Lançado o 2º Uniforme do Viaduto F.C

Sucesso no lançamento do segundo uniforme do Viaduto F.C.
Publicado em 19/05/2012 por Viaduto F.C
Por Sabrina Fagundes

No dia 19 de maio 2012, a sede esportiva da CUFA – Central Única de Favelas, localizada sob o viaduto Negrão de Lima, em Madureira, foi palco de lançamento do 2º uniforme do Viaduto Futebol Clube, patrocinado pela Nike.

O evento começou com o jogo de futsal masculino sub 13 entre Viaduto F.C. e Associação Rocha Miranda. Os visitantes abriram o placar, mas com muita disposição o time da casa empatou. Final do jogo 2 a 2. O intervalo contou com a apresentação do grupo de capoeira do mestre Sambureco e atração da roda foi a pequena Duda, de 4 anos, filha do mestre Bahia.

A festa continuou com a vitória do time masculino do Viaduto F.C. sub 15 sobre a equipe de Rocha Miranda por 6 a 2. Antes da partida, os garotos do basquete de rua da CUFA levantaram a galera com uma apresentação de habilidade e irreverência contando com a participação dos torcedores em quadra.

O grande momento do dia foi a partida de futsal feminino, que marcou, oficialmente, o lançamento do 2º Uniforme. O jogo terminou 6 a 3, com a vitória do time Rocha Miranda, mas nada que viesse estragar a festa.

Também fizeram parte do evento, Romário Galvão – Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Alice Gismonti – representante da Nike, Aline Dias – Gestora Cultural da Petrobrás e Júlio César Batista Lopes – Gestor de Projetos da Eletrobrás.

Simultaneamente aos jogos ocorreram várias atividades culturais e sociais, como oficina de grafite, organizada pela CUFA; corte de cabelo e manicure realizados pelos profissionais do SENAC Rio e orientações sobre os direitos sociais pela Faculdade UNISUAN.

Finalizando o evento a atração musical Ritmo da Rua, grupo de percussão da CUFA situada na Favela do Sapo, em Senador Camará, fez todo mundo dançar com muito batuque.

Colaborou: Rafael Teodoro

Confira fotos:








Para saber mais e acompanhar todas as ações acesse: http://www.viadutofc.com.br/
 

Exposição encerra o Transfotografia


Após percorrer 14 cidades com oficinas, o projeto volta com a exposição final dos alunos.




Alunos de Fotografia da CUFA emocionam

Alunos de fotografia do Projeto Circuito Papo Reto emocionam auditório lotado no Unilasalle em Canoas.


A CUFA RS realizou nessa última quinta feira, junto ao Encontro Preparatório: V Fórum de Prevenção à Violência Escolar, a formatura dos alunos de fotografia do Projeto Circuito Papo Reto Canoas no Salão de Atos da UniLasalle encerrando a etapa que iniciou em 2011.
As oficinas de fotografia que foram realizadas durante os meses de janeiro à abril, superou o número inicial de 100 vagas, alcançando mais de 120 alunos nas Escolas Nancy Pansera, Thiago Wurth e David Canabarro.

"Percebemos que através das dinâmicas e técnicas de fotografia, foi possível resgatar a auto estima e possibilitar que os jovens possam renovar sua perspectiva de um futuro diferente"
, falam emocionados os professores de fotografia Ivanete Pereira e Paulo Daniel Santos.

A iniciativa integrou o projeto que foi uma iniciativa desenvolvida pela CUFA RS em parceria com a Prefeitura de Canoas através das Secretarias de Educação e Segurança Pública e Cidadania e utilizou a ferramenta literária "O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra" como pilar de prevenção a violência escolar no município.
Para Manoel Soares, coordenador da CUFA RS, o interesse reflete o pioneirismo do município na abordagem da violência escolar. 



"Nenhuma cidade brasileira criou uma política de prevenção ao crack nas escolas como nós fizemos. Os jovens de Canoas conseguiram produzir e reproduzir conscientização, coisa que cidades como Porto Alegre e São Paulo querem fazer agora com o nosso modelo",declarou Manoel.

Durante a noite, centenas de alunos também pode conferir as palestras de Marta Rufatto, secretária de Educação, Eduardo Pazinato, secretário de Segurança Pública, e da advogada do projeto OAB Vai à Escola, Elisabeth Castilho.


A FORMATURA e A EXPOSIÇÃO


Daniel Santos (Professor de Fotografia) e os alunos Escola Thiago (Joice Duarte Carvalho), Escola Nancy (Alexander Soares) e Escola David (Ana Caroline Soares Martins)na hora do juramento.
"A partir de hoje juro passar adiante o que aprendi e guardar no coração o que senti. E usar a minha fotografia para fazer o mundo mais feliz". Foram as palavras que Joice Duarte, Alexander Soares e Ana Caroline Soares pronunciaram e junto com todos os alunos presentes, emocionaram todos no auditório.
Os alunos representaram suas escolas também no recebimento dos certificados. Confirma as fotos:


Marta Rufatto, Secretaria Municipal de Educação de Canoas e Ana Caroline Soares, Escola David Canabarro.


Eduardo Pazinatto, Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania e Joice Duarte, Escola Thiago Wurth.


Ivanete Pereira, Coordenadora Institucional da CUFA RS e Alexander Soares, Escola Nancy Pansera.


De camisetas branca da CUFA RS os alunos convidados para compor o audiovisual da instituição: Giovanna Moreira Rodrigues - Escola Nancy Pansera, Paola Malta da Silva - Escola Nancy Pansera, Alexander Soares - Escola Nancy Pansera, Fabiana Valasco - Escola Thiago Wurth, Huelling Assuna - Escola Thiago Wurth, Patricia Olsever Dias Otto - Escola Thiago Wurth
Emerson Nunes Papa – Escola David Canabarro, Thais Pereira dos Santos – Escola David Canabarro, Fabiano Serafin dos Passos – Escola David Canabarro.





Saguão lotado com os alunos e familiares durante a apresentação da exposição.
De janeiro à abril, a CUFA utilizou dinâmicas e estimulou debates entre os jovens, com objetivo de formar novos atores sociais, cientes no seu papel diante à sociedade. E foi na produção do conteúdo fotográfico, que foi possível observar esse olhar crítico sobre sua comunidade. A exposição foi apresentada no saguão do Salão de Atos, durante a formatura.


Alunos no momento da entrega dos certificados.

PROJETO CIRCUITO PAPO RETO CANOAS
Alcance do projeto


Manoel Soares, em palestras nas 13 escolas municipais de Canoas, em 2011.






· 13 escolas;
· 4.500 alunos de séries finais de ensino fundamental, alcançados através de palestras e oficinas de fotografia;
• 210 unidades da ferramenta literária O ESCUDEIRO DA LUZ em OS ZUMBIS DA PEDRA, para compor as bibliotecas das 42 Escolas Municipais;
· Seminário de Formação para 70 de Professores e 30 Guardas Municipais, com o intuito de informar sobre o Projeto para mobilizar e formar multiplicadores;
· Entrega de Participação no IV Fórum de Prevenção a Violência Escolar, com participação estimada de 100 integrantes da comunidade escolar e guardas municipais.

Parceiros
· SME- Secretaria Municipal da Educação
- Canoas Jovem, DEF e as EMEFs;
· SMSPC- Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania
· Central Única das Favelas