PROTAGONISMO JUVENIL



O que é droga, o que conduz a elas e de que forma elas podem colocar em risco a saúde? Esse foi apenas um dos encadeamentos de questões surgidos nas rodas de debates do 2.º Fórum de Prevenção de Álcool e Drogas - Protagonismo Juvenil, iniciado na tarde desta terça-feira, 14. O evento está sendo realizado no salão paroquial da Igreja São Luiz, e integra a programação da 6.ª Semana da Juventude de Canoas, iniciada no último sábado.
O fórum foi aberto com apresentações de dança, realizadas por grupos vinculados às escolas municipais de Canoas, com a coordenação da gestora da Unidade de Dança da Secretaria Municipal de Cultura. Em um breve intervalo, o titular da Coordenadoria Municipal de Política para Juventude, Jederson Maciel, que apresentou as equipes das várias secretarias municipais envolvidas na realização do evento. Em seguida, os estudantes foram distribuídos em nove grupos temáticos (dois de professores e sete de estudantes).
Ação e Prevenção
A partir de um mediador, os integrantes desses coletivos são convidados a falar sobre a relação da dependência das drogas com temas como valores como amizade, amor, felicidade, paz e sucesso. "Essa dinâmica foi pensada visando discutir o problema dos jovens na própria ação preventiva, e com o principais protagonistas, que são os jovens", observa a diretora de Saúde Mental a SMS, Rosane Kern, que também vai realizar a palestra de fechamento. Participam dessa dinâmica cerca de 200 estudantes de 24 escolas do ensino público municipal, 18 do esnino público estadual, cinco particulares, além de usuários de dois Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).
Neste momento o jornalista e escritor Manoel Soares, autor do livro Os Zumbis da Pedra, realiza no local uma palestra sobre prevenção ao uso de drogas. Uma equipe de repórteres cidadãos da Agência da Boa Notícia Guajuviras (ABNG) também realiza ma cobertura jornalística no local. A 6.ª Semana da Juventude de Canoas, organizada pela Coordenadoria Municipal de Políticas para a Juventude, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Segurança Pública e Cidadania.


Nenhum comentário:

Postar um comentário