Governador assina projeto de lei que cria Conselho Delibertaivo e gabinete da governança da Região Metropolitana


O governador Tarso Genro assinou, nesta segunda-feira, projeto de lei que cria o Conselho deliberativo e o Gabinete de Governança da Região Metropolitana.

O assunto vem sendo discutido pela GRAMPAL desde abril de 2010, quando a Associação dos Municípios entregou aos candidatos ao governo do estado, uma agenda metropolitana.

A proposta foi amplamente discutida e estudada, com a cooperação técnica dos professores João Carlos Brum e Manoel da Rocha e, neste ano, com os integrantes da Câmara temática para o desenvolvimento da Região Metropolitana do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do estado.

A solenidade serviu tambem para oficializar a entrega do projeto de lei para o legislativo.

O governador Tarso Genro solicitou ao presidente da Assembléia Adão Villaverde, que o projeto tramite de forma a ser aprovado ainda este ano, para que já em 2012 possa ser colocado em prática efetivamente.

Para o prefeito de Canoas Jairo Jorge, também presidente da GRAMPAL, o que o governador está enviando para a Assembléia Legislativa é um compromisso com o Rio Grande. "Este instrumento coloca o Rio Grande do Sul com a melhor estrutura para enfrentar os desafios que se colocam para as regiões metropolitanas.O conselho e o gabinete de governança vão facilitar a articulação de políticas públicas conjuntas, vão permitir recuperar a noção do que é fundamental para o desenvolvimento destes municípios", afirmou o prefeito.

Estiveram presentes na solenidade, prefeitos de vários municípios da região metropolitana, secretários e o vice governador Beto Grill.

Adriana Paranho

Nenhum comentário:

Postar um comentário