A Páscoa em Canoas ...

A nossa celebração aconteceu com a colaboração de vários coelhinhos...
vereador Ivo Fiorotti, Paulo Carvalho, Márcia Cristiane, Cristiane Vaz, Alessandra Nobre,
Jerusa Machado,Claúdio Victorio, Rosângela Nunes e Airiane Bragança.
Nossos agradecimentos a todos que contribuíram de alguma forma para que esta celebração fosse possível.
Afirmando assim um dos sentidos da páscoa a solidariedade!
E as oficinas com as crianças na escola Cônego José Leão Hartmann (Guajuviras)
com material reciclavel(garrafas Pet)que depois de pronto
receberam de suas professoras os doces.
E ainda um almoço na escola a convite da diretora Rosane, com a presença dos professores, amigos da escola e Rubielson do Canta Brasil .

Almoço de Páscoa na escola Cônego...
sorteio de uma cesta do nosso artesanato..

...e o ganhador foi o Vilmar...amigo da escola!

Oficina Escola Cônego 2º ano Manhã

preparando os coelhinhos...
olha eles ai...os coelhinhos...
feito pelas crianças com material reciclavel (garrafas Pet)
Celebração na sede..muitas guloseimas...
as coelhinhas...


Viaduto Cultural

Feriado de Páscoa

No feriado de Pascoa a Cufa-RS e a Revista Neurose promoveram o Viaduto Cultural, no viaduto da Imperatriz dona Leopoldina em Porto Alegre, firmando as primeiras ações do Projeto Antídoto.

A Batalha de BBoys

A Participação dos Bboy foi organizada e apresentada pelo Bboy Juquinha (Restinga Crew), parceiro da CUFA RS em
diversos projetos e eventos.


A batalha é um pré aquecimento para o BRADAN
(Brasil Breaking Dance), que realizará a etapa estadual em
setembro e o grupo vencedor disputa a etapa nacional na cidade de
Uberlândia MG, em outubro.

Durante a atividade o Grupo Nação Periférica de Alvorada Bateu os tambores para a apresentação do restinga Crew.





Vitor (Footwork Machini), Bocão (Mandinga Crew) e Flow Cheime (Litlle Charche) foram encarregados de avaliar os movimentos e ritimos dos 28 breakers participantes.







E o Vencedor foi o bboy "Capeta"de SC.



O festival de novos talentos do Rap teve a abertura do Show do Hantaru (attack Frontal).

JC o poeta esquecido, NC Poeta, RS Black, Ideologia RS, Big Jonh e Lucio Flow e Guerreiros da Perifa. foram os participantes.












a classificação ficou.


1- Big John





2- JC o Poeta Esquecido e Ideologia RS


3- RS Black.



Os jurados foram Sandrão (CN-Boys) Monstro (M-Beats) Maurício (programa Hip Hop Sul) e Lady Nete (Presidente da Cufa-RS).





FELIZ PÁSCOA

RENOVE-SE

Páscoa...ressurreição...a mudança...a transformação...o renascer!
Que essa Páscoa não seja apenas o almoço em familia, a brincadeira gostosa de esconder os ovos de chocolate e ver a alegria das crianças quando encontram...que não seja também a tristeza daqueles que vão estar sozinhos ou dos que não podem comemorar com festas e chocolates...
ou daqueles que estão doentes e sem esperanças...Que neste dia todos tenham a capacidade de entender o verdadeiro sentido da Páscoa.
Que seja renovado em cada um a fé, a esperança, a capacidade de recomeçar, de perdoar de respeitar o próximo, de pelo menos se esforçar para viver em harmonia e equilíbrio.

GUAJUVIRAS 24 ANOS


Uma intensa programação vai marcar, neste domingo, 17, a celebração do 24.º Aniversário do bairro Guajuviras. As atividades são realizadas pela Prefeitura de Canoas, por meio das secretarias municipais de Segurança Pública e Cidadania e de Cultura, em parceria com a Associação dos Moradores do Guajuviras.

Destaque especial para a Inauguração do Estúdio de Música do Protejo. Capaz de gravar todo o tipo de melodia, independente do número de integrantes de uma banda, o estúdio de música do Protejo (Projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - PRONASCI- para jovens em situação vulnerável) promete se tornar uma referência para os artistas do Território de Paz/ Guajuviras que almejam uma oportunidade.

Outra iniciativa importante é o Observatório de Editais, que visa ajudar os artistas captar recursos para e apoios para a realização de projetos culturais no bairro. Na ocasião também será feito uma apresentação desse projeto. Malone Sander, integrante da comissão da área de comunicação do Protejo. As atividades ocorrem a partir das 9h, na Casa da Juventude - Av. 17 de abril, em frente ao CAIC.

Após dois anos de investimentos no bairro de 70 mil habitantes, pode -se dizer que os moradores tem bons motivos para comemorar. Centenas de jovens moradores ganharam voz e oportunidade nos espaços dos projetos sociais, Protejo, Agência da Boa Notícia, Geração Consciente. Os moradores também conheceram uma forma pacífica de resolver os problemas através do Justiça Comunitária e viram as mulheres conhecerem seus direitos e multiplicar essas informações, para as amigas e vizinhas, após serem acolhidas e valorizadas na casa das Mulheres da Paz.


secom

Primeiro dia do Congresso da Cidade aborda importância da integração comunidade e poder público





Olhar o futuro, integrando sociedade civil e poder público, é essencial para o desenvolvimento. Este foi o discurso principal dos palestrantes do primeiro dia de atividades do 1º Congresso da Cidade, realizado no Unilasalle. O governador do Estado, Tarso Genro, e o ex-prefeito de Bogotá (Colômbia), Antanas Mockus, foram os convidados especiais desta quinta-feira, dia 14. As atividades prosseguem amanhã, a partir das 8h30. Na oportunidade, os 608 delegados eleitos pela comunidade canoense discutirão e votarão a Estratégia de Cidade para os próximos 10 anos.

Tarso e o prefeito Jairo Jorge concederam entrevista coletiva à imprensa antes do inicio da atividade. Na ocasião, Jairo destacou quais os principais desafios enfrentados por Canoas, com destaque para as áreas de mobilidade, saúde e segurança. Segundo ele, a Estratégia de Cidade traçada durante o Congresso serão reavaliadas em 2016. Além disso, a ideia do prefeito é encaminhar as propostas à Câmara de Vereadores para que elas façam parte da Lei Orgânica do Município. O governador lembrou do primeiro Congresso da Cidade implantando em 1996, em Porto Alegre. Destacou que uma coisa é o processo eleitoral e outra coisa é gerar um vínculo entre os governos e a sociedade. “É a cidadania expressa de maneira politizada”.

A apresentação do evento ficou por conta do jornalista Sérgio Stock. Na abertura, estavam presentes ainda o reitor do Unilasalle, Paulo Fossati, o vereador Ivo Fiorotti, representando a Câmara Municipal, e o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, representando o presidente da Assembleia Legislativa. Todos eles falaram da importância da realização do Congresso e da participação da população no futuro de Canoas. O prefeito deu as boas-vindas aos participantes falando que a história de Canoas não é feita somente de lutas e desafios, mas de negligências e omissões, o que prejudicou o seu desenvolvimento. “Nós amamos Canoas e temos orgulho de ser canoense. Nos orgulhamos de construir uma cidade democrática e participativa, com a cultura da corresponsabilidade, dando sentido e responsabilidade às ações governamentais”.

Jairo destacou ainda o sistema de participação popular implantado no município desde 1º de janeiro de 2009. E adiantou que no início de maio outra ação de participação estará em atividade na cidade: o Ágora Virtual, uma ferramenta para as pessoas que utilizam a internet. “Será a superação dos limites. Daremos voz e vez a milhares de indivíduos”, afirmou. Em relação ao Congresso, Jairo lembrou dados importantes envolvendo o um ano de preparação do evento, tais como: a participação de 3.820 pessoas nas ações, a eleição de 608 delegados, a realização de 55 reuniões públicas e quatro plenárias nos quatro quadrantes, que receberam 1,4 mil pessoas, a apresentação de 273 sugestões e 104 ações, entre outros. “Não se trata de um programa de governo, mas de um projeto de cidade aprovado pelos canoenses. Não é uma cidade imaginária, mas uma cidade real, fruto de nossas escolhas e sonhos. O Congresso é o primeiro passo de um caminho novo para a nossa querida Canoas”.

PALESTRA DE ABERTURA:

A palestra de abertura foi realizada pelo governador Tarso Genro. Conforme ele, o 1º Congresso da Cidade de Canoas é um “momento de reflexão, de inovação”. Para ele, o evento servirá para os canoenses pensarem mais além sobre o que poderão fazer para a cidade ser melhor. “Todas as ações de um governo devem ser legitimadas, combinando a democracia representativa com a democracia direta, pois ó isso salvará a democracia que está em crise”, salientou. Tarso fez questão de dizer que os governos precisam enfrentar três dificuldades para realizar as verdadeiras reformas. São elas: dificuldades financeiras e econômicas dos países, disputas de ideologia política e a crise da democracia.

GESTÃO TRANSFORMADORA – A EXPERIÊNCIA DE BOGOTÁ:

O ex-prefeito de Bogotá (Colômbia), Antanas Mockus, explicou como Bogotá foi transformada em um local feio para uma cidade correta e charmosa, através de uma gestão que contou com a participação popular. Ele afirmou que não havia recursos para investimentos, mas que foram criadas maneiras de transformar um sonho em realidade, ainda no primeiro ano de governo. Mockus comparou o desenvolvimento de uma cidade a um bebê que não nasce falando, mas que vai aprendendo com a ajuda da mãe e do pai.

O palestrante disse que uma das principais ações realizadas em Bogotá, que é um exemplo mundial na redução de homicídios em um curto espaço de tempo com a implantação da polícia comunitária, é o alinhamento das regras formais (normas legais) com as regras informais (normas morais e sociais). “Se os cidadãos se envolvem (nas ações do poder público) e se reconhecem eles enfrentam as transgressões e tentam pacificamente corrigi-las”, sintetizou.

Ao final da palestra, o secretário municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso, coordenou as perguntas dos delegados a Mockus. Após, Cardoso explicou como será o segundo dia do 1º Congresso da Cidade e a programação desta sexta-feira. A apresentação do Estado da Cidade, que apresentará os índices de Canoas, foi transferida para amanhã. O prefeito Jairo Jorge fez a entrega do livro Estado da Cidade para o governador Tarso Genro e para o ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus.

PROGRAMAÇÃO:

15/04 – Sexta-feira

08h30: Credenciamento

9 horas: Palestra de abertura – ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário. Apresentação do Estado da Cidade, com o prefeito Jairo Jorge

9h10: Painel: Cidades – Tendências 2011 – 2021. Moderador: Prefeito Jairo Jorge. Palestrantes: Márcio Pochmann, presidente do IPEA; José Vicente, coordenador Agenda 21 Brasileiira; Wrana Panizzi, professora da UFRGS, atua na área de Planejamento Urbano e Regional; Giuseppe Cocco, professor da UFRJ e especialista em Desenvolvimento Urbano e Regional

10h50: Visão Geral – Proposta da Estratégia da Cidade de Canoas 2011 – 2021, com Gustavo Grisa, diretor da Agência Futuro

11h20: Análise e Destaques em Grupos de Trabalho: + Sustentável, + Humana, + Integrada, + Inovadora e + Próspera – Comissão Organizadora

13 horas: Almoço

14 horas: Atividade Cultural, com o Grupo Art & Dança

14h10: Cases: Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Cooperação Intermunicipal – norte de Paris. Palestrantes: Mário Reali, prefeito de Diadema/SP e presidente do Consórcio Intermuniciopal Grande ABC e Marcellin D´Almeida, diretor da Renovação Urbana da Plaine Commune

15h40: Aprovação Geral da Estratégia da Cidade – Comissão Organizadora

17 horas: Entrega dos Certificados – Prefeito Jairo Jorge e convidados

17h30: Atividade Cultural – Grupo Tholl – trupe circense de Pelotas

Daiane Poitevin

Secretaria de Comunicação


Manoel participa do TEDxLaçador

Coordenador da CUFA e comunicador, Manoel Soares levou o Proj.Antídoto como uma das ferramentas sociais p/o TEDxLaçador.



O TED é uma organização sem fins lucrativos com o espírito de promover ideias que merecem ser espalhadas. Começou com uma conferência de quatro dias na Califórnia, há 25 anos atrás.

O TED cresceu para apoiar ideias que mudam o mundo através de iniciativas múltiplas. A conferência anual do TED convida pensadores e pessoas que fazem acontecer, do mundo inteiro, para falarem por 18 minutos.

Essas apresentações se tornam disponíveis, de graça, no site do TED.com. Entre os palestrantes que já fizeram apresentações estão Bill Gates, Al Gore, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Nandan Nilekani, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Isabel Allende e o Primeiro-Ministro Britânico Gordon Brown.

Nesse sábado, quem esteve prestigiando o O TEDxLaçador – Preparando as Cidades para o Futuro que ocorreu na ESPM (Rua Guilherme Schell, 350 – Bairro Santo Antônio – Auditório Humberto Campos), pode conhecer as mais diversas iniciativas para preparar nossa cidade com muito mais responsabilidade e consciência.

Com um time recheado de feras para levantar esse tema, além da apresentação da Orquestra Jovem IPDAE, o evento pode contar com: Marc Gobé, Silvio Meira, Alberto Kopittke, Amanda Costa, Ana Lúcia Meira, Andreas Blazoudakis, Carlos R. de Azevedo Moura, Diogo Carvalho, Eduardo da Costa, Eric Baczuk, Ivana Bentes, José Fortunati, Manoel Soares, Marcelo Pimenta, Marli Medeiros, Marta Voelcker, Omar Haddad, Rodrigo Baleia e Rodrigo Vieira da Cunha.


Manoel Soares, Coordenador da CUFA RS,!


Ainda na parte da manhã, Manoel Soares que é coordenador da CUFA RS e jornalista, falou sobre as tecnologias sociais aplicadas pela CUFA no mundo e no RS, especialmente em Porto Alegre.

Citando exemplos de jovens que foram potencializados através de ações realizadas pela entidade, Manoel explicita a importância de preparar os jovens e capacitá-los para que possa se apresentar ao mercado de trabalho ou convivência social, com mais oportunidade.

Na oportunidade, apresentou o vídeo que mostra ações realizadas sob o Viaduto Imperatriz Leopoldina em Porto Alegre, que integram as atividades previstas no Projeto Antídoto.

Convidados pelo Rapper MV Bill no vídeo apresentado, Manoel reforça a importância da participação das pessoas, para que realmente aconteça transformações consistentes em nossa cidade.

Viaduto Cultural no domingo de páscoa


No dia 24/04 o Viaduto Imperatriz Dona Leopoldina, será novamente palco de um grande espetáculo.

Após realizar a Jornada Preventiva no mês de março, reunindo mais de 2000 crianças de Porto Alegre e região metropolitana, a CUFA RS escolheu o domingo de páscoa para agitar o centro de Porto Alegre, com o Viaduto Cultural, uma série de ações culturais sob o Viaduto, com os elementos da cultura hip hop.

A iniciativa que está em sua primeira edição, promete agitar a área central de Porto Alegre, com muito hip hop, através de seus elementos.
Das 14h às 20h, haverá uma mostra de grafitte, batalha de bboy, festival de rap e muita música com o DJ Edinho Dkb.

A batalha de Bboy está sendo organizada pelo Bboy Juquinha, da Restinga Crew, parceiro da CUFA RS em diversos projetos e eventos. A batalha será um pré aquecimento para o BRADAN (abreviação para Brasil Breaking Dance), que realizará a etapa estadual em setembro, na capital gaúcha e o grupo vencedor tem lugar garantido na final de Uberlândia em Minas Gerais, em outubro.

O Festival de RAP da Revista Neuroze, terá a participação de diversos grupos de RAP do RS e está sob o comando de Hantaru do Grupo Attack Frontal, que atualmente coordena a área cultural da CUFA RS. O grupo vencedor, será capa da 3a. Edição da Revista que dedica essa edição aos grupos participantes, além de ter vaga garantida na Etapa Estadual do RPB Festival Rio Grande do Sul, programado para o mês de setembro de 2011 em Porto Alegre e final no Rio de Janeiro.

O projeto que é realizado por iniciativa e recursos da própria instituição, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre através da Secretaria Municipal de Juventude, a Neuroze Hip Hop Wear, a Ponto Favela e a End of The Weak.

Não fique fora dessa. Informações através dos emails: dinora@cufars.org.br ou revistaneuroze@hotmail.com

Manoel Soares no Senado Federal

Luta contra as drogas depende de ‘ocupação de espaços’, dizem debatedores.


Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e outras Drogas, promove audiência pública sobre disseminação do uso do crack. Mesa: (EpD) coordenador estadual da Central Única das Favelas (RS), Manoel Soares; coordenadora do departamento de Proteção Social Especial do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Juliana Maria F. Pereira; presidente da comissão, senador Wellington Dias (PT-PI); coordenadora do Programa Saúde e Prevenção na Escola, Marta Klumb Rabelo; técnica do Programa Saúde e Prevenção na Escola, Maria de Fátima Malheiros ; e coordenador geral do Centro de Atendimento às Famílias da Fazenda da Paz (Teresina/PI), Célio Luiz Barbosa. Fotógrafo: José Cruz/ Agência Senado


Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e outras Drogas, promove audiência pública sobre disseminação do uso do crack. Coordenador estadual da Central Única das Favelas, Rio Grande do Sul, Manoel Soares
Fotógrafo: José Cruz/ Agência Senado



No enfrentamento às drogas, o país precisa ocupar espaços físicos, e também simbólicos, surgidos com a ausência de serviços e políticas públicas, inclusive ações específicas para a juventude. Em síntese, esse foi o recado deixado por Manoel Soares, coordenador da Central Única das Favelas (Cufa) no Rio Grande do Sul, em audiência pública realizada nesta quinta-feira (7).

A audiência foi realizada por subcomissão temporária subordinada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), criada com a finalidade de analisar políticas sociais para dependentes químicos de álcool, crack e outras drogas. Outro convidado do campo das entidades sociais foi Célio Luiz Barbosa, da Fazenda da Paz, comunidade terapêutica que funciona há onze anos no Piauí.

Os dois expositores exibiram na audiência vídeos sobre atividades das entidades de que participam. O documentário da CUFA mostrou um dia de atividades esportivas e culturais realizadas nos últimos tempos sob viaduto em Porto Alegre (RS). O local foi por anos espaço de tráfico e uso de drogas e também de prostituição.

Manoel Soares disse que a CUFA atua com “obsessão” para ocupar aqueles “espaços vazios”. Sem alternativas de atividades nesses locais, conforme explicou, os jovens se tornam alvos fáceis do tráfico, como usuários ou agentes do comércio. Também disse que a entidade trabalha com tecnologias, expressões de arte e linguagens que facilitam a aproximação com os jovens. Outro diferencial seria a agilidade em mudar as abordagens diante das rápidas alterações nos ambientes das drogas.

- Enquanto estamos aqui discutindo o crack, Brasília agora enfrenta a ‘Oxi’ – comentou Soares, citando novo tipo de droga disseminada na capital do país.


Veja a reportagem de Manoel Soares em Brasília para o Bom Dia Rio Grande.

www.cufars.org,br

Manoel Soares no TEDxLaçador

Coordenador da CUFA RS estará presente no evento que acontece nesse sábado na ESPM em Porto Alegre.

O TED orienta que os nomes dos TEDx sejam de bairros, símbolos da região em que atuam, por isso o nosso TEDx é TEDxLaçador.

Uma homenagem ao símbolo de Porto Alegre, aos artistas através de seu criador, Caringi, ao povo, no espírito de Paixão Côrtes (inspiração do Laçador), e à ideia do laço que captura coisas boas!

A primeira edição do TEDxLaçador ocorrerá em 9 de abril de 2011 sob o tema Preparando as Cidades para o Futuro.

De visionários a engenheiros, de pensadores a cientistas, de educadores a ativistas sociais, todos reunidos para discutir o futuro das cidades e a busca de novos caminhos, alternativas, iniciativas e projetos que realmente promovam o crescimento das cidades e a diminuição das desigualdades sociais.

O que: TEDx Laçador – Preparando as Cidades para o Futuro
Quando: 9 de abril de 2011
Onde: ESPM • Porto Alegre • RS
Horário: das 9h às 19:00h

Saiba mais em: http://www.tedxlacador.com

STDS e CUFA RS se reúnem


Manoel Soares apresentou a construção de um projeto de aproximação profissional para adolescentes
O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, esteve reunido com os representantes da Central Única das Favelas (Cufa), Manoel Soares e Dinora Rodrigues, na tarde desta segunda-feira (04). Na reunião, que aconteceu no gabinete da STDS, foram firmadas novas parcerias para o desenvolvimento de iniciativas na área social.

Na ocasião, Manoel Soares apresentou a construção de um projeto de aproximação profissional para adolescentes de 14 e 18 anos e que poderia ser viabilizado em parceria com a STDS. "Acredito muito no processo de profissionalização do trabalho. O que a CUFA quer é firmar uma parceria e levar para as escolas uma aproximação profissional por meio de oficinas para esses jovens", explicou Soares.

O secretário Lara mostrou-se favorável à realização do projeto em parceira com a Cufa, e levantou a possibilidade de firmar parceria em outras ações da Secretaria, como o Mutirão Social e o Jovem Aprendiz. "É preciso que tenhamos multiplicadores de políticas sociais que atuem na inclusão produtiva do cidadão."

O gestor também aproveitou o encontro para colocar a pasta à disposição para a realização de novas ações. "O Governo Federal e o Estadual estão disponibilizando recursos para a área social, precisamos de iniciativas como esta, de bons projetos de inclusão."

Texto: Bruna Mena
Foto: Silvio Williams
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305

Luciano Huck na Cufa Complexo Alemão

Gravações do caldeirão do Huck

Luciano Huck faz gravação de entrevista para o programa, no Complexo do Alemão e aproveita para conhecer pessoalmente a base da CUFA CDA.







MV Bill visita Base da CUFA em POA

Rapper em visita à Porto Alegre, visita Morro Santa Tereza e conhece projeto de teatro liderado por Ivanete Pereira.


No dia 1 de abril Mv Bill visitou a comunidade do Morro Santa Teresa em Porto Alegre, sendo recebido pelos moradores e os jovens participantes do projeto ATUAÇÃO, do grupo de teatro TUMULTO na Associação dos Moradores da Vila Nossa Senhora do Brasil, onde aconteceu a exibição de um filme infantil e apresentação de uma peça teatral apresentando a prevenção contra o crack.


Logo após as atividades Bill citou a importância do trabalho da CUFA dentro da comunidade num bate papo com as mães e parabenizou a criatividade do grupo tumulto por atuar de forma grandiosa e com objetivo de conscientizar os pais a se tornarem mais presentes no dia-a-dia dos seus filhos.


Na seqüencia da visita o rapper acompanhado por Ivanete Pereira (Coordenadora Institucional) e Manoel Soares (Coordenador Estadual), conheceu a base de trabalho da CUFA e parabenizou a estrutura local apresentada, na saída distribuiu autógrafos e posou para fotos com os jovens.