DANÇA E CULTURA AFRO


Professora Cris e sua alunas










Dança e Cultura Afro, busca conhecer e valorizar a cultura africana, nossos antepassados e o respeito entre a diversidade cultural existente partindo da história, danças e indumentária africana.

INGLÊS E ESPANHOL






Professor Rafael - Inglês


Professora Kely -Espanhol


Bingo espanhol

No segundo dia de aula (inglês e espanhol), a procura cresceu muito, o que nos faz acreditar muito mais no que fazemos, pois um jovem sair de casa em um sábado pela manhã, sem ser obrigado, é porque ele quer alguma coisa além da escola...
A professora Kely fez uma dinâmica de grupo, com um bingo em espanhol, no qual o ganhador ganhou um bombom , foi muito divertido, além de educativo.
O professor Rafael, após a aula do grupo, aplica o reforço individual para quem tem dificuldades com a lingua inglesa.

Cufa Canoas no Quilombo Chácara das Rosas


Emilílo Netto e Paulo Carvalho e CUFA CANOAS

No ato de titularização do Quilombo Chácara das Rosas.
Esteio esteve representada por Eliane da UNIR RAÇAS,
que convidou Carla moradora do Quilombo para participar da
semana da Conciência Negra em Esteio,
com uma oficina de tranças.

QUILOMBO CHÁCARA DAS ROSAS


3º Grito dos Excluídos de Canoas


Veralindá Menezes,contando e cantando a
Princesa Violeta.


comunidade presente...

INCRA DA TÍTULO OFICIAL AO QUILOMBO

Um ato inter-religioso e uma homenagem simbólica ao Pai-de-Santo Liege, ex-liderança do terreiro do Chácara das Rosas, falecido recentemente, foram alguns dos vários momentos informais e atrações na solenidade de assinatura de titulação desse quilombo, realizado nessa sexta-feira, 30, em Canoas. O evento ocorreu em um palco montado em frente à comunidade, no bairro Marechal Rondon, e contou a participação do presidente do Incra e do prefeito de Canoas, Jairo Jorge, entre dezenas de outras autoridades e líderes de movimentos sociais e quilombos gaúchos.
Antecipando a assinatura da titulação, por iniciativa da Coordenadoria Municipal das Diversidades, foi realizado uma breve ritualística, falado em yorubá (idioma predominante na África), pelo Babadiba de Yemanjá, líder ligado à orientação de matriz africana. Também por iniciativa daquela coordenadoria, um ato inter-religioso que reuniu católicos, espíritas, ubandistas, entre outras orientações religiosas locais. Em seguida, foi entregue à presidente da comunidade Chácara das Rosas, Isabel Cristina Genelício, um troféu e um pôster do pai-de-santo Liege, seu irmão e líder espiritual no local. Em sua fala, Frei Wilson, um dos mobilizadores do Grito dos Excluídos, pediu um gesto de que todos estendessem as mãos para abençoar a comunidade do quilombo.
Enquanto isso, nas dependências da propriedade, onde vivem as famílias beneficiadas com a titulação, centenas de visitantes transitavam. Entre as atrações, adornos afro-culturais nas árvores da propriedade; exposições de artes plásticas, com temáticas alusivas à história da comunidade e artigos produzido pelas bordadeiras – que aprenderam essa arte através de projeto do Movimento Ação de Canoas (MACA).
Também foi distribuído pelo pátio obras da Biblioafro, criada no local com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. "É muito bonito, nunca vi algo igual, mostra um pouco do carinho que o governo tem com os negros", declara a moçambicana Lola Inês Antônio Fernando, convidada da ONG canoense Bem-Me-Quer. Com uma colega, ela fazia no local a exposição de capulanas - manto de tecido usado na África pelas mulheres.
Representantes de mais de 40 quilombos do estado; gestores públicos municipais, deputados e um senador, além de diversas lideranças de organizações e movimentos sociais, que também participaram da Marcha dos Excluídos, no mesmo dia, prestigiaram a solenidade.


Ronaldo M. Botelho
SECOM

PALESTRA COM MANOEL SOARES EM CANOAS


TEMA: "CRACK NEM PENSAR"

Data: 14 de Novembro/2009
Rua José Danilo de Meneses, 30
Olaria - Estância Velha/Canoas
Sede da CUFA CANOAS
Horário: 10:30Hs

CUFA RS E SECRETÁRIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

A CUFA se reuniu (29/10) com o secretário de segurança Pública Alberto Koppitk e o secretário adjunto Eduardo Pazzinato,para discutir ações de prevenção a violência nas 34 escolas de ensino fundamental de CANOAS.
A ação terá participação do policiamento local em ações diversas entre elas, oficinas de teatro, videoteca,atividades esportivas, oficinas de RAP, entre outras.As ações acontecerão dentro do horário escolar , complementando as disciplinas do ano letivo.
Previsão para o início do ano letivo de 2010.

FORMATURA LA SALLE

OS FORMANDOS...

... Guilherme,Erick,Patrica,Lisa,Kênia,Eliane,Airiane,
e o professor Gleiter

SUCESSO, curso básico de rotinas administrativas encerrou nesta segunda feira (26/11)
Com a entrega dos diplomas pelo professor Gleiter.

CONVITE


Informações e vendas
cufa.canoas@gmail.com
Fone: 85312595

AULA INAUGURAL DE INGLES E ESPANHOL










Os professores dos cursos de inglês (Rafael) e Espanhol (Kely)
iniciaram as aulas neste sábado pela manhã.



FORMATURA OFICINA DE FOTOGRAFIA




Erik,Daniel,Guilherme e Dango,Oficineiros e multiplicadores

OS FORMANDOS...

Os oficineiros, Daniel e Dango
Os multiplicadores: Guilherme Costa e Erick Gonçalves
Os formandos: Cauê, Fernando, Ariel, Michael, Alisson, Natalia, Leonardo, Gabriel, Pedro Henrique, Juliana, Stefani, Wagner e Rafaela.
Foram 10 aulas, 40 horas de aprendizado de fotografia e cidadania.
Na festa de encerramento foram exibidas no telão as fotos feitas pelos alunos, com a observação feita por eles.
Teve bolo, homenagens, e quase choradeira ...

GUARDA MUNICIPAL DEVOLVE CHAVES PARA A CUFA CANOAS


Nossa sede funciona onde antes era um DTG, hoje não é mais um DTG e mesmo assim o patrão devido a muitas atividades desenvolvidas por nós, se achou no direito de lacrar as portas, sem nos avisar.
Em dia da formatura da oficina de fotografia, com muitas mães e formandos, fomos pressionados pela comunidade a tomar uma atitude.
Buscamos o auxilio da secretária de segurança, e do chefe de gabinete, que nos atendeu de imediato, cientes da importancia de nossas ações.
O chefe da Guarda Municipal Dr.Alex, juntamente com o apoio de uma equipe de guardas municipais, e o coordenador estadual da CUFA, Manoel Soares, foram ao encontro deste patrão, para esclarecer a situação, que foi resolvida de imediato.
Nossoa agradecimentos todos envolvidos.

QUILOMBO CHÁCARA DAS ROSAS EM FESTA


Está marcada para as 14 horas do dia 30 a solenidade de entrega pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do título definitivo ao quilombo urbano Chácara das Rosas. A festa pela conquista da comunidade remanescente de escravos, localizada entre as ruas Dona Rafaela e Duque de Caxias, no Marechal Rondon, deverá contar com a presença de convidados como os ministros da Igualdade Racial, Édson Santos, do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o presidente do Incra, Rolf Hackbart.
Além da cerimônia de entrega do título, a Federação das Associações das Unidades Quilombolas organiza uma grande festa para comemorar a conquistas das 32 famílias que vivem no local. Está confirmada a exposição de produtos da economia solidária e haverá ainda a terceira edição do Grito dos Excluídos. A expectativa dos moradores da comunidade quilombola é pela reestruturação do lugar. Os 1,4 mil metros quadrados de área devem receber do poder público obras de saneamento básico, melhorias nas instalações de energia elétrica, construção de casas e ajuda à criação de uma horta comunitária. CAMINHADA - A comunidade quilombola será o ponto de chegada do Grito dos Excluídos, que será iniciado na área central da cidade. Previsto inicialmente para ser realizado em setembro, mas transferido em função das chuvas, o evento é considerado uma das maiores mobilizações populares do País. Conforme a titular da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial, Maria Aparecida Lima, a iniciativa amplia o apoio à Chácara das Rosas. A concentração do Grito dos Excluídos está prevista para as 14 horas, no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, com expectativa de chegada às 15 horas no quilombo. "Queremos somar com a comunidade e celebrar junto essa conquista", declara o Frei Wilson, um dos organizadores do evento. A caminhada é organizada há 15 anos por pastorais da Igreja Católica, organizações e movimentos sociais. Em Canoas também participam sindicatos, ONGs e associações.
Texto do jornal diário de Canoas (19/10)

CUFA NO JORNAL DO ALMOÇO










No Jornal do Almoço do dia da criança(12/10) a cufa presenteou o jornal com o nosso boneco, com a camiseta personalizada da campanha da RBS CRACK NEM PENSAR.
Onde o "LITO" e o Danilo falaram com as crianças.







TERRITÓRIO DE PAZ



















Com a proposta de superação a violência e com perpectiva de paz o bairro Guajuviras ganha força neste sábado com o lançamento oficial do nono território de Paz.
Em iniciativa do ministério da justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública (PRONASCI).
São 24 ações programadas para integrar políticas de segurança e ações sociais preventivas.
O lançamento aconteceu na CONTEL, com discurso do prefeito Jairo Jorge e do ministro da justiça Tarso Genro e do secretário de segurança pública Alberto Koppitk.
A Policia Rodoviária Federal fez a entrega de duas motos e 20 armas taser (não letal que paralisa a pessoa por meio de descarga elétrica, para a guarda municipal.
O municipio ganhou ainda um etilômetro (bafômetro), para o uso em blitz de trânsito.
Com um grande evento artístico e político,os inumeros talentos apresentados garantiram um espetáculo variado e cheio de diversidade que entará para a história do bairro como um marco na luta por dignidade e justiça.
A cufa apresentou o grupo Nação Periférica de Alvorada com os percussionistas.

NEGRITUDE PELA PAZ


Nesta quinta feira (08) reuniram-se na fundação cultural, para a organização do evento,
que acontece entre os dias 16 e 21 de novembro. A semana da consciência negra na praça da Bandeira em Canoas.Na programação está a imarcha da negritude pela paz, debates,seminário sobre a saúde da população negra, programação cultural com oficina literarias e hora do conto e o lançamento do boneco negro o Tião no dia 20 , que representará o seu nascimento.
E shows diversos.O comunicador Manoel Soares e Coordenador geral da cufa RS, fará um bate papo, no dia 18 a tarde.

QUILOMBO CHÁCARA DAS ROSAS

O COMUNIDADE J.A desta semana foi no quilombo Chácara das Rosas.
Com destaque no JORNAL DO ALMOÇO-RBS TV
Manoel Soares apresentou a comunidade, falou da titularidade e o que o municipio tem feito em relação a esta comunidade.
A titular da COPIR -Cida diz que a titulação é o resultado de lutas de lideranças representativas do movimento negro de Canoas.
Veja a reportagem completa.

05/10 segunda Feira

06/10 Terça Feira

07/10 Quarta Feira

INSTITUTO CANOAS XXI

Em reunião(07/10) com o diretor do INSTITUTO CANOAS XXI Sr. Aroldo Carvalho, que esclareceu como funciona o uso de espaço público, já que nossa sede fica em uma área do municipio.
Como o nosso pedido da continuação do uso deste local que seja legalizada.
"fazendo do nosso jeito" mas de forma legal.

MARCHA MUNDIAL PELA PAZ


Alunos do judô e fotografia -Equipe Cufa Canoas, Esteio e São Leoplodo


Paulo e o prefeito Jairo Jorge


Pose para a foto


Judô ao ar livre




"CRACK NEM PENSAR"

Distribuição de adesivos











Erick e Jairo Jorge

Guilherme e Jairo Jorge






O sábado de muito sol lotou o parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo)
Onde teve apresentação de dança, música,teatro,a nossa exposição de fotografia e artesanato, e uma aula ao ar livre de judô.
Os alunos da oficina de fotografia registraram o evento e fizeram a distribuição de adesivos da campanha CRACK NEM PENSAR, o prefeito Jairo Jorge e a primeira dama Thais Penna, foram conhecer nossos alunos e saber um pouco de nossas atividades.
O secretário de segurança pública e cidadania Alberto Kopittke e o Secretário adjunto Eduardo Pazzinato, foram conferir a nossa exposição , onde reforçaram o convite do Território de Paz, na sexta feira(09/10)no Guajuviras.
O secretário da educação Paulo Ritter, fala da importância que um ato como este é uma forma de intensificar a motivação e a consciência pela paz nos canoenses, principalmente nos jovens e crianças, que posteriormente acabam atuando como multiplicadores.
No encerramento o prefeito Jairo Jorge disse que é na escola que se controí o pilar fundamental para a paz, pois só com educação e conhecimento é possivel vencer o ódio, a intolerância, o preconceito e o rancor.
"Viva a PAZ na nossa querida Canoas".