Papo Reto leva Manoel Soares à escola Guajuviras


Dentro do circuito Papo Reto, conjunto de palestras que percorre onze escolas municipais de Canoas desde setembro, o comunicador e coordenador da Central Única de Favelas (CUFA), Manoel Soares, esteve hoje pela manhã na escola Guajuviras. Alunos do 5º ao 8º ano, educadores, guardas municipais e participantes do projeto Mulheres da Paz participaram do diálogo, que abordou os temas da violência e das drogas do ponto de vista da prevenção.

O secretário de Educação, Paulo Ritter, abriu a palestra agradecendo Manoel, que tem desenvolvido uma importante parceria na educação do município de Canoas. Para ele, o jornalista passa aos jovens mensagens de esperança e enfrentamento à violência e às drogas. "O projeto alvitra espaços de diálogo e busca qualificar e potencializar a escola pública, desenvolvendo ações preventivas e permanentes de prevenção à violência", observa Ritter, que citou o respeito ao outro e às diferenças como primordial dentro deste contexto.

Fazendo uso da linguagem coloquial, da identificação com os jovens alunos e da experiência de mais de quatro anos do projeto Papo Reto, Manoel exemplifica situações e encena vivências para abordar a temática. Alertando os jovens sobre a falsa satisfação de usuários e vendedores de drogas e descrevendo os problemas enfrentados por quem opta por esse caminho, o comunicador provoca a reflexão dos alunos. Segundo Manoel, é preciso formar uma exército de pessoas, principalmente jovens, para combater as drogas. "Temos que entender do que se trata e por isso é necessário o diálogo, a troca de ideias", desafiou o coordenador da CUFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário