Motivos para sorrir e comemorar sobraram neste sábado, 8, durante a celebração dos dois anos do Território de Paz Guajuviras, realizada neste bairro, ao lado da Praça da Brigada. "O que estamos comemorando aqui hoje são 28 vidas preservadas nesse bairro, mas por trás dos números estão pessoas. Temos hoje mães alegres e pais felizes. E isso não nasceu do acaso, mas da parceria da comunidade com a polícia, que é a base do policiamento comunitário", observou o prefeito Jairo Jorge na ocasião.
Uma intensa programação de atividades culturais e manifestações institucionais marcaram esse evento, que simbolizou a união da comunidade com gestores públicos, autoridades policiais e lideranças civis, em uma grande manifestação de memória e amor ao bairro. As atividades tiveram início por volta das 16h, apresentadas pelo jornalista Manoel Soares, da Central Única das Favelas (CUFA), e se estenderam até o final da noite. Centenas de canoenses participaram das atividades, que contaram com um trabalho de segurança em parceria entre a Guarda Municipal e a Brigada Militar, que não teve o registro de nenhum ato de violência.
História, Arte e Cidadania
Enquanto apresentava as atrações, Soares comentava sua experiência vivida naquele bairro e as mudanças positivas nele percebidas. "Não é só a polícia que faz segurança, o que está ocorrendo aqui hoje demonstra uma transformação, é resultado da união de várias forças", observa. Enquanto o Grupo de dança Game Over exibia uma coreografia com hits dos anos 80 e 90, os adolescentes do Grupo de Teatro Electrus (Protejo), de roupa preta e rostos pintados de branco, começavam a chegar. Ao som da música "Minha Alma", eles apresentaram uma intervenção sobre as relações entre mídia e agressividade.
Na peça, os atores caíam no chão, em conseqüência da violência gerada entre eles, simbolizando uma cultura de violência, gerada a partir da mídia. No segmento, dezenas de mulheres de branco, simbolizando as Mulheres da Paz (outro projeto do Pronasci desenvolvido naquele bairro) se somaram ao grupo, levantando os atores do chã. Interagindo com a platéia, todos deram as mãos, em uma mistura de cores, sorrisos e canções. Era o fecho simbólico da união no Território de Paz Guajvurias. Um documentário sobre as transformações do bairro nesses dois anos também foi exibido aos participantes. Misturados no público, a equipe de adolescentes do projeto Comunicação Cidadã, registrava imagens e falas no evento.
Palavras, Atos e Shows
Após as primeiras atividades culturais, foi dada início à solenidade institucional, com a presença de expressivas lideranças, como o secretário estadual de Segurança Publica, Airton Michels - representando o governador Tarso Genro - e a titular da Defensoria Pública-Geral do Estado, Jussara Acosta. "Nos vários estados que eu viajo, perguntam hoje sobre essas transformações no Guajuviras. Aqui, nesses dois anos, se comemora também a redução dos homicídios e a história exemplar de ocupação desse bairro", declarou o secretário. Ele também realizou a assinatura do projeto lei da Bolsa de Policiamento Comunitário. "Queremos com isso valorizar o trabalho comunitário do policial, pois conhecemos sua realidade.", explicou o prefeito.
Se manifestaram ainda o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania , Eduardo Pazinatto, o subprefeito da Região Nordeste, Francisco da Mensagem, o representante da Câmara de Vereadores, Ivo Fiorotti. "Essa é uma experiência inovadora, marcada pela combinação entre a união das várias forças policiais, os projetos sociais, as novas tecnologias e a parceria com a comunidade", observou o secretário Pazinatto.
Também compuseram a solenidade a vice-prefeita e secretária de Saúde, Beth Colombo, o Coronel Sérgio Roberto Abreu - representando o Comando Geral da Brigada Militar - o chefe do Estado Maior da Brigada Militar, Coronel Valmor Araujo de Melo, e o chefe da Policia Civil, delegado Ranolfo Vieira Junior. Após o momento solene, prosseguiram as atividade culturais, com o premiado Grupo Rafuagy (também oficineiro do Protejo) e o Show especial de encerramento, com a dupla Enzo e Rodrigo.
Principais projetos sociais do Território de Paz Guajuviras
Justiça Comunitária: O núcleo de Mediação Comunitária tem como objetivo informar e orientar sobre os direitos dos cidadãos e colaborar para que a comunidade resolva seus conflitos por meio do diálogo.
Agência da Boa Notícia: É um projeto pioneiro de Jornalismo cidadão realizado pela Prefeitura de canoas, que envolve oficinas de comunicação cidadã, com os objetivos de despertar para o direto à informação desde a sua produção prevenir a violência e tornar os jovens protagonistas em suas comunidades.
Geração Consciente: Realiza oficinas de multiplicação de conhecimentos para alunos das escolas do bairro e proximidades, participantes de outros projetos Pronasci e Guarda Municipal.
Mulheres da Paz: Reúne 107 mulheres ativistas da comunidade capacitadas em direitos humanos para atuarem como Mulheres da Paz. Atuam na redução das violências, principalmente aquelas cometidas contra as mulheres e as juventudes.
Centro de Referência: O Centro de Referência para Mulheres em situação de Violência Patrícia Esber é outra iniciativa, implantada recentemente, que integra a rede de enfrentamentamento a violência contra a mulher.
Casa das Juventudes: É um centro de formação e espaço de convivência, onde funciona o Protejo. Nele, os jovens são sensibilizados em direitos humanos e formados para a cidadania por meio do Núcleo de Diretos Humanos.
Confira outras atividades e informações no blog do Território de Paz Guajuviras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário