Mutirão Social em Porto Alegre

STDS realiza Mutirão Social e Feirão do Emprego no próximo sábado




O primeiro Mutirão aconteceu em Bagé, no mês de julho, onde houve a inclusão de mais de 700 pessoas no CadÚnico.

Com o objetivo de promover a inclusão social e erradicar a pobreza extrema, por meio da busca ativa de famílias que estão à margem dos programas sociais e sua inserção no Cadastro Único Versão 7, a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), em conjunto com a Central Única das Favelas (Cufa), irá realizar o Mutirão Social e o Feirão do Emprego, no próximo sábado (15). O Mutirão, iniciativa da STDS que fará parte do lançamento do Pacto Sul do Plano Brasil Sem Miséria, servindo de modelo nacional, acontecerá no SESI Rubem Berta, a partir das 9h, por meio de uma parceira entre o Governo do Estado, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e prefeitura Municipal. O evento contará com a presença da ministra do MDS, Tereza Campello.

Para o secretário Luís Augusto Lara, o evento será uma oportunidade de fazer com que as famílias que ainda não têm acesso aos programas sociais do governo Federal, como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e a Tarifa Social de Energia Elétrica, façam sua documentação e sejam inseridas no Cadastro Único, que permite o acesso a estes programas. “O Cadastro é um instrumento que vai nos auxiliar a encontrar as famílias mais pobres, já que apresenta informações da família e do domicílio, para que possamos utilizar as políticas de assistência social, trabalho e renda de nossa Secretaria em benefício deste público, possibilitando a inclusão produtiva dos mesmos. Nossa meta é a erradicação da pobreza extrema dentro do Plano Brasil Sem Miséria. No Rio Grande do Sul, são mais de 300 mil pessoas que vivem com menos de R$ 70 por mês. Achar estas pessoas e incluí-las no Cadastro Único é nosso maior objetivo”, destacou Lara.

Oportunidades de emprego

Junto ao Mutirão Social, a STDS, com o apoio da Fundação Gaúcha do Trabalho (FGTAS), órgão vinculado, irá promover o Feirão do Emprego. “Quem é da região e está em busca de uma vaga de emprego, também terá sua oportunidade, pois os setores que empregam estarão no Feirão oferecendo vagas em diversas áreas como a construção civil, setor de serviços e comércio. Esta será uma forma de encurtarmos a distância entre os que já têm acesso aos programas, mas não conseguiram uma vaga no mercado de trabalho”.

Além de agendas culturais organizadas pela Cufa, o evento mobilizará diversas secretarias de governo, Sistema “S” e parceiros do terceiro setor para a prestação de serviços diversos como fornecimento de documentação básica, como RG, serviços cartoriais, emissão de certidão de nascimento, casamento e óbito, encaminhamento de seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho, oficinas, corte de cabelo, serviços de saúde, recreação infantil, atrações culturais locais e shows artísticos como o do MC Jean Paul.


Fonte: http://www.stds.rs.gov.br/conteudo.php?cod_conteudo=2742#
Foto: Silvio Williams

Nenhum comentário:

Postar um comentário