Projeto Circuito Papo Reto POA

PIONEIRISMO
O município de Porto Alegre reconhecido pelo seu pioneirismo em soluções, mais uma vez se destaca sendo a 1a. capital brasileira a desenvolver uma política pública de prevenção literária ao uso de crack e outras drogas nas escolas da capital.
No Projeto Circuito Papo Reto, a Prefeitura de Porto Alegre através da Secretaria Municipal de Saúde levam para as mais de 50 escolas de ensino fundamental e médio da capital uma importante ferramenta literária, o livro O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra e um conjunto de ações sistemáticas em rede, que visam contribuir no processo de prevenção escolar.

O LIVRO
A publicação O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra, foi criado a partir da necessidade de levar informação com uma linguagem jovem e que pudesse ser facilmente absorvida pela comunidades em geral.




Uma história comovente e divertida, cheia de emoções e aventuras que, sem dúvida alguma, vai muito além disso, é, antes de tudo, um alerta, uma ferramenta de prevenção ao envolvimento dos jovens com o crack ou aquilo que conhecemos como droga, mas que já tem o status de arma química de destruição em massa – a praga que invade as ruas e desestrutura famílias.
Com prefácio de MV Bill, Escudeiro da Luz invade o mundo literário retratando de forma lúdica o terrível universo das drogas onde milhares de famílias se encontram. O Escudeiro da Luz não fala de problemas, mas de soluções. O texto leve e por vezes divertido nos coloca ao lado de Nilinho que junto com seu super-herói entram no Mundo dos Zumbis para tentar salvar o irmão Nando. Um cenário que mistura fantasia e realidade, que traduz o horror, o ilusório e as armadilhas das drogas.

O PROJETO
O Projeto Circuito Papo Reto Porto Alegre, visa contribuir para o processo de prevenção ao crack nas escolas, através da ferramenta literária desenvolvida pela CUFA RS, o livro O Escudeiro da Luz em “Os Zumbis da Pedra”, tendo como suporte ações lúdicas e palestras. Visando promover a inclusão social e a formação de multiplicadores de prevenção.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Educação serão realizadas palestras e oficinas e eventos culturais de teatro, graffiti e fotografia na rede municipal de educação de ensino fundamental e médio envolvendo diretamente mais de 200 mil pessoas entre alunos, professores e familiares.
Nós convidamos você a fazer parte desse circuito, que vai levar prevenção, interatividade, interdisciplinaridade, auto estima e consciência para as gerações futuras.

“Sem medo da polêmica, ou até para provocá-la, Manoel Soares e Marco Cena oferecem uma valiosa contribuição para o debate do problema da drogadição entre os jovens, particularmente os que se tornaram usuários/vítimas do crack. Existe solução para o problema? Qual seria? Ou quais seriam? Os autores parecem sugerir que a vida é uma infindável busca pela salvação. Será? É difícil fugir da polêmica.”

Cleci Maria Jurach
Secretária de Educação de Porto Alegre

"O livro é intenso, afetivo e nos motiva a leitura sem interrupções. Aborda a questão das drogas de maneira simples, livre de preconceitos, nos provocando a pensar que é possivel outras abordagens, outras formas de cuidado e de resgate à vida sem artifícios."

Carlos Henrique Casartelli
Secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre

“A obra de Manoel Soares e Marco Cena nos conduz a uma reflexão sobre o grave problema da drogadição juvenil. De uma maneira direta e objetiva, os autores discutem questões relacionadas ao universo das drogas e esclarecem o leitor. Sem dúvida, o livro constitui uma ferramenta muito útil para as ações de prevenção e combate ao uso do crack e outras drogas ”.

José Fortunati
Prefeito de Porto Alegre

O LANÇAMENTO



A CUFA
No Rio Grande do Sul, por ter em sua essência e composição social a linguagem e entendimento com jovens e adolescentes que a CUFA RS protagonizou campanhas de prevenção ao crack como por exemplo: “Crack Nem Pensar” (RBS TV), “Crack Ignorar é o Seu Vício”(Associação do Ministério Público RS) e “Crack Não Condene a Sua Vida” (SESI – FIERGS/RS), além de palestras no Senado Federal, Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e no Projeto Circuito Papo Reto, que já visitou mais de 160 cidades do estado do RS e 6 estados brasileiros (Salvador, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Brasília e São Paulo) abordando o tema do crack para mais de 350 mil pessoas participantes do circuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário