CUFA RS vai à BSB construir parceria

Manoel Soares, Coordenador da CUFA RS, vai à Brasília p/reunião c/MS que levará caravanas de enfrentamento ao crack aos estados.

PREVENÇÃO

Ministério da Saúde e Central Única das Favelas levarão mobilização a sete capitais brasileiras e envolverão a população com os serviços disponíveis no SUS.

O Ministério da Saúde, junto com estados e municípios, definiu em reunião em Brasília nos dias 24 e 25 um plano de trabalho em parceria com a Central Única de Favelas (CUFA), para a realização de caravanas de enfrentamento ao crack, em sete capitais do país: Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e São Paulo. Nas caravanas, serão instalados núcleos organizados de informação e articulação social (NOIA), que atuarão na prevenção contra o crack e também na aproximação da população com os equipamentos de atenção a saúde.

A ação deve começar ainda neste ano e o objetivo é envolver atores sociais na política de reorganização dos serviços de saúde pública para o acolhimento ao dependente químico. “Nessa parceria com a Cufa, conseguimos trazer para dentro do SUS essas outras esferas fundamentais para a política de combate ao crack”, enfatizou o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a oficina que reuniu secretários municipais, representantes da Cufa dos sete estados e analistas do ministério.


Presentes na reunião, secretários municipais, representantes da Cufa dos sete estados e analistas do Ministério da Saúde.

Além da mobilização social, os núcleos atuarão na qualificação e capacitação de profissionais, buscando aproximar a população dos equipamentos de saúde disponíveis. “Muitas vezes a população não chega nesses equipamentos, dai a importância de toda uma ação na base social com os serviços em rede. É o diálogo entre governo e sociedade civil para o enfrentamento de uma pauta comum a todos, que é o problema do crack”, explicou o Presidente da Cufa, Preto Zezé.

O Ministério da Saúde vem tratando a dependência química como uma questão que envolve diversos fatores da vida do indivíduo, por isso a importância da inserção do trabalho das organizações sociais atuando em sintonia com a política de saúde mental. “Temos que oferecer um novo projeto de vida ao dependente químico porque a relação com a droga tem relação com o lugar onde ele vive, com o espaço social, a sua condição na família. Isso exige serviços de saúde diferentes para situações diferentes”, enfatizou Alexandre Padilha.

A CUFA -Organização social criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro, principalmente negros, a Central desenvolve ações relacionadas à educação, cultura e esportes. Hoje está presente em todos os estados do Brasil, reconhecida por sua capacidade de mobilização social e de materialização de ações que beneficiam milhares de jovens. Dentre as suas propostas mais recentes de ação está o enfrentamento ao crack e o reconhecimento de que este tema é prioritário na agenda do Sistema Único de Saúde.

Rio Grande do Sul

Esteve presente na reunião Dr Luiz Coronel, conceituado médico, Especialista em Psiquiatria no RS e Manoel Soares, repórter e coordenador da CUFA RS que levou a experiência desenvolvida no estado nos últimos 4 anos, quando iniciou o Projeto Circuito Papo Reto que visitou mais de 160 municípios do RS atingindo mais de 300.000 jovens da rede de ensino municipal e estadual, promotores públicos, educadores, gestores públicos, agentes de saúde e pais, abordando diretamente o combate ao uso de crack, prevenção a violência e direitos humanos.


Manoel explanando sobre as experiências da CUFA RS.

Atualmente, Manoel tem mais um aliado para o projeto, o livro “Os Zumbis da Pedra”, uma obra literária com muitas ilustrações e que aborda o tema do crack de forma lúdica em seus textos. Cuidadosamente escrito e dentro das normas do MEC, o livro rapidamente ganhou o estado, mais de 20.000 exemplares da primeira tiragem se espalharam rapidamente pelo Rio Grande do Sul e atualmente está inserido nas salas de aula de diversas escolas do estado e do Brasil, como livro referencia na temática do crack. Manoel que é um dos escritores e muito reconhecido pelo trabalho que é desenvolvido não só no Rio Grande do Sul, mas em outros estados, foi convidado a dar vida para o personagem Escudeiro da Luz, super heroi que ajuda o menino Nilinho a tirar seu irmão Nando do mundo do crack.

O LIVRO

A Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul e a Editora, apresentam o Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra, de Manoel Soares e Marco Cena. Uma história comovente e divertida, cheia de emoções e aventuras que, sem dúvida alguma, vai muito além disso, é, antes de tudo, um alerta, uma ferramenta de prevenção ao envolvimento dos jovens com o crack ou aquilo que conhecemos como droga, mas que já tem o status de arma química de destruição em massa – a praga que invade as ruas e desestrutura famílias.



Com prefácio de MV Bill, Escudeiro da Luz invade o mundo literário retratando de forma lúdica o terrível universo das drogas onde milhares de famílias se encontram O Escudeiro da Luz não fala de problemas, mas de soluções. O texto leve e por vezes divertido nos coloca ao lado de Nilinho que junto com seu super-herói o Escudeiro da Luz entram no Mundo dos Zumbis para tentar salvar o irmão Nando. Um cenário que mistura fantasia e realidade, que traduz o horror, o ilusório e as armadilhas das drogas.


Clique na figura acima e leia os primeiros capítulos do livro O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra de Manoel Soares e Marco Cena

Texto: @Dinora_

Nenhum comentário:

Postar um comentário