Boas Festas !!!!


A Cufa Canoas deseja a você os melhores votos de paz, saúde e boas festas.
Queremos que você continue sempre com esta alegria, com este companheirismo e continue nos prestigiando com suja preferência e atenção, pois só assim teremos motivos para buscar sempre o melhor.
Que neste final de ano você possa somar todas as alegrias e dividir seu entusiasmo de ser feliz.
Somos privilegiados pois contamos com sua amizade, apoio e confiança.
A nossa meta é oferecer sempre o melhor.
Aos alunos, amigos e familiares elevamos o nosso carinho, nosso muito obrigado por tudo e tenham Boas Festas!
Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no PORRADÃO DE 20

Celso Athayde com o Presidente Lula.



Amigos ocultos e declarados, esse é o último Porradão de 20 do ano, o último de 2010.

Neste ano muitos passaram por aqui, Caetano Veloso,Miriam Leitão, Dilma Rousseff, Cacá Diegues, Huck, Rick Bonadio, Flora Gil, Preto Zezé, Freitinhas, Luiz Erlanger, os ministros Padilha, Elói, Juca Ferreira, Tarso Genro, e tantas outras personalidades famosas ou não. Mas esse Porradão é muito especial, pois trata-se da despedida do Porradão em 2010 e também da despedida do metalúrgico que se tornou o político, e porque não dizer, o homem mais importante da história desse país.

Mas antes de cair no porradão com ele, quero desejar a todas e a todos um feliz Natal e um próspero ano novo. Saúde pra todo mundo e muita luz.

Mas agora vamos ao que interessa, o Presidente entra para a história do Porradão, que entra para a história do presidente.
Com vocês, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia na integra no PORRADÃO DE 20

Natal no judô

D.Ivanete Paulo Daniel e equipe Canoas
A confraternização...
D.Ivanete cantando ...
...e recebendo o seu presente, uma camiseta personalizada
do teatro TUMULTO
Cris Vaz com a entrega dos presente do amigo secreto
Os publico ...
Os alunos...
... Assistindo as fotos das atividades de 2010

O encerramento das atividades da Cufa Canoas em 2010 foi com a confraternização dos alunos do judô, houve amigo secreto, troca de faixa e colocação de grau e cama elástica.
Ainda teve o sorteio da pintura de Natal, que foi feito por Paulo Daniel Santos, que entregou autografado o livro doado pela Cufa RS a aluna Letícia.
Também tivemos a presença da Diretora Institucional da Cufa RS Ivanete Pereira, que cantou para todos.
Agradecemos a todos os pais e alunos presentes, a direção e monitores do Abrigo Raio de Sol a equipe de voluntários e a todos que de uma forma ou outra nos ajudaram a fazer a diferença, "Fazendo do nosso jeito"
Boas Festas !!!

Sensei Claudio apresentando seu presente !!!
Paulo Daniel e Leticia
Paulo Daniel falando aos pais sobre o
Livro do EL Escudeiro da Luz
Trocando a faixa...
...colocando grau

Dona Ivanete,Cristiane e Familia
Todas as fotos no orkut
cufa.canoas@gmail.com

Projeto de geração de renda de escola de samba






As portas da sede da Escola de Samba Estado Maior da Rio Branco estiveram


abertas nesta segunda-feira, 20, para que a comunidade conhecesse um trabalho que vai além da música ou do ritmo carnavalesco. Em exposição, trabalhos artesanais feitos por pessoas que participaram de capacitações para a produção de peças como fuxico, crochê, bordados e outras que envolvem a sustentabilidade, como sacolas feitas a partir de garrafas pet.

A iniciativa recebe o apoio da Coordenadoria Municipal de Políticas para Igualdade Racial (Copir) da Prefeitura de Canoas. Para prestigiar o evento, o presidente da Escola, Luiz Antônio de Oliveira, o Totonho, preparou uma confraternização entre os participantes. "Sou um incentivador dos trabalhos sociais desenvolvidos por nossa Escola", afirmou.

A coordenadora social da Escola de Samba, Sônia Silveira, destaca que somente neste ano, o projeto já capacitou quase 200 pessoas. A dona de casa Margarida Soares, 63 anos participou das atividades. “Além de aprender a fazer artesanato, o convívio social me fez muito bem”, disse.

A coordenadora de Políticas para Igualdade Racial, Maria Aparecida Mendes, destaca outras escolas de samba da cidade também estão engajadas em projetos sociais como o da Estado Maior da Rio Branco. “A meta é captar recursos do Plano Setorial de Qualificação - Planseq para a Indústria do Carnaval, segmento Escola de Samba, do Ministério do Trabalho e Emprego, que irá qualificar 10.810 trabalhadores”, disse.

O projeto, pioneiro para o setor, tem como objetivo a qualificação social e profissional de trabalhadores do Espírito Santo, Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. “Nosso objetivo é captar estes recursos para disponibilizar a todas as escolas de samba do município que atuem na geração de renda”, destaca a coordenadora.

Patrícia Araújo / Jesiel B. Saldanha

TROCA DE AMIGO SECRETO




Nesta sexta feira aconteceu o encerramento do ano da ginástica
Pilates com a troca do amigo secreto.
Estaremos de volta em fevereiro 2011.

Presidente Lula se reúne com a CUFA e outros movimentos sociais no Palácio do Planalto


Hoje, 15 de dezembro no Palácio do Planalto o Presidente LULA recebe lideranças da CUFA e de outras entidades sociais dos mais diversos segmentos.
O fato é inédito. Pela primeira vez na história desse país um representante do Estado marca um encontro para se despedir diversas lideranças sociais.
O “Encontro com os Movimentos Sociais” é organizado pela Secretaria Geral da Presidência da República, responsável por coordenar as relações do governo com a sociedade civil.
Para a Secretaria Geral da Presidência da República o encontro simboliza o diálogo responsável e qualificado com entidades que, assim como a CUFA, estão mudando a vida de milhões de brasileiros efetivando a democracia participativa, prevista na Constituição Federal de 1988.
Para o Secretário Geral da CUFA, Celso Athayde (RJ), o encontro simboliza o reconhecimento do Estado de que as políticas sociais destinada a cidadãos de invisibilidade, que estão em espaço em desvantagem social, só serião consolidadas se estes cidadãos participarem do processo de construção das políticas.

Participam do encontro os coordenadores da CUFA em outros estados como Preto Zezé (CE), Linha Dura (MT), Max Maciel (DF),Dinorá Rodrigues (RS), Maria Conceição (BA), Fabio Negão (PE) e Nélio Nogueira (TO). Participam também mais outras 500 lideranças de entidades que dialogam com o Estado nas mais diversas perspectivas como entidades sindicais, do campo, das mulheres, dos negros, de juventude, de economia solidária e de reforma urbana.


Presidente Lula na sede da CUFA RJ em 2006

Teatro Fórum invade Canoas

Alunos do Projeto Atuação de Porto Alegre se apresentam na Escola Cônego José Leão Hartmann em Canoas.







Os alunos do Projeto Atuação e integrantes da Cia. Tumulto de Teatro. Apresentaram-se aos alunos e professores da Escola Cônego José Leão Hartmann no Guajuviras, nessa segunda-feira em Canoas.

Uma das técnicas de Teatro do Oprimido mais utilizada, o Teatro Fórum consiste na encenação de um problema objetivo, baseado em fatos reais, cujos personagens oprimido e opressor entram em conflito em defesa de seus respectivos desejos e interesses. Impedido de realizar seu objetivo, o personagem oprimido fracassa ao final da cena, dando ao público a oportunidade de substituí-lo e experimentar novos caminhos para resolução do problema.

O público deve apresentar suas alternativas através da intervenção direta no espetáculo substituindo o personagem oprimido na história. Com isso, ultrapassa a barreira entre palco e platéia e implementa-se o diálogo.


E com o objetivo de colocar os jovens de Canoas para refletir sobre temas atuais e pertinentes à sua geração, que foi apresentada a peça "Direito de Nascer", que aborda o tema gravidez na adolescência, aborto, violência domestica, síndrome de down e racismo.

Os destaques ficaram para os alunos do ensino fundamental e ensino médio,Yasmin Not Dutra, Fernanda Nunes da Rosa e Emerson Pedro Morais, que interagiram com a peça e colocaram seus pontos de vista, através da atuação.

"Discutir temas do cotidiano dos jovens está cada dia mais dificil. O teatro-fórum nos aproxima muito deles, pois conseguimos abordar temas relevantes, mas de forma lúdica e contando com a participação deles nas atividades. É muito gratificante e transformador", diz Janaína Bragança, Coordenadora da CUFA em Canoas.


Torneio Atleta Cidadão do Futuro reúne 1,2 mil crianças e jovens

OProjeto Atleta Cidadão do Futuro,no bairro Olaria acontece todas as segundas e quartas feiras
das 15 as 17hs, no campo do loteamento São Vicente III,novas inscrições podem ser feitas na Cufa Canoas.

Os atletas do futuro conquistaram sua primeira medalha no futebol.
Cristyan,Wagner,Leonardo,Alisson,Gabriel,Michael,Gabriel P.
Weslley,Andrey,Evandro,Evanir e William.





Aproximadamente 1,2 mil crianças e adolescentes estão participando do torneio de encerramento do projeto Atleta Cidadão do Futuro, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. As atividades estão ocorrendo no Complexo Esportivo da Ulbra e contam com a participação do secretário Dario da Silveira.

Estudantes de 7 a 15 anos, de todas as quatro regiões da cidade, estão competindo entre si nas modalidades de futebol masculino e futsal feminino e masculino.

Ao final, por volta das 17 horas, os atletas receberão medalhas. Dario explica, no entanto, que o objetivo não é ser campeão, mas participar e confraternizar. “A competição já é uma vitória para eles”, sintetizou.

Os jovens Diego Braga da Silva, 16 anos, Matheus Chagas de Azevedo, 14, Leandro Oliveira Teixeira, 13, Matheus da Silva Alves, 13 e Mikael Pereira de Oliveira, 14, aguardavam a vez de jogar. A partida de futsal do grupo estava prevista para às 13 horas. Para aguardar, eles aproveitavam para fazer um lanchinho, sentados na grama, embaixo de uma árvore, em frente ao ginásio. Alegres, eles falaram da participação no torneio. “É muito bom estar aqui, sair um pouco do Guajuviras, onde a gente mora”, afirmou Mikael.

Mas não eram só os adolescentes e crianças que estavam radiantes. Os pais, avós, tios e amigos também estavam felizes. A dona de casa Terezinha Samuel de Oliveira, 52, acompanhava o neto Henrique, de 11 anos. “Acho esse projeto maravilhoso. Sempre desejei que existisse algo assim para as crianças e jovens. E o meu neto adora”. O técnico de som Antônio Miranda, assistia ao filho de 15 anos. “Praticar atividade física é muito bom e ele gosta bastante”.

SAIBA MAIS:

* Para 2011, a previsão do secretário de Esporte e Lazer, Dario da Silveira, espera inscrever 5 mil estudantes no projeto.

* Novas modalidades estarão à disposição das crianças e jovens. Além das cerca de 3 mil vagas no futebol e futsal, haverá 500 vagas para vôlei, 500 judô, 500 atletismo, 500 tae kan do, e 500 handebol.

* Os participantes treinam duas vezes por semana com bolsistas estagiários e profissionais de Educação Física. Além do esporte, o projeto estimula a formação das crianças como cidadãos.

Daiane Poitevin

Secretaria de Comunicaçã

FORMATURA DO PROJETO BOMBEIRO AMBIENTAL MIRIM-2010


Em um ato marcado por padrões e ritos militares, os 37 primeiros formados no projeto Bombeiros Ambientais Mirins receberam, na manhã desse sábado, 4, o certificado de formatura. Canoas foi a primeira cidade do Brasil a contar com esse projeto, que forma agora sua turma pioneira.

O evento ocorreu nas dependências da Associação dos Moradores do Bairro Igara 2 – AMORJ, e teve a presença de expressivas autoridades políticas, militares e civis. O prefeito de Canoas Jairo Jorge esteve representado pela vice-prefeita Beth Colombo e o secretário municipal de Meio Ambiente Celso Barônio, esteve representado por seu adjunto, Manuel Marcos. “Pensar e projetar o futuro passa pela educação. Como educadora, eu estou emocionada em participar desta solenidade”, assinalou a vice-prefeita Beth.

A cerimônia iniciou às 10h, com a chegada do carro de bombeiros trazendo os formandos. Nesse momento, a banda da Brigada Militar deu o tom à marcha da turma. Enquanto isso, pais e outros familiares das crianças registravam o momento. Após se posicionarem em frente ao palco, tiveram início as homenagens, teve início as falas das autoridades. “Vocês serão os nossos multiplicadores. Desejo-lhes, sobretudo, trabalho para representar essa mensagem”, declarou o capitão Julimar Fortes Pinheiro, em nome do 8º Comando Regional de Bombeiros.

A Cufa Canoas participou deste projeto como voluntária, através da coordenadora Janaina Bragança com oficinas de artesanato com material reciclavel.





TREINO DE JUDÔ NA ULBRA

Na manhã deste sábado aconteceu o treino de integração no ginásio de esportes da ULBRA CANOAS,participaram atletas do CAJU, CUFA CANOAS e Escola Municipal Rio Grande do Sul.