Rapper MV Bill visita unidades da Fase e canta com adolescentes


O rapper e ativista MV Bill visitou adolescentes na Fundação de Atendimento Sócio - Educativo (Fase), em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (31). MV Bill chegou às 10h na Comunidade Sócio - Educativa (CEF) acompanhado da presidente da Fase, Joelza Mesquita Andrade Pires, e da diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça, Tâmara Soares. Ele conheceu as quatro alas da Unidade, que, hoje, abriga 74 adolescentes de perfil agravado.

Com o som do beatbox (percussão vocal do hip-hop) feito pelos próprios adolescentes, o rapper cantou algumas de suas músicas. "Tu tem ideia do que isto representa para nós?", perguntou J. M. S., de 17 anos.
A segunda visita foi também no complexo da Fase da Vila Cruzeiro; agora, no Centro de Atendimento Sócio - Educativo Feminino (Casef), que recebe jovens de todo o Estado. As 26 adolescentes esperavam ansiosas pelo rapper, que também interpreta o professor Antônio na novela Malhação, da Rede Globo. Surpreendendo o próprio músico, ao invés de questionamentos sobre a novela, elas queriam mesmo era cantar.

"Quem é você pra falar de respeito, se a responsa do bagulho fica toda no meu peito? Pra mim tu não tem jeito, você não me merece. Me abandona e, depois, não quer que eu cobre?", cantaram G.B.S., A.P.A., P.V.L., T.S.V.Q e D.S.D, todas entre 16 e 17 anos. A música, "Estilo Vagabundo", composta por MV Bill, conta a história de uma mulher que pede mais respeito e atenção ao companheiro. "Dei chance de você mudar e, agora, é tarde. Não vou ficar com um cara que me trate como um covarde", continuaram cantando as meninas, com a letra na "ponta da língua".

O rapper ficou impressionado com a recepção. "É surpreendente. Isto é prova do quanto esta música mexe com o sentimento feminino. Esta música tem uma força muito grande, pois traz a realidade de muitas delas. Fico feliz que elas entendam o recado", comenta MV Bill que ainda visitou alguns dos 130 garotos do Centro de Atendimento Sócio Educativo (Case) POA II.

Às 13h, cerca de 80 pessoas, entre adolescentes e funcionários da Fase, participaram de um bate-papo com o músico. Para encerrar, MV Bill declamou a música Causa e Efeito. "Se o clima tiver tenso a paz não se estabiliza. Pra mim é muito fácil de ser entendido. Sem educação, vários de nós vai virar bandido. E a nossa pena não é branda. Perdemos a infância, a juventude. A fila anda."

Segundo MV Bill, uma das maiores demandas que ouviu dos adolescentes foi sobre oportunidades de trabalho depois de cumprirem a medida de internação. "Vou levar tudo isso ao governador Tarso Genro. Somos amigos desde que ele era ministro da Justiça, sei da visão humana que ele tem. Garanto que é uma pessoa preocupada com o futuro de vocês", disse o artista, em resposta aos pedidos dos adolescentes. MV Bill lembrou que, quando ministro, Tarso o ajudou a identificar "maus policiais" no Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira (1), a convite do governador Tarso Genro, MV Bill realiza show, às 15h, no Centro de Atendimento Sócio Educativo (Case) POA I. O evento marca o início de uma série de ações por parte do Governo do Estado visando a valorização e reestruturação da Fase.



Fonte http://www.estado.rs.gov.br/

Texto: Luis Francisco Silva e Gabriel Gabardo

Foto: Luis Francisco Silva

Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário