CUFA RS firma parceria com SMS/POA

Parceria leva prevenção ao crack às escolas municipais

A iniciativa vai colocar 50 mil livros nas escolas de Porto Alegre.

Em uma iniciativa pioneira, a Prefeitura de Porto Alegre e a Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul (Cufa RS) assinaram a parceria no projeto Circuito Papo Reto Porto Alegre, para prevenção ao uso de crack entre alunos das escolas municipais de ensino fundamental e médio em 2012. Serão envolvidos no projeto 50 mil estudantes e 3.900 professores da rede, além de familiares e a comunidade em geral.

Carlos Henrique Casartelli, Secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre no ato de assinatura do Projeto Circuito Papo Reto Porto Alegre.

Ivanete Pereira dos Santos, Coordenadora Institucional da CUFA RS no ato de assinatura do Projeto Circuito Papo Reto Porto Alegre.


O prefeito José Fortunati, os secretários municipais da Saúde, Carlos Henrique Casartelli, e da Educação, Cleci Jurach, juntamente com o prefeito de Charqueadas Davi Gilmar Souza e com os escritores do livro O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra, Manoel Soares e Marco Cena, e a coordenadora institucional da Cufa/RS, Ivanete Pereira, participaram da cerimônia no Paço Municipal.

Prefeito José Fortunati.

Para Fortunati, é difícil encontrar um material que trate da questão das drogas com seriedade e proximidade com os jovens. “Conseguimos, com este livro e com este projeto, uma forma de diálogo adequada e direta com crianças e adolescentes, por isso estamos realizando esta parceria.”, afirmou o prefeito.

Os estudantes da rede municipal receberão exemplares do livro que vai servir de apoio para atividades lúdicas e palestras. Para o período de fevereiro a outubro de 2012, estão programadas 52 palestras para alunos, quatro palestras regionalizadas para professores, 510 oficinas de fotografia, teatro e grafite, festival de teatro, exposição fotográfica e mostra de grafite enfocando o conteúdo do livro.

Segundo o prefeito de Charqueadas, que promoveu junto a uma escola municipal uma peça de teatro sobre o tema, o uso de drogas é uma questão que precisa ser encarada com muita seriedade. “Esta é um projeto que precisa ter o apoio da população, das famílias”, destacou Souza. A encenação dos alunos da cidade foi apresentada durante a cerimônia no Paço Municipal.

Fundada em 1998 por jovens moradores de favelas do Rio de Janeiro e participantes do movimento hip hop, a Cufa é uma organização que hoje está presente em vários estados brasileiros. Desenvolve programas de educação, esportes, cultura e profissionalização para comunidades de periferia, com o objetivo de inclusão social. No Rio Grande do Sul, foi instalada em novembro de 2005 e registrada em março de 2006.

O Circuito Papo Reto já atraiu, desde 2008, mais de 300 mil jovens em 160 municípios, incluindo Salvador, Brasília e cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo, para palestras feitas pelo comunicador gaúcho, ativista social e diretor executivo da Cufa, Manoel Soares. O tema é sempre o crack, do qual as crianças e adolescentes são estimuladas a se manter longe.

Cleci Jurach, Secretária Municipal de Educação.

Casartelli falou como conheceu a CUFA RS e a importância da parceria para os jovens da capital.

Ivanete Pereira, Coordenadora Institucional da CUFA RS encerra o evento falando da importância do Projeto Circuito Papo Reto Porto Alegre na vida dos jovens e da família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário