Capacitação na República Juntos

Os educadores sociais da República Junto receberam na manhã desta terça-feira, dia 10, mais uma capacitação. As assistentes sociais da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Neuza Nunes e Rejane Pizzato, foram até a casa para trocar experiências, ideias e tirar duvidas de possíveis situações que possam surgir na república com os moradores.

Na primeira etapa, foi sugerido um problema relacionado aos afazeres domésticos. Cada educador social tinha que sugerir uma solução e explicar como se portaria diante daquele fato. Todas as respostas era debatidas entre o grupo que chegava a um consenso no final de cada simulação. Ivanete Pereira, coordenadora Institucional da Cufa-RS, afirmou que todos terão suas tarefas do cotidiano e que serão constantemente fiscalizados. "Direitos e deveres andam juntos, e é dessa maneira, juntos, vamos achar soluções para as possíveis dificuldades que surgirão. E uma das ferramentas para isso é o diálogo", disse.
Já a assistente social da Fasc, Neuza Nunes, afirma que os educadores tem função fundamental na república: "Aqueles que vão morar aqui tem um diferencial para estar na casa. E o papel do educador é mediar toda e qualquer situação com firmeza e convicção", conta.

Em um segundo momento, o coordenador da Cufa/RS Manoel Soares auxiliou o grupo a criar novos 

Clique no link abaixo para conferir as fotos da capacitação
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.611940882191472.1073741835.328170913901805&type=3

Cufa inaugura República de acolhimento

No início da tarde desta terça-feira, 3, foi inaugurada a República Junto para acolhimento de jovens e adultos, parceria inédita realizada entre a CUFA e a prefeitura de Porto Alegre, através da Fundação de Atendimento Social e Cidadania (Fasc). Na inauguração, estavam presentes o prefeito da capital José Fortunati, o presidente da Fasc Kevin Krieger, o coordenador regional da CUFA Manoel Soares e a coordenador institucional da CUFA Ivanete Pereira. Localizada na Vila Ipiranga, zona norte da cidade, a República acolherá até 24 pessoas, de 18 a 59 anos, em estado de abandono, vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e sem condições de moradia. O objetivo é proporcionar proteção, apoio e moradia subsidiada a grupos de pessoas de forma temporária.

O prefeito José Fortunati ficou impressionado com a dimensão da casa e falou sobre a cooperação inédita com a Central Única das Favelas. “Esta parceria quebra paradigmas. A República será um ponto de transformação. Não será apenas um teto, mas um espaço para a mudança de vidas”, disse. Manoel Soares afirmou que a inauguração é a realização de um sonho. “Estamos transformando estigma em carisma”, comentou o coordenador da CUFA. Já Ivanete Pereira lembro que “este é um momento emblemático, de um novo olhar. A partir de hoje, ninguém poderá dizer que foi abandonado”. O presidente da Fasc abordou o empenho da equipe responsável pelo projeto e a importância do espaço “Este local será muito importante para quem passar por aqui”, disse Kevin Krieger. Givanildo Oliveira Neves, de 37 anos e há três em situação de rua passando por abrigos e albergues, é um dos novos moradores da República e conta sobre a expectativa de um futuro melhor. “Eu quero progredir, quero trabalhar e estudar. Além de ter um endereço fixo, que me permite pegar um emprego de carteira assinada e abrir conta em banco”, diz.

O morador da República participará obrigatoriamente da construção de um plano individual, do desenvolvimento de convívio social, da orientação e encaminhamento para serviços locais de assistência social e da inserção em projetos e programas de capacitação e preparação para o trabalho. Além disso, terá acompanhamento constante de educadores.

Para participar, o cidadão terá que ser encaminhado pelos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) de Porto Alegre ou demais serviços da rede própria e conveniada de Alta Complexidade. 

Veja as fotos da inauguração:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.608013552584205.1073741830.328170913901805&type=1