Cultura tem três leis sancionadas

16:30 - sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Na tarde de hoje, o prefeito Jairo Jorge sancionou três leis que qualificam ainda mais as políticas de cultura no município de Canoas. O conjunto de leis, de número 5.574, 5.575 e 5.576, cria quatro bibliotecas municipais, localizadas nos quadrantes noroeste, nordeste, sudeste e sudoeste, isenta da taxa de fiscalização de atividades os clubes, associações, entidades de classe, carnavalescas, fundações, sindicatos e entidades assistenciais e culturais, sem fins econômicos, e institui a Feira do Livro do município de Canoas, respectivamente.

O ato de assinatura reuniu o secretário de Cultura, Flavio Adonis, a secretária adjunta da pasta Maria Helena Guedes, o secretário de Relações Institucionais Mário Cardoso, o presidente da Câmara de Vereadores César Augusto Ribas Moreira (PRB) e o vereador Juarez Hoy (PDT), além de representantes das subprefeituras e entidades culturais da cidade. O titular da SMC caracterizou a sanção como mais uma conquista. “Trata-se do poder público respeitando o acesso da população aos bens culturais e qualificando os espaços para que a população possa desfrutar”, descreveu Adonis.

Os vereadores Cesar Augusto e Juarez Hoy registraram a parceria entre o Legislativo e Executivo Municipal, mostrando um novo momento na cidade. “Trago o reconhecimento da Câmara ao prefeito Jairo Jorge, que está olhando 360º a nossa cidade”, declarou Hoy. Já Cesar garantiu que os projetos foram aprovados por unanimidade porque vão ao encontro da comunidade. As leis, que avançam ainda mais a construção de instrumentos e elementos que estimulam a cultura e a leitura na cidade, também desenvolvem uma importante descentralização – aspecto ressaltado na ocasião pelo secretário Mário Cardoso.

Ao assinar as três leis, o prefeito Jairo Jorge falou da importância de levar a cultura aos recantos de Canoas. “Estruturas descentralizadas, que levam informação, sabedoria, conhecimento e cultura, ajudam a formar cidadãos do futuro”, afirmou. Jairo também defendeu a manutenção da Feira do Livro de Canoas, que reuniu 380 mil pessoas no último ano, o que fica garantido com a sanção.

BIBLIOTECAS NOS BAIRROS

As bibliotecas, localizadas nas quatro regiões da cidade, possuem acervo de aproximadamente 2 mil obras cada, além de possibilitar o empréstimo ao leitor, que pode levar o livro para casa.

Recentemente a Câmara dos Vereadores aprovou projeto que consolida a criação das quatro bibliotecas, dando a elas denominação e estrutura jurídica para que possam participar de editais que possibilitem sua estruturação.

Conforme o secretário de Cultura, Flávio Adonis, já está prevista para breve a chegada de pelo menos 1,9 mil livros para cada uma das bibliotecas. “Algumas inclusive poderão ter seu espaço ampliado para acomodação do acervo e conforto do leitor”, falou.

Amanda Utzig Zulke

Secretaria de Comunicaçã

Reunião de moradores do bairro Olaria



Em reunião organizada pela lider comunitária Margareth Maciel, na sede da Cufa Canoas, com os moradores do bairro Olaria para o andamento das obras da UBS São Vicente na rua Gildo de Freitas, outra pauta foi a escolha para os nomes das ruas do residencial São Vicente III, hoje denominados com letra "A,B,C,D,E o que dificulta bastante sua localização.participaram para esclarecimentos e encaminhamento Sr Oli Borges Relações Comunitárias,Sr Aldir Galina diretoria do OP(orçamento participativo) Dra.Miriam diretora dos posto de saúde,Francisco Nunes-subprefeito da região, Guido Bamberg-Câmara de vereadores e os delegados do OP, Margarth.Maciel;Lucia de Oliveira ,Nelci de Assunção,Santa Tereza,Suzana Furtado; Otmar Bi .

NOVOS UNIFORMES NAS ESCOLAS DE CANOAS

Estudantes recebem kits escolares e novos uniformes em fevereiro

10:45 - terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Em mais uma iniciativa que visa aprimorar a qualidade da educação no município, a prefeitura de Canoas beneficia os alunos de sua rede de ensino com a entrega de Kits de material escolar. Inicialmente, este material será entregue aos estudantes das séries iniciais, 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Todos os alunos de 1ª a 8ª série receberão novos kits de uniformes escolares, entregues pela primeira vez no ano passado em uma iniciativa inédita em Canoas. A entrega será realizada pelo prefeito Jairo Jorge e pelo secretário de Educação, Paulo Ritter, aos pais ou responsáveis, a partir do dia 14 de fevereiro, em todas as instituições escolares.

O Kit escolar é composto por um apontador, duas borrachas, um caderno de desenho grande, três cadernos pequenos, um caderno grande, uma caixa grande de lápis de cor, seis lápis de escrever, uma tesoura, duas canetas azuis, duas canetas pretas, um frasco de cola branca, uma régua, um pacote de folha branca, um estojo, uma pasta plástica e uma mochila em nylon.

Já os kits de uniforme escolar são compostos de acordo com as séries. O Kit Verão 1 feminino, destinado à alunas do 1º ao 5º ano, contém duas camisetas de manga curta e um short saia. O Kit Verão 2, para alunas a partir da 5ª série, possui duas camisetas de manga curta e um corsário. O Kit 3 é o de Verão masculino e oferece duas camisetas de manga curta e uma bermuda. O kit 4 é o de inverno unissex e é composto por duas calças e uma jaqueta de moletom.

CRONOGRAMA DE ENTREGA DOS UNIFORMES

DIA 14/02

EMEF Rio Grande do Sul (1º Ano a 8º Série): 8h

EMEF Paulo VI (1º Ano a 8º Série): 9h

EMEF Dr. Rui Cirne Lima (1º Ano a 5º Ano): 10h

EMEF Vitória (1º Ano a 8º Série): 11h EMEF Ceará (1º Ano a 5º Ano): 13h30min

EMEF David Canabarro (1º Ano a 5º Ano): 14h30min

EMEF Odette Yolanda de Freitas (1º Ano a 8º Série): 15h30min

EMEF Walter Perachi de Barcellos (1º Ano a 5º Série): 16h30min

EMEF Ildo Meneghetti (1º Ano a 5º Ano): 17h30min

DIA 15/02

EMEF Nancy Pansera (1º Ano a 8º Série): 8h

EMEF Carlos Drummond de Andrade (1º Ano a 8º Série): 9h

EMEF Jacob Longoni (1º Ano a 5º Ano): 10h

EMEF Guajuviras (1º Ano a 8º Série): 11h EMEF Rondônia (1º Ano a 8º Série): 14h

EMEF Castelo Branco (1º Ano a 5º Ano): 15h

EMEF Erna Wurth (1º Ano a 8º Série): 16h

EMEF Tancredo de Almeida Neves (1º Ano a 5º Ano): 17h

DIA 16/02

EMEF Sete de Setembro (1º Ano a 5º Ano): 8h

EMEF Arthur Oscar Jochims (1º Ano a 8º Série): 9h

EMEF Irmão Pedro (1º Ano a 8º Série): 10h

EMEF Prefeito Edgar Fontoura (1º Ano a 8º Série): 11h

EMEF Ícaro (1º Ano a 8º Série): 14h

EMEF Arthur Pereira de Vargas (1º Ano a 8º Série): 15h

EMEF Barão de Mauá (1º Ano a 5º Ano): 16h

EMEF Dr. Nelson Paim Terra (1º Ano a 8º Série): 17h

DIA 17/02

EMEF Gonçalves Dias (1º Ano a 6º Série): 8h

EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig (1º Ano a 7º Série): 9h

EMEF Max Adolfo Oderich (1º Ano a 8º Série): 10h

EMEF General Neto (1º Ano a 5º Ano): 11h

EMEF Farroupilha (1º Ano a 8º Série): 13h30min

EMEF Santos Dumont (1º Ano a 5º Ano): 14h30min

EMEF Pernambuco (1º Ano a 5º Ano): 15h30min

EMEF Theodoro Bogen (1º Ano a 8º Série): 16h30min

EMEF Duque de Caxias (1º Ano a 8º Série): 17h30min

DIA 18/02

EMEF Coronel Pinto Bandeira (1º Ano a 7º Série): 8h

EMEF Monteiro Lobato (1º Ano a 8º Série): 9h

EMEF General Osório (1º Ano a 5º Ano): 10h

EMEF Assis Brasil (1º Ano a 5º Ano): 11h EMEF João Paulo I (1º Ano a 8º Série): 14h

EMEF Thiago Wurth (1º Ano a 8º Série): 15h

EMEF Rio de Janeiro (1º Ano a 7º Série): 16h

EMEF João Palma da Silva (1º Ano a 5º Ano): 17h

Patrícia Araujo

MV Bill Encontra com Jovens em Olinda

De passagem pela capital pernambucana para gravar participação no DVD de Almir Rouche, MV Bill esteve em encontro com jovens de diversas comunidades da região metropolitana e alguns gestores.

A CUFA PE não pederia deixar que a presença de Bill em Recife fosse apenas na gravação do DVD - Evoé Nabuco de Almir Rouche; o nosso presidente esteve na Casa da Comunidade em Olinda para falar um pouco das atividades da CUFA no combate ao crack bem como do Ano Internacional dos Afrodescendentes determinado pela ONU este ano




Bill foi recebido ao som do maracatu Rosa Vermelha da comunidade dos Coelhos(Recife) e sentou à mesa ao lado do coordenador estadual da CUFA, Fábio Negão; o coordenador da CUFA Internacional, Cesar Croneblod; a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Amparo Araújo; o coordenador do CEPIR, Jorge Arruda; um representante da Prefeitura da Cidade de Olinda; e dois secretários do Governo do Estado de Pernambuco.



“A diversidade cultural daqui permite a criação de diversas formas de expressão musical e uma das vantagens da CUFA é valorizar as características culturais locais para oferecer atividades a crianças e jovens que estão em situação vulnerável” disse o rapper



“É maravilhoso ver toda essa garotada participando das atividades da CUFA aqui em Pernambuco, melhor ainda é ver que os gestores, como esses que estão presente na mesa, acreditam na nossa missão e apoiam as nossas atividades”complementou o MV Bill



Os integrantes das atividades da CUFA PE das comunidades de Santo Amaro, Marcos Freire, Coelhos, Piedade, Peixinhos e todos os que estiveram até o final da palestra sentiram-se lisongeados com a simpatia e simplicidade do rapper que após a atividade tirou fotos, deu entrevistas, ouviu algumas rimas de jovens rappers e distribuiu autógrafos



“Este encontro foi importante para reiterar a grandeza das atividades que a Central realiza pelo estado conseguindo fortalecer bases na região metropolitana como a que coordeno em Jaboatão dos Guararapes e também no interior do estado como Petrolina. “ disse a coordenadora de Jaboatão dos Guararapes Gisela Santos. “Estamos mais fortes a cada ano, e sempre em contato com apoiadores para ações maiores ainda capazes integrar os jovens com poucas perspectivas; as ações que propomos tem um teor de motivação altíssimo que reestabelece o vínculo com a sociedade naquelas pessoas invisibilizadas” comentou Fabio Gomes(Negão) coordenador estadual da CUFA PE

Fonte: CUFA PE