Guajuviras: Uma experiência de paz

Por Alberto Koppitke

Uma matéria de capa da Zero Hora dominical de 2009 dava ao bairro Guajuviras do município de Canoas, o triste título de ‘ A Bagdá Gaúcha’. Na época, a comunidade com 70 mil habitantes era assolada diariamente pela violência, baixa escolaridade e o número de homicídios cresciam constantemente.

Hoje, o Território da Paz Guajuviras, completa dois anos alcançando uma redução de 80% nas mortes violentas. Este projeto inspirado e financiado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) tornou-se uma referência em todo país, apontado recentemente pela UNESCO como uma das três experiências mais exitosas de redução da violência no Brasil.

É importante ressaltar que o programa jamais teria saído do papel se não fosse coordenado de maneira totalmente integrada através do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), Instituto Geral de Perícias, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e todos os órgãos de fiscalização da Prefeitura de Canoas.

Combater a criminalidade nesta área não foi a única medida de revitalização do bairro, tomada pelo município. O Guajuviras tornou-se o primeiro Território de Paz em uma cidade de Região Metropolitana do país por ser área de vulnerabilidade social.

Ações de infra-estrutura urbana, como iluminação, asfaltamento, melhor atendimento em saúde, investimentos em educação, saneamento básico, recuperação de áreas degradadas, foram algumas das inúmeras prioridades prometidas para o bairro.

Com estas melhorias, foi possível então se dar início a mais de dez projetos de prevenção a violência, que reestimularam a mobilização da comunidade.

Todos os programas com o foco na juventude do bairro e na reconstrução paulatina e consistente da confiança dos moradores no Poder Público. A tecnologia também teve seu papel importante na comunidade. Detectores de Tiros e mais de vinte câmeras de monitoramento foram instaladas em áreas consideradas de risco, podendo assim os órgãos competentes acompanhar a movimentação do bairro.

Coube as equipes deste processo estudar e implantar, um minucioso trabalho de inteligência e repressão qualificada, entre Ministério Público, Brigada Militar e Polícia Civil,com o cuidado permanente para que tais ações não aumentassem mais a tensão entre os policiais e jovens da comunidade, herdada após tantos anos de políticas de segurança equivocada, para ambos os lados.

Hoje podemos afirmar com precisão que a qualidade de vida no Guajuviras melhorou com a implantação destes projetos. Estas ações estão garantindo a inclusão social de centenas de moradores, ampliando o interesse e o envolvimento desses jovens, que reencontraram seu lugar na sociedade e agora buscam novos caminhos, não mais o crime nem a violência.

Não importa o nome que seja dado, os dois anos do Território da Paz Guajuviras, nos mostraram o caminho a seguir para a construção de um Rio Grande da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário