Lançamento do Projeto Ronda Escolar

Entre dezenas de alunos, pais e professores que acordaram cedo para a volta às aulas nesta segunda-feira 1° de março em Canoas, Mikael Assis da Silva de 12 anos comemorava a novidade - Ronda Escolar- que foi lançada às 8h na escola em que estuda a EMEF Irmão Pedro, localizada no Bairro Estância Velha. “Teremos mais segurança. Vai inibir que pichem no banheiro, como aconteceu há pouco tempo. Os mais velhos não vão brigar com tanta facilidade no pátio” avalia o estudante.
A diretora Erida do Amaral reforçou a expectativa do aluno. “Esses projetos vão refletir positivamente nos estudantes, ao perceber esse olhar mais atento eles acabam adquirindo uma relação de respeito” analisa.
E o objetivo é esse mesmo, como confirmou o Secretário Adjunto Eduardo Pazinato diante dos rostos com expressões curiosas do público que estava na escola mais antiga de Canoas. “Queremos propagar uma cultura de paz na comunidade escolar” falou.
O Deputado Federal (PT) Marco Maia quebrou o protocolo. Chamou até o palco as equipes de agentes para homenagear aqueles que oferecerão diariamente segurança a toda comunidade escolar. “Parabéns a Canoas por oferecer educação e segurança aos estudantes. Elementos fundamentais para o crescimento dos jovens” exclamou.
A Ronda escolar faz parte de um projeto maior chamado Guarda Comunitária. Quatro viaturas - uma em cada quadrante - cuidarão das escolas do município numa tentativa de inibir a violência escolar, seja ela brigas entre alunos, com professores, assaltos ou vandalismo. Estão sendo criados, através de projeto de lei, o Cipaves que são Comissões Internas de Prevenção à Violência Escolar , onde pais, alunos, comunidade, professores e guardas se reunirão para trocar experiências e discutir soluções em um período de dois em dois meses. Cada um dos 73 Cipaves formará o Fórum Municipal de Prevenção à violência Escolar. Além disso, o GGI vai à escola aproximará os comandantes das forças policiais dos estudantes através de palestras com debates sobre o tema

PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário