FÓRUM SOCIAL MUNDIAL



Grandes debates com celebridades internacionais, além de atrações artísticas de expressão nacional, já estão confirmados na programação do Fórum Social Mundial 10 Anos - Grande Porto Alegre. O evento ocorre entre os dias 25 a 29 janeiro de 2010 em Canoas, Porto Alegre e mais três cidades do Vale dos Sinos – São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga. Entre os destaques do Fórum, está prevista para o dia 27 a conferência “Crise de transição; crise de civilização?”,com as presenças do sociólogo norte-americano Immanuel Wallerstein (Universidade Yale) e o antropólogo Alain Bertho (Universidade de Paris 8), com a coordenação do titular da Secretaria Especial de Comunicação de Canoas, Marcos Martinelli.
A maioria das atividades do evento vão se concentrar no Parque Esportivo Eduardo Gomes. Além desse local, também vão ocorrer atividades do Fórum nos auditórios da Unilassale; da Câmara de Vereadores de Canoas; da Ulbra; da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva e da Fundação Cultural. A grade do evento, fechada nesta semana, envolve oficinas, seminários, mostras, mesas de debates, shows, encontros e outras modalidades de atividades nas áreas de cultura, meio ambiente, desenvolvimento, educação e política, todas propostas pelos movimentos populares, sempre com foco na criação de novos modelos e paradigmas com ênfase em uma sociedade mais justa, sustentável e solidária. Durante as atividades do Fórum, também vão ser lançados projetos que beneficiam diferentes segmentos sociais.
Entre as cidades que integram o chamado Território Social Mundial, além da Capital, Canoas vai ter um protagonismo especial nesse evento, já que o município vai concentrar duas das principais atrações internacionais: a Feira Internacional de Economia Solidária e o Seminário Internacional Metrópoles Solidárias, Sustentáveis e Democráticas.


Ronaldo M. Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário