Cufa inaugura República de acolhimento

No início da tarde desta terça-feira, 3, foi inaugurada a República Junto para acolhimento de jovens e adultos, parceria inédita realizada entre a CUFA e a prefeitura de Porto Alegre, através da Fundação de Atendimento Social e Cidadania (Fasc). Na inauguração, estavam presentes o prefeito da capital José Fortunati, o presidente da Fasc Kevin Krieger, o coordenador regional da CUFA Manoel Soares e a coordenador institucional da CUFA Ivanete Pereira. Localizada na Vila Ipiranga, zona norte da cidade, a República acolherá até 24 pessoas, de 18 a 59 anos, em estado de abandono, vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e sem condições de moradia. O objetivo é proporcionar proteção, apoio e moradia subsidiada a grupos de pessoas de forma temporária.

O prefeito José Fortunati ficou impressionado com a dimensão da casa e falou sobre a cooperação inédita com a Central Única das Favelas. “Esta parceria quebra paradigmas. A República será um ponto de transformação. Não será apenas um teto, mas um espaço para a mudança de vidas”, disse. Manoel Soares afirmou que a inauguração é a realização de um sonho. “Estamos transformando estigma em carisma”, comentou o coordenador da CUFA. Já Ivanete Pereira lembro que “este é um momento emblemático, de um novo olhar. A partir de hoje, ninguém poderá dizer que foi abandonado”. O presidente da Fasc abordou o empenho da equipe responsável pelo projeto e a importância do espaço “Este local será muito importante para quem passar por aqui”, disse Kevin Krieger. Givanildo Oliveira Neves, de 37 anos e há três em situação de rua passando por abrigos e albergues, é um dos novos moradores da República e conta sobre a expectativa de um futuro melhor. “Eu quero progredir, quero trabalhar e estudar. Além de ter um endereço fixo, que me permite pegar um emprego de carteira assinada e abrir conta em banco”, diz.

O morador da República participará obrigatoriamente da construção de um plano individual, do desenvolvimento de convívio social, da orientação e encaminhamento para serviços locais de assistência social e da inserção em projetos e programas de capacitação e preparação para o trabalho. Além disso, terá acompanhamento constante de educadores.

Para participar, o cidadão terá que ser encaminhado pelos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) de Porto Alegre ou demais serviços da rede própria e conveniada de Alta Complexidade. 

Veja as fotos da inauguração:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.608013552584205.1073741830.328170913901805&type=1
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário