Casa das Artes Villa Mimosa: teatro, música e exposição em novembro

Atrações de diferentes linguagens artísticas vão marcar movimentar a Casa das Artes Villa Mimosa nesse mês de novembro. Já neste domingo, 4, o grupo Fantomania, abre a programação deste mês com o espetáculo Contos na Floresta. A apresentação é, mais uma vez, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Canoas e o Sesc/RS. Na segunda-feira, o Dia Nacional da Cultura vai ser celebrado na Casa com uma programação especial, com destaque para a abertura da exposição "Abismo Branco", do artista canoense Fabiano Gummo.
Na sábado seguinte, dia 10, um destaque musical no local é a compositora Mônica Tomasi, que volta paar outro espetáculo em Canoas, ao lado de instrumentistas consagrados no Estado. E no domingo, 18, encerrando as atrações principais desse mês, o público infanto-juvenil vai ser o foco com o espetáculo Baú - Lembranças & Brincanças, do Grupo Trilho. Toda a programação da Casa das Artes Villa Mimosa é gratuita. Os ingressos devem ser retirados no local - Av. Guilherme Schell, 6270 - sempre nas quintas e sextas-feiras, em horário comercial.
Confira as Atrações:
Domingo, 4, 17h
Contos da Floresta - Fantomania (SESC/PMC): Num pequeno bosque, coisas estranhas estão acontecendo, envolvendo personagens engraçados, assombrações, bruxas e fantasmas. Envolvente, descontraído e muito animado, Contos da floresta é um espetáculo de teatro de bonecos que reúne várias técnicas de manipulação, proporcionando momentos agradáveis e divertidos.
Segunda-feira, 5, 18h
"Abismo Branco" - Abertura da exposição do artista visual Fabiano Gummo: Buscando influências na fragmentação narrativa da história da arte, a exposição Abismo Branco propõe possibilidades de pensamento sobre a própria produção conceitual do artista. O conjunto de obras escolhidas carrega a ausência de uma estrutura (temporal) rígida e nos convida para imersões autobiográficas. São preocupações da atividade do artista investigando constantemente sua trajetória enquanto ser humano onde a ironia é um dos parâmetros artísticos.
Sábado, 10, 20h30
Monica Tomasi - Compositora e instrumentista com forte referência nos ritmos brasileiros, suas interpretações contemplam samba, pop, rock e o acústico. Possui 4 Cd's gravados e assina a trilha musical de 3 espetáculos de teatro, além de participações em diversos trabalhos, dentre eles com a Orquestra do Theatro São Pedro. Para essa apresentação na Casa das Artes, a artista trará um grupo de músicos consagrados no cenário de instrumentistas regional, um show cujo repertório terá sambas populares de grandes compositores.
Domingo, 18, 17h
Baú: Lembranças & Brincanças - Grupo Trilho: Dindim recebe sua amiga Pimpolha para dormir em sua casa, mas é proibida de assistir TV pela mãe. As duas meninas não sabem o que fazer. Enquanto esperam, contam apenas com um baú, algumas tralhas e a imaginação para o passar das horas. Inicialmente, sem a televisão, tudo parece sem graça e monótono, porém ao longo do tempo, percebe-se que há muito o que fazer quando crianças podem ser apenas crianças.



Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho

Caminhada encerra atividades do Canoas Loka de Boa


Secom/PMC

mais fotos
Nesta quinta-feira, 18, uma colorida caminhada no bairro Guajuviras encerrou a programação do Loka de Boa. Uma iniciativa da secretaria Municipal da Saúde por meio da Diretoria de Políticas em Ações de Saúde Mental (DPASM) e teve o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. Faixas e cartazes demonstraram a participação e o respeito dedicados ao tema que contou com uma semana rica em palestras de conscientização, oficinas, exposições fotográficas e apresentações culturais.
Dezena de espaços contaram um pouco do que realmente é a saúde mental, abordagens criativas e superação das expectativas conforme a organização. Usuários dos Caps do município, familiares e gestores da rede pública de Saúde Mental conduziram a caminhada que serviu, sobretudo, para alertar a população a cerca do cotidiano das pessoas que sofrem com as doenças psicológicas e com transtornos ou perturbações, distúrbios e disfunções.
"De perto ninguém é normal" caracterizou uma gama de assuntos onde muitas doenças psicológicas conhecidas atualmente são atribuídas ao estilo de vida, cultura e sociedade em que a pessoa vive, mas que os tratamentos e ajuda existem. 

Crédito da notícia: Clever Larsen

Avant Première: Escudeiro da Luz


AVANT PREMIÈRE DE CONEXÕES URBANAS “ESCUDEIRO DA LUZ” NA LIVRARIA CULTURA DE PORTO ALEGRE

Fonte: Afroreggae
http://www/>.afroreggae.org/conexoes/terca-tem-avant-premiere-de-conexoes-urbanas-escudeiro-da-luz-na-livraria-cultura-de-porto-alegre.


Os gaúchos conferiram a Avant Première do quinto episódio da quinta temporada do Conexões Urbanas, “Escudeiro da Luz”, na Livraria Cultura, das 19h30 às 21h, com a presença dos autores do livro que dá nome a este programa: o jornalista Manoel Soares e o escritor Marco Cena. 

A ferramenta literária “O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra”, trata da temática do crack e outras drogas, abordados de forma lúdica e compõe um processo iniciado em 2008 que já percorreu mais de 160 cidades e 6 estados brasileiros dialogando diretamente com mais de 360 mil pessoas. A obra veio para somar à empreitada para prevenção ao uso de drogas, emergida com o Circuito Papo Reto, de palestras interativas que abordam: prevenção ao envolvimento direto e indireto com drogas, relação entre pais, filhos, professores e demais autoridades, consciência política, sexualidade, violência, direitos e deveres. 

O Conexões Urbanas é apresentado por José Junior, que também divide a direção com Jefferson “Don” Oliveira. Domingos, 22h no Multishow.

Confira fotos do evento

Fotos: CUFA RS

Daniel Santos, ilustrador do livro Escudeiro da Luz, dá as boas vindas aos amigos presentes.



A exibição






As falas e comentários dos amigos

Ivanete Pereira - Coordenadora Institucional da CUFA RS


Cláudio do Projeto Vó Chica


Fernanda Bassani, psicóloga


Marco Cena escritor


Sandrinho Gessé, intérprete e Miro Leal, presidente da Academia de Samba Praiana


Ismael Schimidt


Sandrinho Gessé, dá uma palhinha do samba enredo para 2013. Tema inspirado pelo livro Escudeiro da Luz.

Autógrafos Manoel Soares, Daniel Santos e Marco Cena