Olimpíada da Literatura é lançada em Canoas

Foi lançada na tarde desta sexta-feira, 21, no auditório Sady Schivitz da Prefeitura, a Olimpíada da Literatura, instrumento que possibilita e facilita novas abordagens, estimulando e revitalizando o hábito da leitura nas crianças. Na ocasião, o prefeito Jairo Jorge destacou o projeto, refletiu alguns como o fome de ler, a Feira do Livro e o lançamento desta proposta na Semana dos 74 anos de Canoas e do objetivo de impulsionar a  busca e a paixão pelo livro. “Esta importante ideia representa um elemento novo neste celeiro de bons escritores e de feiras do livro na praça que  temos no Rio Grande do Sul. Nossa cidade já possui um projeto chamado livro, literatura e leitura e precisa avançar com um trabalho em conjunto entre cultura e educação”, afirmou o prefeito.
O idealizador da Olimpíada, o escritor Fabrício Carpinejar disse estar impressionado com a pujança do município de Canoas e destacou o projeto Fome de Ler. “Não há nada mais veemente do que contar histórias e ascender a criatividade. A cidade tem feito isto muito bem”. O escritor garantiu que existem várias olimpíadas, de matemática, de ciências, de cultura. “Mas de literatura, Canoas sai na frente”. Carpinejar fez questão de frisar aos alunos das escolas municipais Farroupilha e Duque de Caxias, presentes ao lançamento, sua experiência a partir da leitura. “Não sou louco, sou feliz e o que me torna feliz é a literatura”.
Para o secretário municipal da Educação, Eliezer Pacheco, o bom educando é aquele que é capaz de abrir uma janela para o mundo com o livro. “Nele encontramos respostas aos desafios da vida e ele é marcante na vida de cada pessoa”, explicou. O secretário reiterou que nada substituirá o formato do livro, mas garantiu que a literatura virtual tem sim o seu lugar de destaque como alternativa.
Paraticiparam da cerimônia, a secretária municipal de projetos Especiais e Inovação, Taís pena, o secretário municipal de Cultura, Luciano Alabarse, o titular da Secretaria Especial da Copa, Marcus Vinícius Machado, o subprefeito da Região Sudoeste, José Carlos Claudino, representantes e alunos das escolas municipais.
O que é
A Olimpíada de Literatura é uma fundamentada no conceito de aprendizagem, se constituindo em ferramenta de apoio e objeto de instigação a ser conhecido através dos contos, histórias do cotidiano da vida das comunidades, escritores e obras lidas e revisitadas, do programa Fome de Ler, em especial, pelo público infanto-juvenil.


Crédito da notícia: Clever Larsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário