Vicente convida CUFA para reforçar o turno inverso

A Central Única das Favelas (Cufa) deve reforçar as atividades do turno inverso da rede municipal de educação, que atendem mais de cinco mil alunos, no segundo semestre deste ano. O convite foi feito agora há pouco pelo Prefeito Vicente à coordenadora institucional da Cufa/RS, Ivanete Pereira, que visitou Cachoeirinha. O encontro foi articulado pela reverenda Claudia Prates, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.
A ideia do prefeito é que a Cufa possa atuar com oficinas culturais e artísticas dentro do Programa Música, Ação e Inclusão, que integra a rede de políticas de turno inverso. Outra possibilidade seria a a execução dessas oficinas através do Projeto Alegria, ligado à Secretaria de Segurança. Uma nova reunião ficou agendada com a participação das secretarias de Segurança (SMSEG) e de Educação (SMED) no dia 6 de agosto.
Declarando-se fã do trabalho da entidade, o prefeito disse considerar as atividades grandes colaboradoras do processo de turno inverso e de prevenção às drogas. Ele elogiou os projetos e a abordagem característica dos mesmos, principalmente a linguagem. “Identifico dificuldades por vezes para que nossos projetos nessas áreas alcancem o maior número de pessoas possível e se expressem como a geração atual se expressa”, disse.
Durante a reunião, Ivanete contou um pouco da história da Cufa no Rio Grande do Sul e relatou experiências marcantes. A entidade fez uma apresentação ao prefeito do Projeto Papo Reto, que atua na prevenção às drogas através de palestras, oficinas e, mais recentemente, seminários com os professores. Só no ano passado, foram atendidas mais de 12 mil crianças e adolescentes em 50 escolas. O projeto, explica a coordenadora, envolve cerca de 30 profissionais.
Ivanete presenteou Vicente com uma camiseta e um exemplar do livro “O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra”, uma ferramenta literária que aborda o tema do crack e outras drogas de forma lúdica. A obra foi escrita pelo jornalista e coordenador geral da Cufa/RS, Manoel Soares, em parceria com o escritor Marco Cena, para somar ao trabalho de prevenção e deixar material permanente nos espaços escolares e instituições para trabalhos pedagógicos e culturais. A visita também foi acompanhada de representantes da Cufa Canoas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário