Cápsula do Tempo guarda memória dos 70 Anos de Canoas para as futuras gerações
Depois de fazer um minuto de silêncio em respeito às vítimas do terremoto no Haiti, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, alguns convidados e demais autoridades municipais prestigiaram uma bela cerimônia de encerramento das comemorações dos 70 anos de emancipação política da cidade. O ato aconteceu nesta sexta-feira, 15, data de origem do munípio, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal.
O protocolo impecável seguiu com ato de outorga da medalha Pinto Bandeira, honraria máxima de Canoas, entregue ao Coronel Aviador, Luiz Alberto Pereira Bianchi. O militar manifestou-se publicamente em agradecimento à homenagem.
“Muito obrigado por esta condecoração. Reconheço a forte importância histórica da Base Aérea para a cidade”, disse. Em seguida, os canoenses que prestaram trabalhos relevantes à sociedade receberam do prefeito a medalha dos 70 anos. Entre eles, o cineasta Jesus Pfeil, que completou 70 anos de idade em 2009, junto com a cidade. A mesma medalha foi entregue à Comissão Organizadora das Comemorações Alusivas aos 70 Anos de Emancipação Política de Canoas. A presidente da comissão, Sirlei Dias Gomes, representou os demais membros e agradeceu o apoio dos servidores na realização dos eventos alusivos, no ano passado. “Tudo que fizemos foi com dedicação e agradecemos a todos por este belo resultado”, salientou.
Os funcionários municipais também integraram a solenidade e foram agraciados pelos méritos e bons serviços prestados à comunidade. O motorista da Secretaria Municipal de Cultura, Elvis Rolim, retornou do litoral para receber a medalha. “Em 16 anos de serviço é a primeira vez que recebo algo deste tipo. Me sinto muito prestigiado”, comentou. Foram homenageados um funcionário de cada Secretaria Municipal e de cada uma das quatro subprefeituras.
O prefeito Jairo Jorge lembrou o 15 de janeiro de 1940 quando foi instalado de fato o município de Canoas. Ele também recordou a posse do primeiro prefeito Edgar Braga da Fontoura e sua época como vereador. “Fui o vereador mais votado em 1989 e é uma horna estar governando a cidade onde nasci, me desenvolvi e me formei como homem público. Este momento, significa o resgate do brilho para a cidade, que já foi muito manchada por mazelas”, disse.
Além das homenages, o prefeito Jairo Jorge também depositou alguns objetos na urna que será aberta daqui a 30 anos, como forma simbólica de preservação da história da cidade. Foram colocados um exemplar da revista dos 70 anos da cidade, um DVD sobre o município, exemplares de jornais e reportagens sobre as comemorações e material informativo sobre Canoas. A urna, chamada de cápsula do tempo, foi enterrada na Praça Emancipação e será aberta somente no centenário da cidade, em junho 2039.
Gabinete do Prefeito - GP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário