Projeto "Em Canoas o Esporte tem mais valor" é lançado para a comunidade

Neste domingo, 23, em clima de festa e com a presença de duas mil pessoas, foi lançado para a população canoense o Projeto "Em Canoas o Esporte tem mais valor". A solenidade foi realizada no Centro Olímpico Municipal, Bairro Igara, com a presença do prefeito Jairo Jorge, do Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Edmilson Tresoldi, e demais autoridades. O evento faz parte das comemorações da Semana de Canoas.
Segundo o secretário Edmilson, o projeto já está com mais de 4 mil inscritos, usuários do Plafs, Pelc e Atleta Cidadão do Futuro. A meta é atingir 10 mil canoenses diretamente com a participação nos programas da SMEL e mais 40 mil que utilizam os núcleos esportivos do município e os atletas que recebem apoio da Prefeitura. Reformas, melhorias nos espaços esportivos, novos programas de esporte e lazer, a contratação de mais profissionais vão sair a partir do Projeto "Em Canoas o Esporte tem mais valor".
O Projeto é viabilizado pela lei de incentivo ao esporte que recolhe ICMS das empresas que se tornaram parceiras (Sulgás, Moinhos Estrela e Transporte Modular). Com investimentos que chegam a um total de R$ 6 milhões de reais, o projeto inédito irá beneficiar diversos programas e atividades relacionados à prática de esporte e lazer na cidade de Canoas, proporcionando também, mais saúde para a comunidade.
Atrações
Grupos de todos os núcleos do município, ginásios e centros esportivos, participantes dos programas da SMEL, PLAFs, PELC, Atleta Cidadão do Futuro, grupos de terceira idade, e moradores da região participaram das diversas atividades que estavam por todo Centro Esportivo.
Peneirão de Futebol da equipe Canoas/Duda, para formação de equipes de base, jogos adaptados para terceira idade, esporte representado, pelo voleibol, handebol, futsal, basquete, huggby, judô, capoeira, taekwondo, futebol 5 para cegos, foram algumas das atrações do dia, que iniciou as 14 e se estendeu até às 18h. A criançada pode se divertir com os brinquedos infláveis, teatro de fantoches da Guarda Municipal, atividades recreativas.

Feira de artesanato, doações de animais, orientações de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, material de educação para o trânsito foram distribuídos pela Secretaria Municipal de Segurança. A Secretaria de Meio Ambiente distribui mudas de árvores.

Para o secretário Edmilson o evento, realizado pela equipe da SMEL estava além das expectativas, assim como o público expressivo que compareceu ao Centro. "Com este trabalho, com esse projeto de incentivo, temos a convicção que Canoas vai ser reconhecida pelo esporte", complementou o secretário.

Crédito da notícia: Priscilla Freitas

Olimpíada da Literatura é lançada em Canoas

Foi lançada na tarde desta sexta-feira, 21, no auditório Sady Schivitz da Prefeitura, a Olimpíada da Literatura, instrumento que possibilita e facilita novas abordagens, estimulando e revitalizando o hábito da leitura nas crianças. Na ocasião, o prefeito Jairo Jorge destacou o projeto, refletiu alguns como o fome de ler, a Feira do Livro e o lançamento desta proposta na Semana dos 74 anos de Canoas e do objetivo de impulsionar a  busca e a paixão pelo livro. “Esta importante ideia representa um elemento novo neste celeiro de bons escritores e de feiras do livro na praça que  temos no Rio Grande do Sul. Nossa cidade já possui um projeto chamado livro, literatura e leitura e precisa avançar com um trabalho em conjunto entre cultura e educação”, afirmou o prefeito.
O idealizador da Olimpíada, o escritor Fabrício Carpinejar disse estar impressionado com a pujança do município de Canoas e destacou o projeto Fome de Ler. “Não há nada mais veemente do que contar histórias e ascender a criatividade. A cidade tem feito isto muito bem”. O escritor garantiu que existem várias olimpíadas, de matemática, de ciências, de cultura. “Mas de literatura, Canoas sai na frente”. Carpinejar fez questão de frisar aos alunos das escolas municipais Farroupilha e Duque de Caxias, presentes ao lançamento, sua experiência a partir da leitura. “Não sou louco, sou feliz e o que me torna feliz é a literatura”.
Para o secretário municipal da Educação, Eliezer Pacheco, o bom educando é aquele que é capaz de abrir uma janela para o mundo com o livro. “Nele encontramos respostas aos desafios da vida e ele é marcante na vida de cada pessoa”, explicou. O secretário reiterou que nada substituirá o formato do livro, mas garantiu que a literatura virtual tem sim o seu lugar de destaque como alternativa.
Paraticiparam da cerimônia, a secretária municipal de projetos Especiais e Inovação, Taís pena, o secretário municipal de Cultura, Luciano Alabarse, o titular da Secretaria Especial da Copa, Marcus Vinícius Machado, o subprefeito da Região Sudoeste, José Carlos Claudino, representantes e alunos das escolas municipais.
O que é
A Olimpíada de Literatura é uma fundamentada no conceito de aprendizagem, se constituindo em ferramenta de apoio e objeto de instigação a ser conhecido através dos contos, histórias do cotidiano da vida das comunidades, escritores e obras lidas e revisitadas, do programa Fome de Ler, em especial, pelo público infanto-juvenil.


Crédito da notícia: Clever Larsen

III Falp: Canoas será sede do Fórum Mundial de Educação Temático em 2014

Na tarde desta quinta-feira, 13, foi oficialmente lançado o Fórum Mundial de Educação Temático, que ocorrerá em Canoas, no mês de janeiro de 2014. O anúncio foi feito durante as atividades do III Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia, no Unilasalle. Participaram o secretário Internacional do Fórum Mundial de Educação, professor Albert Sansano Estradera, o secretário municipal de Educação e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS), Eliezer Pacheco, o secretário de Educação de Novo Hamburgo e representante da Undime no Fórum Estadual de Educação, professor Adelmar Alberto Carabajal, e a diretora pedagógica da SME Canoas, Elisângela Trentim.
O professor Albert fez um breve histórico de como surgiram os fóruns mundiais de Educação. Segundo ele, o FME é parte do processo do Fórum Social Mundial (FSM), que se iniciou em 2001, e passou a constituir-se no mais amplo espaço para a articulação de iniciativas sociais. O FME está empenhado na construção de outra educação para outro mundo possível, centrada no ser humano e pela justiça social e ambiental. Desde 2001 vem realizando edições mundiais (Brasil, Índia, Quênia) regionais (Espanha, Portugal, Venezuela, Chile, Palestina) e temáticos (Paz, Profissional e Tecnológico, Cidade Educadora, A Educação Infanto-juvenil, A Diversidade). "Na Educação precisamos trabalhar com o movimento progressista, senão não se faz nada", afirmou. Falou ainda sobre a logística e a organização do fórum e os eixos temáticos que serão abordados no evento em Canoas. Também anunciou que no dia 20 de junho, a partir das 18 horas, no auditório Sady Schiwitz da Prefeitura, ocorrerá a primeira reunião do Comitê organizador.
OUSADIA - O secretário Eliezer afirmou que para se fazer uma educação de qualidade é preciso ousadia e a realização do Fórum de Educação é a largada para esse processo. Na oportunidade, os participantes foram convidados a assinar o manifesto de adesão à aprovação do Plano Nacional de Educação, que está no Congresso, para ser aprovado. De acordo com Eliezer, a não aprovação acarretará em consequências.
O secretário de Novo Hamburgo saudou a iniciativa de Canoas. Adelmar disse que a educação passa por uma fase de mudanças. "Temos um desafio muito forte que é entendermos as crianças e adolescentes como cidadãos. O conceito de infância se alterou. E uma das primeiras mudanças na educação foi a transformação das creches em escolas de educação infantil. Não foi só uma troca de nome, mas a garantia do direito à educação, mesmo na tenra idade", destacou. Falou ainda sobre a transição da criança que vai da escola infantil para o primeiro ciclo da educação fundamental. "Não há uma transição. O professor de currículo e o de área não se falam. Existe um vão entre a educação infantil e a educação fundamental. É preciso planejar coletivamente". Outro destaque foi as diferenças entre as escolas municipais e estaduais.

Conferência municipal para o CONAE
A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Canoas, Elisângela Trentim, explanou sobre as pré-conferências e a conferência municipal preparatória para a Conferência Nacional da Educação, que acontece em Brasília, em 2014. As atividades no município acontecem nos dias 17 e 18 deste mês, nas escolas da rede.
Ela abordou os eixos que serão debatidos durante a Conae Municipal. "Vamos mobilizar todas as representações, trabalhando os eixos e queremos responder a pergunta: Que rumo a educação do Brasil deve seguir?", finalizou.

Crédito da notícia: Daiane Poitevin

3.º Falp: Para Lula, o desafio é maior nas periferias


Durante a sua fala na conferência final do 3.º Fórum de Autoridades Locais de Perifeirias, o ex-presidente Lula salientou a importância das gestões públicas dar a devida atenção às cidades, especialmente nas regiões metropolitanas. "Ninguém estará feliz se a cidade não está boa; e o desafio maior é nas periferias, onde se concentram a maior diversidade de problemas", nota.

Lula falou sobre a experiência dos seus oito anos na presidência, no qual lembrou ter criado e consolidado uma relação permanente com os prefeitos. Lembrando suas origens e experiências políticas e sindicais ele afirmou a necessidade de os gestores públicos conhecerem as realidades regionais do País. "Quando ganhei a primeira eleição, fiz questão de colocar todos os ministros dentro de um avião e leva-los para os lugares mais pobres do Brasil, porque sem conhecer o Brasil, não se pode governa-lo", afirma.
Ele também apresentou números sobre os avanços sociais em seus oito anos de governo, por meio de programas sociais, criação de escolas ténicas e de universidades. "Nos últimos 10 anos houve no País uma revolução nas cidades de periferia", repara. Ele também destacou que a presidenta Dilma Roussef dá continuidade dessas políticas sociais. Ainda na abordagem pedagógica e informal, Lula falou da realidade e desafios das cidades. "Precisamos recuperar a autoestima das cidades, e isso se faz com a qualidade de vida da rua, do bairro, da cidade e do País", observa.
Políticas para as Cidades
Em sua fala de apresentação do ex-presidente, o prefeito Jairo Jorge lembrou das origens de Lula como retirante e seu desenvolvimento como ser humano e político. "É um orgulho receber aqui esse cidadão do mundo; um operário, com consciência de classe, que se tornou um líder sindical e, posteriormente, a liderança nacional do Partido dos Trabalhadores e presidente da República". O governador Tarso Genro elogiou a trajetória do ex-presidente, destacando a orientação republicana de seus dois governos e a aproximação propiciada com as cidades. "Ninguém como Lula percebeu o sentimento, a experiência e o pensamento do povo brasileiro", nota o governador.
O 3.º Falp realizou sua Plenária Final nesta manhã, com a divulgação da Carta de Canoas.

Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho