Uma parceria entre Prefeitura de Porto Alegre e CUFA RS possibilitará a realização de projetos sociais em viaduto na capital.
Conhecendo a história
“Eu lembro que, há cinco anos, estava andando de bicicleta no Centro de Porto Alegre, fotografando a noite da cidade, e, de repente, deparei com uma menina grávida pedindo dinheiro para fumar crack, na Elevada Imperatriz Leopoldina, perto da Ufrgs”, diz Manoel Soares, Coordenador da CUFA RS e Reporter da RBS.
Noites como essa, serviram de cenário para a Exposição “Bak! Na pedra a sociedade treme”, que viajou o RS e inspirou a Serie Epidemia do Crack publicada pela Zero Hora, que rendeu inclusive prêmios internacionais.
A realização de um evento esportivo em 2008, a SEBAR – Seletiva Estadual de Basquete de Rua (atualmente chamada de LIIBRA) foi o primeiro passo para observar a importancia da resignificação do viaduto como forma de prevenção a violência e combate ao consumo e tráfico de drogas.
Com o "Projeto Viaduto Vivo" na mão e já como parceiro o amigo e deputado federal Beto Albuquerque, foi feito o primeiro contato com a prefeitura de Porto Alegre solicitando o espaço para o desenvolvimento de projetos sociais. A resposta foi imediata e positiva.
Após seguir todos os passos administrativos para a concessão do espaço, no dia 08/10 foi publicado o DECRETO Nº 16.814, de 6 de outubro de 2010, permitindo a CUFA RS a utilização do espaço sob o Viaduto Imperatriz Leopoldina.
O objetivo da CUFA RS é transformar a área em pólo difusor de cultura (leitura, cinema, dança, teatro), esporte (basquete de rua, futebol de rua), promoção dos direitos humanos, capacitação profissional e combate ao envolvimento direto e indireto com o tráfico e consumo de drogas aplicando tecnologias sociais desenvolvidas pela instituição em parceria com os parceiros do projeto.
“Mesmo que jamais volte a vê-la, depois que nossas ações estiverem ocorrendo, atenderemos cada jovem como se fosse a criança que estava na barriga dela.”, diz Manoel se referindo a menina fotografada sob o viaduto.
Parceiros
Além de contar com o apoio do Deputado Federal Beto Albuquerque e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, hoje o S.C Internacional anuncia oficialmente em um coquetel a parceria com a CUFA RS.
Texto: CUFA RS
Fotos: Manoel Soares e Arquivo CUFA RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário