PROJETO CIRCUITO PAPO RETO



Gonzaga e Acosta receberam da Cufa Canoas,
boneco personagem do livro "EL"
Escola Barão de Mauá foi sorteada com o boneco do"EL¨
Jaqueline de Oliveira fazendo a entrega para as
professoras Mara Elaine e Silvana.
Manoel Soares,Simone Pugliesi da escola Max Oderich,
secretario de educação Paulo Ritter e
Ana Paula Soares do Canoas Jovem.
Forum de Formação Guarda Municipal e Professores.
Secretario de Educação Paulo Ritter no Forum.
Sessão de autografo
Manoel,Leonardo e agente da Guarda Municipal
Escola Carlos Drummond de Andrade

Escola Carlos Drummond de Andrade
Equipe da guarda Municipal e secretaria de educação,
diretor Gerson da escola Arthur O.Jochins e Manoel Soares
Escola Arthur O.Jochins
Professoras da escola Max Oderich, Manoel Soares
e Sec.Ed. Paulo Ritter
Alunos da escola Max Oderich

A CUFA- Central Única de Favelas, a SME- Secretaria Municipal de Educação, o Canoas Jovem, o DEF e as EMEFs; e a SMSPC- Secretaria Municipal de Segurança Publica e Cidadania,formaram a parceria para o "PROJETO CIRCUITO PAPO RETO", a ser realizado em 11 escolas municipais de Canoas.(Veja abaixo no final o cronograma das escolas).

Ao longo de sua carreira como jornalista da RBS TV, Manoel Soares que também é coordenador estadual da CUFA, observou a necessidade de levar informação com uma linguagem jovem e que pudesse ser facilmente absorvida para dentro das comunidades gauchas.

O Projeto Circuito Papo Reto, que desde 2007 já esteve em mais de 160 municípios do RS atingindo mais de 260.000 jovens da rede de ensino municipal e estadual, promotores públicos, educadores, gestores públicos, agentes de saúde e pais e desde 2008, aborda diretamente o combate ao uso de crack, prevenção a violência e direitos humanos.

A partir da realidade de Canoas existe um aumento da violência urbana, sobretudo nas situações em que os atores envolvidos são jovens, fator este que hoje é um dos grandes problemas a serem enfrentados, Canoas é o segundo município do Rio Grande do Sul em homicídios, roubos e posse e tráfico de entorpecentes.

No Município de Canoas, em especial, através dos estudos realizados e apresentados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, o maior índice de violência escolar, se concentra em adolescentes de 10 a 15 anos. Segundo dados de situações de violência nas escolas municipais de ensino fundamental (ROVE – Registro Online de Situações de Violência nas Escolas), entre março e maio de 2011, 82,9% dos alunos envolvidos nas situações de violência estudam nas series finais do ensino fundamental, com idades de 10 a 15 anos, sendo que 42,9% das ocorrências estão concentradas nas 6ª série. As situações variam de desde ameaças e bulling à agressão física e verbal.

Diante disso a proposta é debater com os jovens as formas de violência, a prevenção, e a realidade, com palestras ministradas por Manoel Soares.

Todas as escolas municipais de Canoas receberam o livro Os Zumbis da Pedra”.

O livro Uma história comovente e divertida, cheia de emoções e aventuras que, sem dúvida alguma, vai muito além disso, é, antes de tudo, um alerta, uma ferramenta de prevenção ao envolvimento dos jovens com o crack ou aquilo que conhecemos como droga, mas que já tem o status de arma química de destruição em massa – a praga que invade as ruas e desestrutura famílias.

CRONOGRAMA DE PALESTRAS

Escola Sedes do Circuito Papo Reto

Data da Palestra

Professores e guarda municipal

12/9/2011

Max Oderich

15/9/2011

Arthur Oscar Jochins

26/9/2011

Carlos D. De Andrade

29/9/2011

Guajuviras

10/10/2011

João Paulo I

14/10/2011

Monteiro Lobato

24/10/2011

Nancy Pansera

27/10/2011

Paulo VI

07/11/2011

Thiago Wurth

10/11/2011

Theodoro Bogen

21/11/2011

Nelson Pain Terra

24/11/2011

IV Fórum

08/12/2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário