MARCHA MUNDIAL PELA PAZ

Acontece neste sábado a marcha mundial pela paz, com expectativa de publico de cinco mil pessoas. A previsão é que participem as 73 escolas da rede municipal, movimentos sociais, como o grito dos excluídos, a Central única das Favelas - Cufa RS, as coordenadorias e secretarias de Canoas.
A Marcha Mundial se inicia as 13:45 com concentração dos participantes no parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo, com uma caminhada em torno da pista de corrida e um abraço simbólico, enquanto os alunos formarão um mosaico simbólico do símbolo do infinito no campo de futebol, soltarão balões logo após o inicio da solenidade, com o canto do hino nacional, discurso de autoridades e apresentação das entidades onde a CUFA apresentará uma aula de judô no parque com mais de 20 crianças, exposição dos trabalhos das oficinas de artesanato , e as fotos dos alunos da oficina de fotografia, além de distribuição de adesivos da campanha do "CRACK NEM PENSAR"
Estarão presentes as Coordenadoras da CUFA SÃO LEOPOLDO E ESTEIO.
A marcha mundial pela paz e não violência é a segunda cidade do Rio Grande do Sul a aderir a iniciativa, além da capital.
A marcha se inicia em 02 de outubro e Nova Zelândia, na data marca o dia internacional da não violência e o nascimento do lider pacifista Mahatma Gandhi. Após passar por seis continentes cerca de 98 países, a marcha termina em 02 de janeiro de 2010 na Cordilheira do Andes, na Argentina.





Viradão Esportivo


Representantes dos governos municipal e estadual, atletas, comunidade e instituições como Rede Globo e Petrobras se uniram à Central Única das Favelas para divulgar o lançamento do projeto Viradão Esportivo 2009. A abertura do evento ocorreu às 10h do dia 9 de julho de 2009, na Vila Olímpica da Mangueira, no Rio de Janeiro, cidade sede do projeto.


O Viradão Esportivo é um projeto nacional que objetiva mobilizar e movimentar todo o território brasileiro numa grande maratona esportiva, com duração de 32 horas ininterruptas de várias modalidades.


Com o apoio de parceiros como Rede Globo, Sportv, Unesco, Ministério do Esporte, Ministério da Justiça, Prefeituras Municipais e Governos Estaduais, a Central Única das Favelas inicia mais uma atividade cuja proposta é propagar e incentivar a prática esportiva por todo o país. Assim, contribuindo e incentivando o exercício da cidadania e das práticas esportivas entre crianças, jovens e adultos.

ENCONTRO ESTADUAL CUFA RS




Em encontro das CUFAS na cidade de Montenegro, estiverão presente :
Porto Alegre
Pelotas
Alvorada
Montenegro
Carazinho
Alvorada
Cachoeira do Sul
Canoas
Esteio
São Leopoldo
Sapucaia
Neste encontro foi apresentados pelos coordenadores as ações em suas cidades, onde trocamos idéias e conhecimentos.
Após as apresentações das bases -Palestra com Dinorá Rodrigues- coordenadora da CUFA-RS
Foi divulgado o VIRADÃO ESPORTIVO que terá 36 horas ineterruptas de esportes, em cada cidade participante.
Foi apresentado o basquete de rua e a importancia da divulgação e ampliação deste esporte, que é um projeto da CUFA.
Foi finalizado com a presença do coordenador da região sul Manoel Soares.

ABERTA INSCRIÇÕES GRATUITAS

Em parceria com o LA SALLE NITEROÍ, inicia nesta segunda feira (28/09) a tarde o curso básico de informática, com um projeto inicial para 08 alunos, ficará estacionada em nossa sede um micro ônibus totalmente equipado com computadores, impressora, fax, internet.
Ao final do curso será entregue o diploma .

CURSO DE INGLÊS E ESPANHOL
Parceria com a ULBRA, que inicia no sábado dia 03/outubro.

OFICINA DE DANÇA E CULTURA AFRO
AOS SÁBADOS A TARDE

OFICINA DE DANÇA HIP HOP

OFICINA DE RAP (MÚSICA)

E VEM MAIS ...FIQUE LIGADO...

Reuniões em canoas

A coordenadora estadual da CUFA RS Dinora Rodrigues, esteve em Canoas, no dia de hoje (23/09) em reunião com as coordenadoria de relações comunitárias e da juventude e visitou a coordenadoria de igualdade racial.
Em reunião com o sec. adjunto Dênis Konrad do esporte e Lazer e o sec.Carlos Lannes foi tratados assuntos como o VIRADÃO ESPORTIVO, onde os convidamos a participar deste evento, sobre o projeto do viaduto da Boqueirão, e possíveis ações desta secretaria junto a CUFA CANOAS.
Na secretária de educação com o sec. Paulo Ritter e o Sr. Aldo, que nos apresentou o PROGRAMA MUNICIPAL ESCOLA COMUNIDADE, + EDUCAÇÃO E ESCOLA ABERTA,informamos nossos projetos em Canoas e a parceria que com certeza vira desta secretaria.






Em reunião com a direção da escola Cônego José Leão Hartmann,no bairro Guajuviras na Contel, que nos procurou devido a apresentação do judô na semana da juventude. Nossa proposta inicial é trazer para a nossa sede 15 crianças para a prática do judô e 30 para aulas de inglês e espanhol . O nosso oficineiro de dança Hip Hop é aluno da Escola, o Sandro e a nossa professora de dança e cultura afro a professora Cris. A CUFA tem parceria com esta escola e vai em busca de soluções e melhorias para esta comunidade, tão carente.
E com a maravilhosa iniciativa do professor de educação física o "Cauê" do turno integral levou até os seus alunos a luta grego Romana, transformando a sua realidade e abrindo novas perspectivas para seus alunos, pois é um esporte Olímpico com regras e disciplina.
E aproveitamos para parabenizar sua nova diretora a Rosane, que esta cheia de boa vontade e quer fazer a diferença, "fazendo do nosso jeito"
Parabéns também a toda a equipe da escola,que apoiam a direção e não tem medo das dificuldades que sabemos que são muitas. E não podia deixar de falar das merendeiras que fazem um almoço delicioso!!!

PALESTRA MANOEL SOARES EM ESTEIO






A escola CAIC recebeu no dia 19/09 sexta-feira a palestra sobre o "CRACK".
Com seu auditório lotado, Manoel falou sobre prevenção,sobre os usuarios e os sintomas.
E ao final colocou os professores para cantar Brasilia amarela dos Mamonas assassinas,a guruzada vibrou ...
A coordenadora de Esteio Lisa, convidou representantes da prefeitura Sra.Adiles, Sra.Eliane e Tiago.




QUARTA FEIRA - 18 DE SETEMBRO

Reunião no auditorio da secretaria de cultura do Grupo de Trabalho, junto a coordanadoria Igualdade Racial e outras entidades envolvidas , foi apresentada pelo diretor da sec.cultura o Tonho a prévia da programação semana da Consciência Negra em Canoas que se inicia em 16 de novembro a 22 de novembro.

CURSO PLANEJAMENTO ESTRATEGICO


A CUFA CANOAS participou nesta segunda feira do curso de Planejamento estratégico misnistrado por Jéferson Webwer dos Santos, coordenador da área de cooperação técnica da FUNDAÇÃO MAURICIO SIROTSKI SOBRINHO - GRUPO RBS.
LOCAL: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.


AACA

A ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Esta em busca de parcerias para a construção de um TELECENTRO DIGITAL.
Informações: aaca_2009@superig.com.br

"Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nos juntos !!!

SEMINÁRIO ULBRA CANOAS

"MULTIRÃO PELA VIDA NA LUTA CONTRA O CRACK"







PALESTRANTES

LETICIA CHEUCCHE - PSICOLOGA DA CRUZ VERMELHA
" A CRUZ VERMELHA AGINDO CONTRA AS DROGAS".


ROBERTO LEITE PIMENTEL - DELEGADO DENARC-RS
"OS ASPECTOS LEGAIS E AS AÇÕES PREVENTIVAS AO USO DO CRACK"


MANOEL SOARES - CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS - CUFA-RS
"A SOCIEDADE E O USUARIO DO CRACK"

ARNO VORPAGEL SCHEUNEMANN - ASSIST.SOCIAL,MESTRE E DR.EM TEOLOGIA,PROF.GRADUADO E PÓS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ULBRA CANOAS .
"O PROCESSO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL DIANTE DESTA QUESTÃO SOCIAL."

TURMA DO SERVIÇO SOCIAL DA ULBRA CANOAS

PRODUÇÃO CUFA CANOAS






A CUFA CANOAS iniciou a produção manual de camisetas, bolsas e toalhas...