Mutirão Social no Rubem Berta

http://www.cufars.org.br/novo/imagens/img_8932.jpg


Nesse ultimo dia 15 aconteceu o 2º. Mutirão Social, iniciativa do governo do Estado, executado pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), em parceira com a Central Única das Favelas (Cufa), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Prefeitura Municipal. Além da confecção de documentação básica para inserir famílias no Cadastro Único, que permite acesso aos programas sociais do governo, o evento disponibilizou muitos serviços como, por exemplo, confecção de carteiras de identidade, carteiras de trabalho e de artesão, encaminhamento de seguro-desemprego, confecção de CPFs, além de assessoramento jurídico e encaminhamento para mais de 2,5 mil vagas de emprego através da FGTAS, órgão vinculado à STDS, e de parceiros das áreas de construção civil, empregadores domésticos, hotelaria, e dos cursos de qualificação profissional ofertados pelos parceiros. “O mais importante é que tivemos um bom número de cadastramento para o Cadastro Único, que permitirá a inclusão daquelas pessoas que estão fora dos programas sociais”, enfatizou o secretário Lara.

http://www.cufars.org.br/novo/imagens/img_8993.jpg
Publico presente para os serviços no Mutirão Social

http://www.cufars.org.br/novo/imagens/img_8995.jpg
Publico presente para os serviços no Mutirão Social


Foram cerca de cinco mil pessoas que estiveram no SESI Rubem Berta para acessar aos serviços prestados por órgãos governamentais e parceiros. A ação faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, que teve o Pacto Sul lançado no dia 14 com a presença da presidente Dilma Rousseff e da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que visitou os estandes do Mutirão durante a manhã do evento. Segundo ela, a integração entre os órgãos dos governos Federal, Estadual e Municipal e os parceiros do Sistema “S” e de outras instituições parceiras do Terceiro Setor demonstrou ser eficaz. “Esta iniciativa, dentro do Brasil Sem Miséria, é uma forma de trazer visibilidade à população extremamente pobre, bem como àqueles profissionais da assistência social, que muitas vezes eram desconhecidos apesar do trabalho árduo que realizam junto às comunidades mais carentes deste país”, destacou. Também estiveram na unidade do SESI, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana; o secretário da Segurança, Airton Michels; o presidente da FASC, Kevin Krieger; o presidente da Fiergs, Heitor José Muller, o diretor Técnico da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Rodrigo Ribas, Ivanete Pereira, Coordenadora Institucional da CUFA RS entre outras representações e autoridades.

http://www.cufars.org.br/novo/imagens/img_9098.jpg
Secretário Lara foi entrevistado pelos jovens do Núcleo de Audiovisual

http://www.cufars.org.br/novo/imagens/img_9049.jpg
Ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello fala da importância do Mutirão Social
.

http://www.cufars.org.br/novo/imagens/img_9099.jpg
Secretário da FASC, Kevin Krieger que montou um CRAS para atendimento à população no Mutirão Social em Porto Alegre.

http://www.cufars.org.br/novo/imagens/img_9153.jpg
Ministra Tereza Campello, Coordenadora Institucional da CUFA RS Ivanete Pereira, Secretário STDS Augusto Lara e Diretor SESI Rubem Berta, Mario


Para o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, “o Mutirão Social do RS pode ser modelo para todas as capitais, o que nos enche de orgulho, pois a principal missão é gerar resultados, a partir da retomada das ações de assistência social integradas com as políticas de inclusão produtiva, que é o que estamos fazendo aqui”, sustentou. O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, reafirmou que o Governo do Estado está ciente do seu compromisso junto ao MDS e ao Plano Brasil Sem Miséria. “Vamos fortalecer o RS Mais Igual e auxiliar na consolidação das políticas de erradicação da extrema pobreza aqui no Estado e colaborar para atingirmos as metas para todo o Brasil”, disse ele.

http://www.cufars.org.br/novo/imagens/100_0547.jpg
Show Mc Jean Paul que levantou a galera com muito funk!

A CUFA RS realizou a mobilização comunitária e oficinas culturais durante os dias 13 e 14 envolvendo a região norte de Porto Alegre. Foram 30 ônibus oriundos dos bairros: Humaitá, Mario Quintana, Protásio Alves, Sarandi, Vila Jardim, Jardim Leopoldina, Rubem Berta, Vila Dique, Chocolatão, Safira além da Restinga, Morro Santa Tereza, Cruzeiro e Vila Gaucha. Foram aproximadamente 2.000 pessoas presentes no SESI Rubem Berta para acessar os serviços disponibilizados, além de shows com o Narrador Kanhanga, BFN e MC Jean Paul. Também teve a entrega de prêmio da Gincana, que tinha por objetivo levar o maior número de pessoas sem documentação e em situação de extrema pobreza para cadastramento. Elas receberam como premiações: uma TV LCD de 42 polegadas, um aparelho de Home Theater e um aparelho de DVD.

Equipe de Trabalho no sábado:

http://www.cufars.org.br/novo/imagens/img_9192.jpg

http://www.cufars.org.br/novo/imagens/100_0555.jpg

http://www.cufars.org.br/novo/imagens/100_0601.jpg
Mensagem do Mutirão Social.

http://www.cufars.org.br/novo/imagens/100_0603.jpg

http://www.cufars.org.br/novo/imagens/100_0606.jpg

http://www.cufars.org.br/novo/imagens/img_9272.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário