3.º Falp: Para Lula, o desafio é maior nas periferias


Durante a sua fala na conferência final do 3.º Fórum de Autoridades Locais de Perifeirias, o ex-presidente Lula salientou a importância das gestões públicas dar a devida atenção às cidades, especialmente nas regiões metropolitanas. "Ninguém estará feliz se a cidade não está boa; e o desafio maior é nas periferias, onde se concentram a maior diversidade de problemas", nota.

Lula falou sobre a experiência dos seus oito anos na presidência, no qual lembrou ter criado e consolidado uma relação permanente com os prefeitos. Lembrando suas origens e experiências políticas e sindicais ele afirmou a necessidade de os gestores públicos conhecerem as realidades regionais do País. "Quando ganhei a primeira eleição, fiz questão de colocar todos os ministros dentro de um avião e leva-los para os lugares mais pobres do Brasil, porque sem conhecer o Brasil, não se pode governa-lo", afirma.
Ele também apresentou números sobre os avanços sociais em seus oito anos de governo, por meio de programas sociais, criação de escolas ténicas e de universidades. "Nos últimos 10 anos houve no País uma revolução nas cidades de periferia", repara. Ele também destacou que a presidenta Dilma Roussef dá continuidade dessas políticas sociais. Ainda na abordagem pedagógica e informal, Lula falou da realidade e desafios das cidades. "Precisamos recuperar a autoestima das cidades, e isso se faz com a qualidade de vida da rua, do bairro, da cidade e do País", observa.
Políticas para as Cidades
Em sua fala de apresentação do ex-presidente, o prefeito Jairo Jorge lembrou das origens de Lula como retirante e seu desenvolvimento como ser humano e político. "É um orgulho receber aqui esse cidadão do mundo; um operário, com consciência de classe, que se tornou um líder sindical e, posteriormente, a liderança nacional do Partido dos Trabalhadores e presidente da República". O governador Tarso Genro elogiou a trajetória do ex-presidente, destacando a orientação republicana de seus dois governos e a aproximação propiciada com as cidades. "Ninguém como Lula percebeu o sentimento, a experiência e o pensamento do povo brasileiro", nota o governador.
O 3.º Falp realizou sua Plenária Final nesta manhã, com a divulgação da Carta de Canoas.

Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário