Nomes consagrados na pesquisa e ação profissional em saúde mental vão estar em Canoas durante a I Conferência Municipal de Saúde Mental, que ocorre no salão de atos do Unilassale, nos próximos dias 14 e 15 de abril. Entre os destaques, a Secretária Geral da IV Conferência Nacional de Saúde mental, Sandra Maria Sales Fagundes. Além de psicóloga, Sandra é mestre em educação e foi secretária de saúde nos municípios de Viamão e Porto Alegre.
Estará também nesse evento o especialista e mestre em enfermagem psiquiátrica, Mitiyo Shoji Araújo. Outro nome confirmado para participar como debatedor nesse evento é o da secretária municipal de saúde de Alegrete, Maria Horto Salbego. Assistente social, Maria é também especialista em saúde mental coletiva e sistemas e serviços de saúde.
A análise e proposições em torno das políticas de saúde mental vão estar no centro dos debates desse evento. “No RS, Canoas foi um dos pioneiros nessa questão em 1992, com o primeiro serviço de atendimento em saúde mental”, observa a coordenadora do Programa de Prevenção à Violência, Lenita Andreazza, que também integra a organização da conferência.
Além da definição das propostas em nível municipal, estadual e federal, na ocasição também serão eleito os 14 delegados que vão representar a cidade na Conferência Nacional de Saúde. Atualmente, uma das áreas mais visíveis das políticas de saúde mental na cidade se expressam através do fortalecimento e ampliação das unidades de Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS).

Ronaldo M. Botelho
SMCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário