DIA HISTÓRICO DO HIP HOP GAÚCHO




Dia 12/07/2011 foi um dia histórico para a cultura Hip Hop de Esteio, do Rio Grande do Sul e do Brasil, que atualmente é uma das cidades mais atuantes na cultura. Foi aprovada a lei que institui a Semana Municipal de Hip Hop de Esteio na Câmara de Vereadores do município por unanimidade do legislativo. Estavam presentes diversas entidades além de artistas, militantes e amantes da cultura hip-hop de várias cidades do estado, como Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo, sendo os representantes do movimento com a palavra o Rapper Rafa Rafuagi e o Mc Nitro Di.

O Hip Hop chegou em Esteio no início dos anos 80, nos anos 90 e 2000 se consolidou, se organizou, se espalhou pelas periferias e bairros e hoje é uma cultura influente no cotidiano dos esteienses. Através de suas lutas por espaços e oportunidades conquistou finalmente o reconhecimento e uma data para confraternizar, produzir, debater, encontrar a galera e reunir o movimento Hip Hop do estado no município. O "Projeto de Lei da Semana Municipal de Hip Hop de Esteio” consiste em diversas atividades que promovam a difusão da real essência que a cultura Hip Hop propõe, através de seus elementos, que se demonstram como uma ferramenta de resgate por meio da arte e da cidadania, agregando de forma positiva para o desenvolvimento de Esteio e na formação social do ser humano.

São diversos nomes que escreveram e escrevem esta história, por isso que hoje a cidade de Esteio é referência no estado do Rio Grande do Sul quando falamos de cultura Hip Hop, pelos diversos representantes dos seus quatro elementos. Esta iniciativa coloca em pauta mais de duas décadas de sonhos, lutas, vitórias, derrotas, coragem e muita atitude dos militantes que fazem acontecer à arte na cidade. Todo o resgate desta história, organizada em um projeto de lei é a prova de que este município pode mais, pode ir mais além de várias formas, conquistando respeito e credibilidade perante o cenário nacional, valorizando as ótimas ações locais e integrando esforços com o movimento Hip Hop no debate com as juventudes, visando oportunizar a inclusão social a todos, na busca de uma cidade mais humana.

Contatos com Rafa Rafuagi (51) 9103.0530 para parcerias com empresas e outros setores que queiram apoiar na realização da primeira Semana de Hip Hop de Esteio.

Um comentário:

  1. MUITO ORGULHO DE TER PARTICIPADO DESSE MOMENTO HISTÓRICO PRO HIP HOP GAÚCHO. MUITO FELIZ DE FAZER PARTE DESSA GERAÇÃO.

    ResponderExcluir