Bombeiros Ambientais Mirins: Aula inaugural




Os 40 estudantes que participarão ao longo de 2010 do projeto pioneiro no país - Bombeiro Ambiental Mirim - uma parceria entre o Corpo de Bombeiros de Canoas e Prefeitura através da Secretaria do Meio Ambiente, estavam concentrados na importante missão que passaram a ter a partir deste sábado 6.
Os pré-adolescentes com idades entre 10 e 12 anos serão multiplicadores dos cuidados com o Meio Ambiente e do trabalho realizado pelos Bombeiros.
Em posição Militar, no pátio da sede dos bombeiros, ouviram as palavras de reflexão da maior autoridade municipal. Jairo Jorge que se referiu aos pequenos como o futuro da cidade lembrou que é uma grande oportunidade conviver com homens que são referência de dedicação e respeito. Contou ainda que a partir daquele momento iriam ganhar noções sobre o Meio Ambiente e que teriam a incumbência de proteger a riqueza natural.
E foi com o prefeito e com todos os integrantes do comitê gestor do projeto que os estudantes saíram sobre o caminhão do Corpo de Bombeiros ao som da sirene acenando para a comunidade nas ruas. O trajeto encerrou no Capão do Corvo, onde fica a SMMA e onde vão ser ministradas as aulas.
O aspirante a Bombeiro Ambiental Mirim Fernando Machado não se continha de tanta felicidade. O menino que completa hoje 12 anos comemorou o aniversário com os novos colegas e realizando o sonho. “Ele tá numa faceirice só, é muita expectativa” revelou a mãe.
Isabeli Staulbaum, 10 anos, era uma das poucas meninas do grupo. Toda enfeitada, inclusive de batom contou que tudo o que aprender vai repassar para as amigas.
A primeira lição repassada para eles foi o funcionamento do trabalho dos bombeiros e dos agentes ambientais.
Capitão Fortes, do Corpo de Bombeiros, ressalta que nessa semana será aberto edital de chamamento para que empresas se tornem parceiras do projeto, financiando os uniformes, lanches, transporte, material didático e produtos de higiene e limpeza.
Com a frase “Integração para relacionar o salvamento praticado pelos bombeiros com o salvamento do planeta” O Secretário do Meio Ambiente Celso Barônio conclui a expectativa para o projeto que se inicia.


Taís Dal Ri
fotos: Ireno Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário