CUFA RS lança Projeto Bola Comunitária

Abertura do campeonato que movimentará 32 municípios da Região Metropolitana terá a presença do Gov. Tarso Genro e de MV Bill
Em sintonia com os mais importantes eventos esportivos mundiais - a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 – a CUFA RS (Central Única das Favelas RS) lança, neste sábado, dia 08 de dezembro, às 09h, no Campo da Tuca, em Porto Alegre, o Torneio Bola Comunitária. O objetivo é envolver e unir as comunidades por meio do futebol.

O evento contará com a presença do Governador do Estado, Tarso Genro, parceiro da iniciativa, que na ocasião estará promovendo o encerramento da Semana de Interiorização, uma versão itinerante das atividades de integração e comunicação realizadas, desde 2011, em todo o Rio Grande do Sul pelo Executivo estadual. Além de Tarso, prestigiam a abertura do torneio, o presidente de honra da CUFA, o rapper MV Bill, e o diretor executivo da CUFA RS, o comunicador Manoel Soares. Será do governador Tarso Genro o primeiro chute, dando início oficial ao processo de inscrição das comunidades ao torneio. Toda a programação é aberta ao público.

Os jogos do Torneio Bola Comunitária se realizarão nos dias 19, 20, 26 e 27 de janeiro próximo, sempre aos sábados e domingos, e irá reunir 32 seleções formadas por jovens de 15 a 17 anos, moradores de comunidades dos 32 municípios da Região Metropolitana. Todos os jogos do torneio serão nas quadras da PUCRS, sendo que a final (27) será no estádio da PUCRS. Estima-se que o projeto envolverá, diretamente, 1.000 jovens no torneio e 14.000 no processo de seleção.

Além de promover a integração das comunidades por meio do esporte, o torneio busca descobrir talentos para o futebol e, além dos jogos, manter o projeto integrado ao poder público estadual e local a fim de levar serviços e debates para estas comunidades. Para Manoel Soares, iniciativas desta natureza “proporcionam uma visibilidade ainda maior para territórios conhecidamente férteis na revelação de novos talentos esportivos". O diretor executivo da CUFA RS ainda destaca a contribuição efetiva no aumento da autoestima dos envolvidos.

A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização sólida, reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro – principalmente negros – que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. No Estado, a Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul /CUFA-RS foi fundada em novembro de 2005 e registrada em março de 2006, tendo como missão contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural das periferias, por meio de projetos que valorizem talentos e aptidões individuais e/ou coletivas. Para tanto desenvolve projetos destinados prioritariamente a crianças, jovens e mulheres de comunidades periféricas, que apresentam alto grau de vulnerabilidade psicossocial.

O Torneio Bola Comunitária é uma realização da CUFA RS, com o patrocínio da Corsan e apoio da Famecos/PUC, Secretaria Estadual do Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Detran-RS.

Acompanhe a programação de abertura do Torneio Bola Comunitária: 

9h - Abertura do Mutirão Social 
11h – Cerimônia de lançamento com a presença do Governador Tarso Genro, do presidente de honra da CUFA, MV Bill e do diretor executivo da CUFA, Manoel Soares. Apresentação da Banda da Brigada Militar.
13h - Show MC Jean Paul
14h – Show de MV Bill.
14h às 17h – Desafios Esportivos – SEL/CUFA RS

Texto: Silvia Abreu - Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário