Grande final do Bola Comunitária

Final do Torneio Bola Comunitária será no dia 18 de março, no estádio do Esporte Clube São José
Decisão da disputa promovida pela CUFA RS será entre o E.C. 12 Horas, de Porto Alegre, e o União Bandeirantes, de Guaíba

A grande final do torneio que desde o dia 18 de dezembro alterou a rotina de 32 comunidades da Região Metropolitana de Porto Alegre já tem data marcada. Será no próximo dia 18 de março, a partir das 15h, no estádio do Esporte Clube São José (Zequinha), a decisão do Torneio Bola Comunitária, promovido pela Central Única das Favelas (CUFA RS). Dois times disputam a taça: o Esporte Clube 12 Horas, do técnico Lito, e o União Bandeirantes, do técnico Luís Henrique Camargo. O jogo da final está marcado para as 17h30min.

As seleções da Nova Gleba, de Porto Alegre, e do São Pedro, de Portão, se enfrentarão na disputa pelo terceiro e quarto lugares em jogo que inicia às 15h. O Torneio Bola Comunitária tem o patrocínio do Banrisul, Corsan e apoio da Secretaria do Esporte e Lazer, Fundergs, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Detran-RS e Famecos.




Preparativos

É grande a expectativa em volta do torneio. Os times intensificaram seus esforços nas últimas semanas para não decepcionar suas torcidas. No Campo da Tuca, o Esporte Clube 12 Horas é a esperança do técnico Rivelino Gonçalves, 44 anos, o Lito. Há 33 anos treinando jogadores naquele local, ele se diz motivado pelo carinho da comunidade. “É um trabalho árduo, mas é preciso união, força e muito conversa”, comenta. Lito treina cerca de 80 aspirantes a craque, entre 07 e 18 anos, divididos na categoria Mirim, Pré-Mirim, Infantil e Infanto-Juvenil, além do time feminino. “Trabalha-se muito com o improviso, sempre tentando driblar as dificuldades”, comenta. O propósito é não deixar ninguém de fora. “Aquele que não joga é, no mínimo, instruído a se tornar um bom cidadão”, diz. Da dedicação do técnico Lito já surgiram grandes revelações do futebol, que, hoje, brilham nos gramados brasileiros: Anderson Pico, Wagner do Santa Maria, Bruno Alex (ex-Cerâmica, de Gravataí), são alguns desses destaques. “Há alguns dias, um dos meus atletas viajou para o Rio de Janeiro, onde realizou teste com o Fluminense”, orgulha-se.

De Guaíba, vem o técnico Luís Henrique Camargo, 18 anos, treinador do União Bandeirantes, time do diretor Marcos Bandeira. A equipe treina no Campo do Guacho, no bairro Bom Fim, e tem tradição na conquista de títulos. Fundado em 20 de outubro de 1999, o time venceu campeonatos locais e torneios em outras cidades, como a Copa Osório, e em São Paulo, onde ficou em quarto lugar. O União Bandeirantes tem revelado jogadores como Bruno Chaves, que participou do jogo contra a pobreza, na Arena do Grêmio, em dezembro de 2012. Com o apoio do diretor do União Bandeirantes, Marcos Bandeira, um dos grandes incentivadores do esporte naquele município, Luís Henrique sente-se confiante para comandar sua equipe, formada por jovens entre 14 e 17 anos. “A comunidade pode estar certa de que faremos todos os esforços para levar a taça a Guaíba”, afirma.

Com o intuito de conscientizar para a importância no cuidado com a preservação do meio ambiente e da natureza, o TBC também realizará uma ação socioambiental em parceria com a Corsan durante os jogos, com a distribuição de mais de 300 mudas.

Comunicação Torneio Bola Comunitária
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário