação muito boa a que senti.

4-CUFA RS: A participação do Carne de Pescoço na final da LIIBRA Nacional, colocou o Rio Grande do Sul em segundo lugar no ranking nacional do basquete de rua. O que significa isso para você?

Neter: Na verdade, perdemos a chance de ir para a final perdendo por uma cesta de 3 pontos. Então, disputamos o terceiro lugar, onde perdemos por um ponto, ficando em 4° lugar, atrás de 3 times do RJ. Acho que nosso basquete, assim como o moviemnto do basquete de rua vem crescendo cada vez mais, e isso é muito bom. Tomara que uma hora dêem o destaque merecido ao esporte e que ele se torne uns dos mais procurados para praticar nos próximos anos. O 4° lugar mostrou que no RS também tem basquete de qualidade, isso é muito satisfatório.

5-CUFA RS: Qual a expectativa para a seletiva deste ano?

Neter: Pelo que tenho acompanhado, vão ter times muito fortes este ano. A pretensão é sempre o 1° lugar, vamos jogar para isso. Mas vamos também jogar para nos divertir. Acho que essa é a moral do basquete de rua. Competitividade e diversão.

6-CUFA RS: Estando deste o início das seletivas, como você vê a evolução dessa modalidade no Estado e das seletivas da CUFA RS?

Neter: Como já comentei, a evolução é visível em relação a modalidade. Ano passado, tivemos na minha opinião, a melhor seletiva já realizada no RS, com padrões e estrutura muito parecidos com o que temos debaixo do Viaduto Negão de Lima no RJ. Creio que cada vez evolua mais a ponto de, o basquete de rua no Brasil ser tão divulgado e respeitado como é nos USA, onde profissionais jogam nas praças para aperfeiçoarem suas jogadas e habilidades. Creio que precisamos de mais divulgação, mais mídia envolvida, para atrair patrocinadores fortes da área esportiva, e conseguirmos montar uma grande arena onde serão travadas as maiores batalhas dentre os gigantes do basquete gaúcho de rua.

CUFA RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário